As Comédias do Minho apresentam no próximo sábado, dia 8, às 11 horas, na Casa da Cultura, a última sessão de "O Duelo e Outras Histórias", um espetáculo concebido para crianças do Ensino Básico e famílias, que aborda temas universais como conflitos, guerras e, sobretudo, a busca pela paz.
Na véspera, a criação será exibida no mesmo local, exclusivamente aos alunos do 1º Ciclo do município.
Adaptado dos livros “O Duelo”, de Inês Viegas Oliveira, e “A Manta” e “Daqui Ninguém Passa”, de Isabel Minhós Martins, o espetáculo, protagonizado por Joana Mont’Alverne, esteve em digressão pelos municípios de Valença, Vila Nova de Cerveira, Monção e Paredes de Coura, onde se apresentou gratuitamente à comunidade escolar e respetivas famílias.
“O Duelo e Outras Histórias” narra o confronto entre dois homens que, após muito tempo a discutir, já não se lembram da razão inicial do conflito. Cansados de procurar uma solução, decidem resolver a disputa com um duelo. Como é habitual nesses confrontos, os dois homens contam cem passos, afastam-se, cada passo mais distante do ponto de origem, até que um dos homens, no meio da contagem, começa a questionar-se: Onde estou a ir?
A partir desta narrativa simples e envolvente, o espetáculo propõe uma reflexão sobre como os conflitos podem ser intermináveis e como a paz é o caminho para a resolução. A peça promete tocar os corações dos mais pequenos e também dos adultos, através da sua combinação de teatro, dança e música, transmitindo uma mensagem profunda e atual.
O projeto é uma encomenda das Comédias do Minho, que apostaram no talento e na sensibilidade artística de Joana Providência para a criação de uma obra única. Juntaram-se a esta produção o Teatro do Bolhão e o Braga25, resultando numa coprodução de elevada qualidade e impacto.
De entrada livre, “O Duelo e Outras Histórias” oferece uma oportunidade imperdível para famílias e escolas assistirem a um espetáculo educativo e inspirador.
Ficha Artística
Direção Artística: Joana Providência
Interpretação: Joana Mont’ Alverne
Figurinos: Lola Sousa
Cenografia e Adereços: Filipe Mendes
Criação de Imagem Impressa: Catarina Barros
Pintura de Figurinos: Lia Silva
Realização de Figurinos: Mafalda Costa
Som: Fábio Ferreira
Desenho de Luz: Liliana Macedo
Caixa de Luz: Sofia Ribeiro
Voz-off: Anabela Sousa, António Júlio, Bernardo Gavina, João Cravo Cardoso, Joana Mont’ Alverne, Leonor Reis, Maria João Vicente, Rita Reis, Vicente Gil
Apoio à Voz: Maria do Céu Ribeiro
Direção de Produção: Glória Cheio
Encomenda: Comédias do Minho
Coprodução: Comédias do Minho, Teatro do Bolhão e Braga25
Data e local de apresentação:
Melgaço: 8 FEV | Casa da Cultura | 11h00
Duração: 45 minutos
Classificação Etária: M/6
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.