Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.
As obras incluem a reposição de diversas infraestruturas e pisos e o investimento é superior aos 140 mil euros.
A intervenção teve início em fevereiro, com um prazo de obra previsto de cerca de três meses. Esta é mais uma intervenção que a Câmara Municipal de Caminha está a levar a efeito, com vista à resolução dos problemas causados pelas intempéries que se abateram sobre o concelho, causando prejuízos globais de mais de 13 milhões de euros.
A obra foi adjudicada por 141.873,39 euros (valor financiado da empreitada com IVA (60%): 85.124,03 euros), tendo sido visitada há dias pelo presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, para se inteirar da sua evolução.
Segundo uma nota da autarquia, “a intervenção na Rua da Retorta contemplou a instalação de um novo coletor, em substituição do existente que possui reduzida seção (200mm), desde o início deste arruamento até à linha de água existente a cerca de 70m a jusante e que atravessa uma parcela particular, mas cuja linha de água se encontra cadastrada como tal, possuindo inclusivamente um aqueduto em pedra para escoamento das respetivas águas pluviais”.
“Está em execução a reposição da fundação do arruamento nas zonas afetadas e repavimentação em condições idênticas à do restante arruamento afetado, designadamente calçada de cubos de granito, tal como, sucede também num pequeno troço da Rua do Bulhente que foi arrastado pelas águas pluviais, e que já foi reperfilado e resposto”, continua.

Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.