As Comédias do Minho apresentam no próximo sábado, dia 8, às 11 horas, na Casa da Cultura, a última sessão de "O Duelo e Outras Histórias", um espetáculo concebido para crianças do Ensino Básico e famílias, que aborda temas universais como conflitos, guerras e, sobretudo, a busca pela paz.
Na véspera, a criação será exibida no mesmo local, exclusivamente aos alunos do 1º Ciclo do município.
Adaptado dos livros “O Duelo”, de Inês Viegas Oliveira, e “A Manta” e “Daqui Ninguém Passa”, de Isabel Minhós Martins, o espetáculo, protagonizado por Joana Mont’Alverne, esteve em digressão pelos municípios de Valença, Vila Nova de Cerveira, Monção e Paredes de Coura, onde se apresentou gratuitamente à comunidade escolar e respetivas famílias.
“O Duelo e Outras Histórias” narra o confronto entre dois homens que, após muito tempo a discutir, já não se lembram da razão inicial do conflito. Cansados de procurar uma solução, decidem resolver a disputa com um duelo. Como é habitual nesses confrontos, os dois homens contam cem passos, afastam-se, cada passo mais distante do ponto de origem, até que um dos homens, no meio da contagem, começa a questionar-se: Onde estou a ir?
A partir desta narrativa simples e envolvente, o espetáculo propõe uma reflexão sobre como os conflitos podem ser intermináveis e como a paz é o caminho para a resolução. A peça promete tocar os corações dos mais pequenos e também dos adultos, através da sua combinação de teatro, dança e música, transmitindo uma mensagem profunda e atual.
O projeto é uma encomenda das Comédias do Minho, que apostaram no talento e na sensibilidade artística de Joana Providência para a criação de uma obra única. Juntaram-se a esta produção o Teatro do Bolhão e o Braga25, resultando numa coprodução de elevada qualidade e impacto.
De entrada livre, “O Duelo e Outras Histórias” oferece uma oportunidade imperdível para famílias e escolas assistirem a um espetáculo educativo e inspirador.
Ficha Artística
Direção Artística: Joana Providência
Interpretação: Joana Mont’ Alverne
Figurinos: Lola Sousa
Cenografia e Adereços: Filipe Mendes
Criação de Imagem Impressa: Catarina Barros
Pintura de Figurinos: Lia Silva
Realização de Figurinos: Mafalda Costa
Som: Fábio Ferreira
Desenho de Luz: Liliana Macedo
Caixa de Luz: Sofia Ribeiro
Voz-off: Anabela Sousa, António Júlio, Bernardo Gavina, João Cravo Cardoso, Joana Mont’ Alverne, Leonor Reis, Maria João Vicente, Rita Reis, Vicente Gil
Apoio à Voz: Maria do Céu Ribeiro
Direção de Produção: Glória Cheio
Encomenda: Comédias do Minho
Coprodução: Comédias do Minho, Teatro do Bolhão e Braga25
Data e local de apresentação:
Melgaço: 8 FEV | Casa da Cultura | 11h00
Duração: 45 minutos
Classificação Etária: M/6
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.