O Município de Viana do Castelo marcará presença, de 6 a 10 de setembro, na EXPOCIDADES – Mostra de Turismo das Cidades do Eixo Atlântico, que acontece no Parque Urbano da cidade de Ermesinde, no concelho de Valongo.
Esta presença acontece na sequência das ações de promoção e valorização turística do território que têm sido desenvolvidas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, sendo que este certame se apresenta como uma relevante ferramenta de promoção do turismo de proximidade das cidades do Norte de Portugal e da Galiza junto de potenciais clientes, servindo ainda esta participação para fortalecer a relação direta entre os diferentes municípios presentes, produtores e agentes turísticos.
Ao longo dos dias, Viana do Castelo promoverá algumas ações de animação, designadamente através da promoção de momentos de degustação de produtos gastronómicos e provas de vinho de produtores locais.
A Expocidades realiza-se em paralelo com a Expoval, evento do município de Valongo que atrai um grande número de visitantes em todas as suas edições. Este ano, como novidade, a mostra de turismo realiza-se também em paralelo com a Feira de Produtos Tradicionais do Eixo Atlântico, um evento que se organiza há uma década, em diferentes cidades e que conta com a participação de produtores tradicionais e de excelência da Galiza e do Norte de Portugal, e onde Viana do Castelo também estará representada com uma das pastelarias – Dona Farinha Cake Design, que produz Torta de Viana certificada.
A mostra de turismo das cidades e entidades do Eixo Atlântico é um evento que, desde 2013, promove o turismo de proximidade dos territórios do Eixo Atlântico, aproximando a Galiza e o Norte de Portugal.

O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.
A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.