Ao longo de seis dias, entre 23 e 28 de abril, o Jardim Municipal de Valença foi palco da Feira do Livro. Conversas com escritores, apresentação de livros, horas do conto, espetáculos para miúdos e graúdos preencheram a programação.
A feira abriu com o espetáculo infantil “Dona Rosa e os 25 Cravos” que encantou a pequenada e encerrou com a apresentação do livro “Rio Minho”, uma obra sobre o rio que marca a identidade valenciana, escrito pelos utentes do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal.
Pelo meio destacaram-se, ainda, o reconhecimento aos jovens alunos que tiveram mérito no Concurso Municipal de Leitura e os espetáculos de Alma Nostra / Luar do Minho, 6tàs9 e Maestro Victorino D’Almeida e Pedro Emanuel Pereira.

Os cravos de abril, a exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, enriqueceram o espaço, numa tenda montada no Jardim Municipal onde o coreto recuperou o brilho e uso de outros tempos.
A edição de 2024 teve por temática especial a liberdade e integrou-se nas as comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Valença com o apoio da Rota do Livro.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.