O Município de Viana do Castelo marcará presença, de 6 a 10 de setembro, na EXPOCIDADES – Mostra de Turismo das Cidades do Eixo Atlântico, que acontece no Parque Urbano da cidade de Ermesinde, no concelho de Valongo.
Esta presença acontece na sequência das ações de promoção e valorização turística do território que têm sido desenvolvidas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, sendo que este certame se apresenta como uma relevante ferramenta de promoção do turismo de proximidade das cidades do Norte de Portugal e da Galiza junto de potenciais clientes, servindo ainda esta participação para fortalecer a relação direta entre os diferentes municípios presentes, produtores e agentes turísticos.
Ao longo dos dias, Viana do Castelo promoverá algumas ações de animação, designadamente através da promoção de momentos de degustação de produtos gastronómicos e provas de vinho de produtores locais.
A Expocidades realiza-se em paralelo com a Expoval, evento do município de Valongo que atrai um grande número de visitantes em todas as suas edições. Este ano, como novidade, a mostra de turismo realiza-se também em paralelo com a Feira de Produtos Tradicionais do Eixo Atlântico, um evento que se organiza há uma década, em diferentes cidades e que conta com a participação de produtores tradicionais e de excelência da Galiza e do Norte de Portugal, e onde Viana do Castelo também estará representada com uma das pastelarias – Dona Farinha Cake Design, que produz Torta de Viana certificada.
A mostra de turismo das cidades e entidades do Eixo Atlântico é um evento que, desde 2013, promove o turismo de proximidade dos territórios do Eixo Atlântico, aproximando a Galiza e o Norte de Portugal.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu esta terça-feira uma revisão urgente da atual fórmula de cálculo do Financiamento das Autarquias Locais, que considerou “opaca” e desajustada às realidades dos municípios.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação das obras de requalificação dos centros de saúde de Darque, Barroselas e Lanheses, num investimento total que ultrapassa os 2,1 milhões de euros (acrescido de IVA), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Nos dias 28 e 29 de janeiro, Viana do Castelo e Figueira da Foz acolhem duas sessões públicas dedicadas à análise dos impactos da energia eólica offshore na economia regional, no âmbito do projeto INOVSEA OFFSHORE, promovido pela AEDVC-CCI e pela ACIFF.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de um concurso público no valor de 1,2 milhões de euros para a requalificação de 230 metros da Estrada de Santa Luzia, entre o hospital e o entroncamento de acesso ao santuário homónimo.
O novo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tomou posse esta terça-feira, num ato que reforça o papel da escola na investigação e desenvolvimento académico.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, um aumento de cerca de 7% face a 2025. Cerca de 50% da despesa destina-se aos transportes, incluindo obrigações de serviço público, passes gratuitos para jovens e redução tarifária.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de concurso público para a aquisição de duas viaturas de recolha de resíduos, incluindo um equipamento 100% elétrico para biorresíduos.