Mais de meia centena de coletividades valencianas vão contar com 370 mil euros para o desenvolvimento das suas atividades, ao longo deste ano. Este valor deve-se ao reforço de cerca de 16% da Câmara Municipal de Valença do apoio financeiro anual ao abrigo do Programa de Apoio ao Movimento Associativo do concelho.
O Programa de Apoio ao Movimento Associativo de Valença contempla quarenta e quatro associações culturais, recreativas e desportivas, nove associações de carácter social e instituições particulares de segurança social, uma associação de estudantes e uma associação de pais.
José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, diz que “com este reforço de verbas a autarquia pretende estimular as coletividades para o desenvolvimento das suas atividades fundamentais”.
Com o programa de apoio ao movimento associativo de Valença pretende-se “contribuir para que as associações continuem a desempenhar um papel relevante na construção da nossa sociedade”, explicou ainda a autarquia.
O apoio foi aprovado na reunião de Câmara que decorreu na passada quinta-feira, 16 de março, nos Paços do Concelho de Valença.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.