O FC Porto venceu hoje a Taça de Portugal de basquetebol masculino ao derrotar o Benfica na final (81-78), disputada no Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo.
O FC Porto foi muito superior ao Benfica nos primeiros dez minutos e isso ficou patente no resultado final desse período (27-11), uma vantagem que os ‘dragões’ alcançaram devido ao seu poderio concretizador, aspeto em que se destacou o base Anthony Barber, com 12 pontos marcados.
Barber, aliás, foi o autor dos primeiros nove pontos do FC Porto, tendo sido bem acompanhado depois por Cleveland Melvin e Aaron Harrison
O Benfica esteve irreconhecível a nível ofensivo, tendo concluído esse período inicial com apenas 11 pontos marcados, um triplo convertido e uma percentagem igualmente baixa de êxito nos lançamentos de dois pontos.
Os campeões nacionais falharam ainda na luta das tabelas, com apenas seis ressaltos conseguidos contra onze do FC Porto, que neste capítulo específico foi muito forte na parte defensiva.
O desempenho ‘encarnado’ melhorou no segundo período, mas tal só deu para atenuar os danos que vinham de trás porque o FC Porto, mais dinâmico e intenso nas suas ações, continuou seguro a defender e certeiro no seu processo ofensivo, sempre com Barber em plano elevado.
O intervalo chegou com o FC Porto a vencer por 49-36, mas tudo iria mudar na segunda metade porque os bicampeões nacionais surgiram transfigurados e, aos poucos, foram encurtando a distância pontual para o rival e houve momentos em que até lideraram o marcador.
O Benfica apontou 25 pontos no terceiro período, melhorou também o seu rendimento defensivo e Thomas Drechsel, que já havia sido a sua unidade mais inspirada antes do intervalo, continuou a pontuar.
À partida para o quarto e último período de dez minutos deste jogo, o Benfica já só estava a um ponto do FC Porto e isso deixava tudo em aberto quanto ao resultado final.
Broussard e Drechsel e, na luta junto às tabelas, Terrell Carter comandaram então a forte reação benfiquista perante um FC Porto que já não tinha o fulgor exibido na primeira parte.
Romdhabe empatou o jogo (54-54) e um triplo de José Silva pôs o Benfica pela primeira vez à frente do marcador (57-54), o que durou pouco porque o FC Porto respondeu através de Anthony Barber e com os dois únicos pontos de Miguel Queiroz neste jogo.
O quarto período foi intensamente disputado, mas o FC Porto liderou quase sempre o marcador e para tal contou com a capacidade atacante de Charlon Kloof, que foi a sua unidade mais influente na segunda parte.
As duas equipas lutaram por cada bola, a emoção dentro e fora do campo cresceu à medida que o jogo caminhou para o fim e o resultado continuou indefinido, com o FC Porto quase sempre à frente
Toney Douglas pôs o Benfica a ganhar a cerca de meio minuto do fim (78-77), mas equipa lisboeta cometeu depois uma falta sobre Kloof, tendo este os dois lances livres de que dispôs (78-79).
Toney Douglas voltou a ser protagonista logo a seguir, mas agora porque se atrapalhou com a bola, cometeu falta e viu Kloof concretizar mais dois lances livres e fazer o resultado que deu a vitória aos ‘dragões’ após um jogo intenso e emocionante.
O Benfica ainda conseguiu arranjar tempo para Toney Douglas lançar ao cesto, mas o base americano falhou o alvo e o FC Porto festejou a conquista da sua 15.ª Taça de Portugal.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.
Valença associa-se, mais uma vez, à iniciativa solidária da Rede de Farmácias ABEM – a Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude – com a campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, que decorre até 26 de dezembro em cerca de 600 farmácias por todo o país.