Uma centena de músicos, de quatro grupos valencianos e tudenses, vão protagonizar um concerto, no Teatro Municipal de Tui, no próximo sábado, 10 de fevereiro, pelas 20h00, para celebrar os 12 anos da Eurocidade Tui-Valença.
Concretamente, participarão neste evento uma centena de músicos pertencentes ao Conservatório Profissional de Música de Tui, à Academia de Música da Fortaleza de Valença, à Associação Musical de São Pedro da Torre e à Banda de Música Popular de Tui. Na sua atuação farão um percurso musical pelas canções mais conhecidas da Galiza e de Portugal.
Especificamente, o repertório a ser interpretado será Balada Galega, de Juan Montes; Reflexões de Paisagem e Balada de Outono, de Bernardo Lima; Alborada Galega, de Pascual Vega; Grândola, Vila Morena, de Zeca Afonso; Uma Casa Portuguesa, com arranjos de Amilcar Morais; Quatro temas galegos, de Manuel Mª Veiga; Canções tradicionais de Luís Cardoso; Que Viva Tui, de José A. Vega Paradis; e Havemos de ir a Viana, com arranjos de Álvaro de Sousa.
Desta forma, o intercâmbio musical que se realiza todos os dias na Eurocidade com músicos valencianos que estudam em Tui e músicos Tudenses que estudam em Valença, ou que fazem parte de um grupo do outro lado do Rio Minho, irá refletir-se em palco.
Assim, a música continua a construir pontes entre Valença e Tui. A entrada para o concerto é gratuita mas limitada à lotação do Teatro.
Cada espetador pode adquirir, no máximo, duas entradas por pessoa. A bilheteira abre uma hora antes do início do espetáculo.

Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.