João Porfírio Oliveira é o novo presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), de acordo com uma nota da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).
Presidente do conselho de administração do hospital de Braga entre 2019 e 2023, João Porfírio Oliveira lidera na ULSAM uma equipa que conta com Paula Cristina Amorim Felgueiras, como diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares, e José Manuel Silva da Cunha, que assume a direção clínica para a área dos cuidados de saúde primários.
O novo conselho de administração da ULSAM integra ainda como enfermeira diretora Rosinda Marinho Pereira Costa e como vogal executiva com o pelouro financeiro Susana Maria Lopes Cardoso.
Na nota publica no seu sítio oficial da Internet, a DE-SNS explica que “os atuais membros do conselho de administração cessaram o respetivo mandato a 31 de dezembro de 2021” e destaca “a idoneidade, experiência e competências profissionais” dos novos administradores, validados pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).
João Porfírio Oliveira tem graduação em Administração e Gestão da Saúde, concluída em 2013, na Universidade Lusíada no Porto, e é licenciado em Matemáticas Aplicadas.
João Porfírio Oliveira substituiu Franklim Ramos, cujo mandato terminou em 2019 mas foi prorrogado até 31 de dezembro de 2021, devido à pandemia de covid-19.
Franklim Ramos, de 68 anos, começou em 2008 por desempenhar as funções de diretor clínico do hospital de Santa Luzia, sendo que entre 2011 e 2013 acumulou a direção clínica hospitalar com a presidência do conselho de administração daquela estrutura.
Em 2014, assumiu o cargo de presidente da ULSAM, em exclusivo.
Em outubro, o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho anunciou o nome de Victor Herdeiro, nomeado em março de 2021 presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), como o novo presidente do conselho de administração da ULSAM, mas a nomeação para o cargo acabou por não se concretizar.
A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.
Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.
Em todas aquelas estruturas trabalham mais de 2.500 profissionais, dos quais cerca de 500 médicos e mais de 800 enfermeiros.
O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.
Três iniciativas nacionais – incluindo duas desenvolvidas na região Centro e uma no Norte – foram distinguidas com os Prémios ODSlocal, que reconhecem projetos exemplares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.
O Dia Jubilar da Música 2025, que reúne bandas filarmónicas do distrito e da diocese de Viana do Castelo, sofreu uma alteração de última hora devido às previsões de chuva para domingo, 23 de novembro.
Vila Nova de Cerveira vai receber este sábado, dia 22 de novembro, às 11 horas, a estreia do espetáculo infantil “Faz-me um Resumo”, uma criação de Joana Magalhães encomendada pelas Comédias do Minho. A sessão decorre na Biblioteca Municipal e é de entrada livre, antecedendo apresentações para escolas do concelho entre 24 e 27 de novembro.
Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima volta amanhã a transformar-se num pequeno centro de inovação. Entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se mais uma sessão do Laboratório de Robótica e Programação, iniciativa promovida pelo Município com o objetivo de aproximar os mais jovens das competências tecnológicas.