As temperaturas vão descer a partir de hoje e até sexta-feira na ordem dos 10 a 12 graus Celsius, após terem estado muito acima da média, esperando-se também o regresso da chuva e vento, segundo o IPMA.
“Estamos com a aproximação de uma superfície frontal fria que nos vai trazer novamente precipitação e intensificação do vento já para o final do dia de hoje. Assim temos para o fim do dia chuva fraca no Minho e Douro litoral e a passagem da frente na quinta-feira de norte para sul com períodos de chuva em todo o território, passando a regime de aguaceiros”, disse à Lusa Cristina Simões.
De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na quinta-feira os aguaceiros serão já de neve a começar nos pontos mais altos da Serra da Estrela e depois a cota desce gradualmente até aos 800 a 1.000 metros de altitude.
O IPMA emitiu aviso de queda de neve entre as 21:00 de quinta-feira e as 19:00 de sexta-feira nos distritos de Bragança, Viseu, Castelo Branco, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo e Braga.
“O vento será especialmente forte no litoral e nas terras altas com rajadas até 60 quilómetros por hora no litoral e 80 a 85 nas terras altas na quinta e sexta-feira. Quero chamar também a atenção para a agitação marítima, que será forte a partir de quinta-feira, tendo o IPMA já emitido avisos amarelo e laranja”, disse.
Segundo Cristina Simões, as temperaturas vão descer gradualmente a partir de hoje e até sexta-feira.
“Temos descidas na ordem dos 04 a 06 graus hoje, de 02/03 na quinta-feira e na sexta há nova descida. No total deverão descer quase 10 graus. As temperaturas têm estado muito acima da média para a época do ano. Ainda estamos em fevereiro. Mas vão descer para níveis mais habituais”, indicou.
A meteorologista do IPMA adiantou ainda que pelo menos até ao fim de semana vai manter-se a chuva no norte e centro e as temperaturas também vão continuar baixas.
“Nos próximos dias e porque as temperaturas descem e temos intensificação do vento, as pessoas vão sentir um maior desconforto térmico”, concluiu.
Ponte de Lima será este fim de semana, dias 18 e 19 de outubro, o palco do Campeonato Regional Norte de Dressage, uma das provas mais importantes do calendário equestre nacional, organizada na Expolima. A Vianaequestre – Associação Hípica de Viana do Castelo marcará presença de forma destacada, com quatro cavaleiros apurados para disputar os títulos regionais.
Viana do Castelo prepara-se para receber este sábado, 18 de outubro, um animado feirão na Praça da República, com a presença da Ronda Típica de Carreço. O evento decorre entre as 10h00 e as 13h00, convidando a comunidade a desfrutar de petiscos típicos e momentos de folclore.
No ano em que comemora os 900 anos, Ponte de Lima leva a música às freguesias com o projeto “Ponte de Lima – A Vila dos Encantos”. Anais, São Martinho da Gandra, Sandiães, Correlhã e Labruja vão receber concertos que homenageiam o património e a identidade local.
Foi publicada em Diário da República, no dia 13 de outubro, a aprovação da alteração ao Plano de Pormenor do Parque da Cidade de Viana do Castelo.
Cerdal volta a vestir-se de festa este fim de semana com a Desfolhada Tradicional, marcada para os dias 18 e 19 de outubro. O evento, que celebra o ciclo agrícola e as tradições minhotas, promete música, gastronomia e animação para toda a família.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, recebe este sábado, dia 18 de outubro, às 21h30, o espetáculo “Rebovina Divas Live”, do grupo galego “De Vacas”. Os bilhetes têm o custo de 5,00 € e já estão disponíveis nas bilheteiras físicas e online.
Vila Nova de Cerveira recebe este fim de semana o espetáculo “Ouve-me de perto como se te tocasse”, apresentado pelo grupo Comédias do Minho. A criação propõe encontros de proximidade entre ator e público, inspirados nas cabines de prisões americanas, proporcionando uma experiência única de diálogo individual.