As Comédias do Minho apresentam no próximo sábado, dia 8, às 11 horas, na Casa da Cultura, a última sessão de "O Duelo e Outras Histórias", um espetáculo concebido para crianças do Ensino Básico e famílias, que aborda temas universais como conflitos, guerras e, sobretudo, a busca pela paz.
Na véspera, a criação será exibida no mesmo local, exclusivamente aos alunos do 1º Ciclo do município.
Adaptado dos livros “O Duelo”, de Inês Viegas Oliveira, e “A Manta” e “Daqui Ninguém Passa”, de Isabel Minhós Martins, o espetáculo, protagonizado por Joana Mont’Alverne, esteve em digressão pelos municípios de Valença, Vila Nova de Cerveira, Monção e Paredes de Coura, onde se apresentou gratuitamente à comunidade escolar e respetivas famílias.
“O Duelo e Outras Histórias” narra o confronto entre dois homens que, após muito tempo a discutir, já não se lembram da razão inicial do conflito. Cansados de procurar uma solução, decidem resolver a disputa com um duelo. Como é habitual nesses confrontos, os dois homens contam cem passos, afastam-se, cada passo mais distante do ponto de origem, até que um dos homens, no meio da contagem, começa a questionar-se: Onde estou a ir?
A partir desta narrativa simples e envolvente, o espetáculo propõe uma reflexão sobre como os conflitos podem ser intermináveis e como a paz é o caminho para a resolução. A peça promete tocar os corações dos mais pequenos e também dos adultos, através da sua combinação de teatro, dança e música, transmitindo uma mensagem profunda e atual.
O projeto é uma encomenda das Comédias do Minho, que apostaram no talento e na sensibilidade artística de Joana Providência para a criação de uma obra única. Juntaram-se a esta produção o Teatro do Bolhão e o Braga25, resultando numa coprodução de elevada qualidade e impacto.
De entrada livre, “O Duelo e Outras Histórias” oferece uma oportunidade imperdível para famílias e escolas assistirem a um espetáculo educativo e inspirador.
Ficha Artística
Direção Artística: Joana Providência
Interpretação: Joana Mont’ Alverne
Figurinos: Lola Sousa
Cenografia e Adereços: Filipe Mendes
Criação de Imagem Impressa: Catarina Barros
Pintura de Figurinos: Lia Silva
Realização de Figurinos: Mafalda Costa
Som: Fábio Ferreira
Desenho de Luz: Liliana Macedo
Caixa de Luz: Sofia Ribeiro
Voz-off: Anabela Sousa, António Júlio, Bernardo Gavina, João Cravo Cardoso, Joana Mont’ Alverne, Leonor Reis, Maria João Vicente, Rita Reis, Vicente Gil
Apoio à Voz: Maria do Céu Ribeiro
Direção de Produção: Glória Cheio
Encomenda: Comédias do Minho
Coprodução: Comédias do Minho, Teatro do Bolhão e Braga25
Data e local de apresentação:
Melgaço: 8 FEV | Casa da Cultura | 11h00
Duração: 45 minutos
Classificação Etária: M/6
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.