A eLiga Portugal Finals vai-se disputar no Valadares Teatro Municipal de Caminha, com os “Final Eight” a encontrarem-se no dia 3 (quartos de final) e 4 (meias-finais e final) de junho.
Segundo a autarquia de Caminha, serão oito as equipas presentes na fase decisiva da competição: “FC Paços Ferreira DJE, Rio Ave FC, Estoril Praia 22 eSports e eFC Porto Soccersoul, provenientes do Grupo A, e SC Braga EGN, FC Arouca by Quest, CD Santa Clara e Benfica Teleperfomance, diretamente do Grupo B”.
Tiago Madureira, diretor executivo da Liga Portugal, não tem dúvidas de que “Caminha é o local ideal para a fase decisiva da prova”. “Os eSports são uma das grandes apostas desta direção. É tão importante perceber o desenvolvimento dos desportos virtuais no mundo, como acompanhar e fazer evoluir esse fenómeno em Portugal. O eLiga Portugal é um belo exemplo disso mesmo, sendo já uma competição consagrada e de extrema importância no panorama do Futebol Virtual”, afirmou.
“O facto de a fase decisiva disputar-se em Caminha é também uma forma de levar o Futebol até Viana do Castelo, aproximando e cativando, não só os jovens, mas todos os locais dos seus clubes, dinamizando uma região que, apesar de não ter representantes nas competições profissionais, tem uma Associação que tem trabalhado em conjunto com a Liga Portugal”, completou Tiago Madureira.
A vereadora da Câmara Municipal de Caminha com o pelouro do desporto, Liliana Ribeiro, salientou que os desportos eletrónicos têm vindo a crescer e a popularizar-se, em particular o futebol virtual com a ELiga Portugal. “O facto do concelho de Caminha receber as meias finais e a final desta competição é demonstrativo da excelência do nosso território, que se tem envolvido, cada vez mais, em iniciativas contemporâneas”, exprimiu.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.