Logo
Cultura

Primeira princesa de filme de desenhos animados 100% português é a Ana da lenda de Viana do Castelo

12 Junho, 2023 | 13:43
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A princesa Ana, da lenda de Viana do Castelo, é a personagem principal do Filme de desenhos animados em 3D, que está a ser produzido em Portugal e que deve chegar às salas de cinema no Natal de 2024. A Longa metragem “Viana a Lenda dos Corações de Ouro” promete levar a Capital do Alto Minho aos quatro cantos do mundo.

No site do filme consultado hoje pela Viana TV,  “Viana a Lenda dos Corações de Ouro”, é uma animação de 100 minutos retratada em Viana do Castelo medieval, que narra a história de amor impossível de Ana e Thomas, imortalizada em uma jóia de rara beleza. ​

É a maior co-produção de animação 3D alguma vez feita em Portugal que recupera o poder intemporal das grandes histórias de amor. “É uma história que merecia muito ser contada.(…) É a primeira e maior coprodução 3D de animação alguma vez feita em Portugal”, disse hoje à agência Lusa Rui Miranda, da produtora Watermelon, a partir dos EUA, onde reside.

Com um orçamento de 10 milhões de euros, o romance musical “Viana a Lenda dos Corações de Ouro” vai chegar às salas de cinema através da NOS Lusomundo Audiovisuais, que opera no mercado de distribuição.

A adaptação da lenda de Viana ao filme de animação, por Rodrigo Carvalho, começou há cinco anos e a produção em janeiro de 2022, financiada pelo Fundo de Apoio do Turismo e Cinema e pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

A princesa Ana é a personagem principal e vai ser interpretada pela atriz Daniela Melchior e no elenco fazem ainda parte, entre outros, os atores Keith David, Yvette Nicole Brown, Aasif Mandvi, Pêpê Rapazote e Dan Fogler, mas a equipa que está a produzir “Viana a Lenda dos Corações de Ouro” envolve “mais de uma centena de pessoas”.  A “produção e pós-produção é 100% portuguesa”, mas “parte do projeto é feito por um estúdio parceiro, em Espanha”.

Natural de Lisboa, Rui Miranda conheceu a história da antiga lenda sobre a origem do nome de Viana do Castelo através da mulher, natural da capital do Alto Minho. “Gostamos de histórias que transmitam uma mensagem muito positiva e inspiradora. Esta lenda tem a força do poder do amor, a força da generosidade e parece um tributo às mulheres, à força e generosidade das mulheres de Viana do Castelo”, disse Rui Miranda.

Com versão em português e inglês, o filme conta a história de amor de Ana e Thomas. O “pai da princesa, o Duque d’Aragon, proíbe a união, exigindo que os pretendentes da filha produzissem uma joia como prova de nobreza”. “Com a ajuda dos seus fiéis companheiros, a generosidade das mulheres da vila e o talento de um misterioso joalheiro, Ana e Thomas enfrentarão tudo e todos por amor, incluindo o maléfico Duque d’Aragon”, lê-se na sinopse do filme.

Do desafio lançado pelo pai da princesa nasce uma “joia de beleza requintada”, o coração de filigrana de Viana do Castelo, símbolo da chieira da cidade e uma peça em ouro que não pode faltar no traje regional. A esta lenda é atribuída a origem do nome da cidade. Cada vez que Thomas via Ana à janela do castelo onde vivia, declarava: “Vi a Ana do Castelo”.

O filme, com uma mistura de aventura, comédia e romance passa-se na época medieval e reproduz alguns edifícios emblemáticos da cidade como o chafariz ou os antigos Paços do Concelho, na Praça da República.

O “sonho” de Rui Miranda é fazer a estreia mundial em Viana do Castelo, “com direito a passadeira vermelha”, esperando mobilizar o apoio da Câmara Municipal e do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

Equipas do Politécnico de Viana do Castelo conquistam o pódio em Projetos de Inovação Pedagógica

O Politécnico de Viana do Castelo venceu o primeiro e o terceiro lugares pelos projetos inovadores e empreendedores, desenvolvidos por estudantes da Escola Superior Agrária e da Escola Superior de Ciências Empresariais, no âmbito do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, que junta o IPVC e o IPB.

Regional 14 Junho, 2024

CIM Alto Minho promove sessão de esclarecimento sobre apoios na área da inovação social

Decorreu em Viana do Castelo, uma sessão de esclarecimento dedicada ao Aviso NORTE2030-2024-8 "Parcerias para a Inovação Social", aberto no âmbito do Norte 2030 – Programa Operacional Regional do Norte 2021-2027, para apoiar projetos inovadores com impactos sociais positivos.

Regional 14 Junho, 2024

Projeto para demolir habitações em risco na costa de Esposende concluído até dezembro

O projeto de execução para demolição das construções em risco em Cedovém, em Esposende, cuja conclusão esteve prevista para final de 2023, vai avançar, após aval do novo Governo, prevendo-se a sua conclusão até dezembro, foi hoje revelado.

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.