A partir desta terça-feira, Portugal Continental vai começar registar temperaturas máximas e mínimas típicas de um mês de novembro. Segundo a meteorologista Maria João Frada, o mesmo acontece devido a uma massa de ar polar.
Depois de semanas com temperaturas muito acima da média, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que as temperaturas vão descer significativamente, a partir desta terça- feira na ordem dos 3 a 6 graus ou até 7 graus em alguns locais do continente. “Apesar da descida, as temperaturas estão dentro da média para esta altura do ano. O que têm estado é muito acima da média até 19 de novembro. Para hoje estão previstas máximas a rondar os 13 a 15 graus e mínimas entre 1 e 5 graus no interior, 0 graus nos locais mais abrigados e no restante território entre 6 a 12 graus ”, referiu.
De acordo com Maria João Frada, esta descida da temperatura está associada a um fluxo de norte que transporta uma massa de ar polar na circulação do anticiclone relativamente intenso que está a oeste/sudoeste das Ilhas Britânicas. “Essa massa além de ser mais fria e responsável pela descida das temperaturas traz também vento associado. Apesar de as temperaturas estarem dentro da média para a época, o vento vai dar sensação de frio”, contou.
Segundo a meteorologista do IPMA, na quarta-feira está prevista uma nova descida de 2 a 3 graus das temperaturas, diminuição do vento e noites frias. “Para os próximos dias, o frio vai manter-se e não está prevista precipitação pelo menos até ao fim de semana”, disse.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.