João Porfírio Oliveira é o novo presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), de acordo com uma nota da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).
Presidente do conselho de administração do hospital de Braga entre 2019 e 2023, João Porfírio Oliveira lidera na ULSAM uma equipa que conta com Paula Cristina Amorim Felgueiras, como diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares, e José Manuel Silva da Cunha, que assume a direção clínica para a área dos cuidados de saúde primários.
O novo conselho de administração da ULSAM integra ainda como enfermeira diretora Rosinda Marinho Pereira Costa e como vogal executiva com o pelouro financeiro Susana Maria Lopes Cardoso.
Na nota publica no seu sítio oficial da Internet, a DE-SNS explica que “os atuais membros do conselho de administração cessaram o respetivo mandato a 31 de dezembro de 2021” e destaca “a idoneidade, experiência e competências profissionais” dos novos administradores, validados pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).
João Porfírio Oliveira tem graduação em Administração e Gestão da Saúde, concluída em 2013, na Universidade Lusíada no Porto, e é licenciado em Matemáticas Aplicadas.
João Porfírio Oliveira substituiu Franklim Ramos, cujo mandato terminou em 2019 mas foi prorrogado até 31 de dezembro de 2021, devido à pandemia de covid-19.
Franklim Ramos, de 68 anos, começou em 2008 por desempenhar as funções de diretor clínico do hospital de Santa Luzia, sendo que entre 2011 e 2013 acumulou a direção clínica hospitalar com a presidência do conselho de administração daquela estrutura.
Em 2014, assumiu o cargo de presidente da ULSAM, em exclusivo.
Em outubro, o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho anunciou o nome de Victor Herdeiro, nomeado em março de 2021 presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), como o novo presidente do conselho de administração da ULSAM, mas a nomeação para o cargo acabou por não se concretizar.
A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.
Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.
Em todas aquelas estruturas trabalham mais de 2.500 profissionais, dos quais cerca de 500 médicos e mais de 800 enfermeiros.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.
Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.
A Juventude Viana desloca-se este sábado a Espinho, às 21h30, para enfrentar a Associação Académica de Espinho na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.
Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.