Mais de meia centena de coletividades valencianas vão contar com 370 mil euros para o desenvolvimento das suas atividades, ao longo deste ano. Este valor deve-se ao reforço de cerca de 16% da Câmara Municipal de Valença do apoio financeiro anual ao abrigo do Programa de Apoio ao Movimento Associativo do concelho.
O Programa de Apoio ao Movimento Associativo de Valença contempla quarenta e quatro associações culturais, recreativas e desportivas, nove associações de carácter social e instituições particulares de segurança social, uma associação de estudantes e uma associação de pais.
José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, diz que “com este reforço de verbas a autarquia pretende estimular as coletividades para o desenvolvimento das suas atividades fundamentais”.
Com o programa de apoio ao movimento associativo de Valença pretende-se “contribuir para que as associações continuem a desempenhar um papel relevante na construção da nossa sociedade”, explicou ainda a autarquia.
O apoio foi aprovado na reunião de Câmara que decorreu na passada quinta-feira, 16 de março, nos Paços do Concelho de Valença.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.
O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.