A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.
O passe reduzido para deficientes e seniores (10 euros) e gratuito para jovens e antigos combatentes pretende incentivar o uso do transporte público. Bilhetes ocasionais custam entre 1 euro (pré-comprado) e 1,5 euros (a bordo), enquanto passes diários custam 5 euros por um dia ou 12 euros por três dias.
O TUViana, que entrou em operação em setembro, conta atualmente com 15 autocarros e 27 agentes de transporte, distribuídos em dois turnos diários, sete dias por semana. A rede passou de 142 para 411 quilómetros na rede urbana e a variante escolar de 98 para 129 quilómetros, totalizando 422 quilómetros de circulação.
O município investiu 7,15 milhões de euros na aquisição de 17 autocarros elétricos, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Segundo a Câmara, o custo anual do serviço ultrapassa um milhão de euros, incluindo pessoal, eletricidade, manutenção e seguros.
O regulamento entra em vigor no primeiro dia útil após a sua publicação, marcando uma nova fase do transporte público em Viana do Castelo, com mais linhas, tarifas simplificadas e maior incentivo ao uso sustentável.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.
O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.