À entrada para a última semana antes da noite de Natal, a cidade de Barcelos recebeu uma multidão para assistir ao desfile de Pais Natais Motard, uma iniciativa organizada pela Associação Clube Moto Galos e que integra a programação desta quadra natalícia, promovida pelo Município barcelense.
O desfile, que contou com centenas de pais natais, percorreu várias ruas da cidade, mas a maior concentração de pessoas deu-se no centro citadino, onde também estavam em funcionamento o Mercado de Natal, no Largo Dr. José Novais, e a Aldeia Natal, no Campo 5 de Outubro, enquanto no Jardim dos Assentos estavam expostos os trabalhos do concurso Natal Ecológico, executados por alunos de diversos estabelecimentos de ensino.
Entretanto, a programação “Magia de Natal” prossegue esta semana, sendo de destacar as seguintes iniciativas: na próxima quarta-feira, durante a tarde, Hora do Conto e oficina de Expressão dramática, com Sónia Sousa, na Biblioteca Municipal de Barcelos; na quinta-feira, durante todo o dia, pode desfrutar da Charrete de Natal, Workshops de Presépios, na Torre Medieval, Animação de Rua “A Magia do Natal” e Música de Natal com João Dias Trio (11 horas) e Ensemble da Banda Musical de Oliveira (15 horas). À noite, “Ceia de Natal do Peregrino”, no Albergue Cidade de Barcelos, atividade sujeita a inscrições.
Na sexta-feira, os espaços culturais de Barcelos estarão abertos até às 22.30h e haverá Concerto de Natal, pela Orquestra Barcina – Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 21.30h.
Finalmente, no sábado, a proposta de animação passa pelo concerto do Orfeão do Coro de Câmara de Barcelos, nas ruas do Centro Histórico.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.