O FC Porto venceu hoje a Taça de Portugal de basquetebol masculino ao derrotar o Benfica na final (81-78), disputada no Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo.
O FC Porto foi muito superior ao Benfica nos primeiros dez minutos e isso ficou patente no resultado final desse período (27-11), uma vantagem que os ‘dragões’ alcançaram devido ao seu poderio concretizador, aspeto em que se destacou o base Anthony Barber, com 12 pontos marcados.
Barber, aliás, foi o autor dos primeiros nove pontos do FC Porto, tendo sido bem acompanhado depois por Cleveland Melvin e Aaron Harrison
O Benfica esteve irreconhecível a nível ofensivo, tendo concluído esse período inicial com apenas 11 pontos marcados, um triplo convertido e uma percentagem igualmente baixa de êxito nos lançamentos de dois pontos.
Os campeões nacionais falharam ainda na luta das tabelas, com apenas seis ressaltos conseguidos contra onze do FC Porto, que neste capítulo específico foi muito forte na parte defensiva.
O desempenho ‘encarnado’ melhorou no segundo período, mas tal só deu para atenuar os danos que vinham de trás porque o FC Porto, mais dinâmico e intenso nas suas ações, continuou seguro a defender e certeiro no seu processo ofensivo, sempre com Barber em plano elevado.
O intervalo chegou com o FC Porto a vencer por 49-36, mas tudo iria mudar na segunda metade porque os bicampeões nacionais surgiram transfigurados e, aos poucos, foram encurtando a distância pontual para o rival e houve momentos em que até lideraram o marcador.
O Benfica apontou 25 pontos no terceiro período, melhorou também o seu rendimento defensivo e Thomas Drechsel, que já havia sido a sua unidade mais inspirada antes do intervalo, continuou a pontuar.
À partida para o quarto e último período de dez minutos deste jogo, o Benfica já só estava a um ponto do FC Porto e isso deixava tudo em aberto quanto ao resultado final.
Broussard e Drechsel e, na luta junto às tabelas, Terrell Carter comandaram então a forte reação benfiquista perante um FC Porto que já não tinha o fulgor exibido na primeira parte.
Romdhabe empatou o jogo (54-54) e um triplo de José Silva pôs o Benfica pela primeira vez à frente do marcador (57-54), o que durou pouco porque o FC Porto respondeu através de Anthony Barber e com os dois únicos pontos de Miguel Queiroz neste jogo.
O quarto período foi intensamente disputado, mas o FC Porto liderou quase sempre o marcador e para tal contou com a capacidade atacante de Charlon Kloof, que foi a sua unidade mais influente na segunda parte.
As duas equipas lutaram por cada bola, a emoção dentro e fora do campo cresceu à medida que o jogo caminhou para o fim e o resultado continuou indefinido, com o FC Porto quase sempre à frente
Toney Douglas pôs o Benfica a ganhar a cerca de meio minuto do fim (78-77), mas equipa lisboeta cometeu depois uma falta sobre Kloof, tendo este os dois lances livres de que dispôs (78-79).
Toney Douglas voltou a ser protagonista logo a seguir, mas agora porque se atrapalhou com a bola, cometeu falta e viu Kloof concretizar mais dois lances livres e fazer o resultado que deu a vitória aos ‘dragões’ após um jogo intenso e emocionante.
O Benfica ainda conseguiu arranjar tempo para Toney Douglas lançar ao cesto, mas o base americano falhou o alvo e o FC Porto festejou a conquista da sua 15.ª Taça de Portugal.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.