O FC Porto venceu hoje a Taça de Portugal de basquetebol masculino ao derrotar o Benfica na final (81-78), disputada no Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo.
O FC Porto foi muito superior ao Benfica nos primeiros dez minutos e isso ficou patente no resultado final desse período (27-11), uma vantagem que os ‘dragões’ alcançaram devido ao seu poderio concretizador, aspeto em que se destacou o base Anthony Barber, com 12 pontos marcados.
Barber, aliás, foi o autor dos primeiros nove pontos do FC Porto, tendo sido bem acompanhado depois por Cleveland Melvin e Aaron Harrison
O Benfica esteve irreconhecível a nível ofensivo, tendo concluído esse período inicial com apenas 11 pontos marcados, um triplo convertido e uma percentagem igualmente baixa de êxito nos lançamentos de dois pontos.
Os campeões nacionais falharam ainda na luta das tabelas, com apenas seis ressaltos conseguidos contra onze do FC Porto, que neste capítulo específico foi muito forte na parte defensiva.
O desempenho ‘encarnado’ melhorou no segundo período, mas tal só deu para atenuar os danos que vinham de trás porque o FC Porto, mais dinâmico e intenso nas suas ações, continuou seguro a defender e certeiro no seu processo ofensivo, sempre com Barber em plano elevado.
O intervalo chegou com o FC Porto a vencer por 49-36, mas tudo iria mudar na segunda metade porque os bicampeões nacionais surgiram transfigurados e, aos poucos, foram encurtando a distância pontual para o rival e houve momentos em que até lideraram o marcador.
O Benfica apontou 25 pontos no terceiro período, melhorou também o seu rendimento defensivo e Thomas Drechsel, que já havia sido a sua unidade mais inspirada antes do intervalo, continuou a pontuar.
À partida para o quarto e último período de dez minutos deste jogo, o Benfica já só estava a um ponto do FC Porto e isso deixava tudo em aberto quanto ao resultado final.
Broussard e Drechsel e, na luta junto às tabelas, Terrell Carter comandaram então a forte reação benfiquista perante um FC Porto que já não tinha o fulgor exibido na primeira parte.
Romdhabe empatou o jogo (54-54) e um triplo de José Silva pôs o Benfica pela primeira vez à frente do marcador (57-54), o que durou pouco porque o FC Porto respondeu através de Anthony Barber e com os dois únicos pontos de Miguel Queiroz neste jogo.
O quarto período foi intensamente disputado, mas o FC Porto liderou quase sempre o marcador e para tal contou com a capacidade atacante de Charlon Kloof, que foi a sua unidade mais influente na segunda parte.
As duas equipas lutaram por cada bola, a emoção dentro e fora do campo cresceu à medida que o jogo caminhou para o fim e o resultado continuou indefinido, com o FC Porto quase sempre à frente
Toney Douglas pôs o Benfica a ganhar a cerca de meio minuto do fim (78-77), mas equipa lisboeta cometeu depois uma falta sobre Kloof, tendo este os dois lances livres de que dispôs (78-79).
Toney Douglas voltou a ser protagonista logo a seguir, mas agora porque se atrapalhou com a bola, cometeu falta e viu Kloof concretizar mais dois lances livres e fazer o resultado que deu a vitória aos ‘dragões’ após um jogo intenso e emocionante.
O Benfica ainda conseguiu arranjar tempo para Toney Douglas lançar ao cesto, mas o base americano falhou o alvo e o FC Porto festejou a conquista da sua 15.ª Taça de Portugal.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.