Logo
Cultura

Ponte de Lima quer refletir sobre o 25 de abril através da fotografia e da literatura

12 Março, 2024 | 18:05
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

O Município de Ponte de Lima vai promover no dia 27 de abril a palestra "Celebrar abril 50 anos depois- da fotografia à literatura". A conversa decorrerá no auditório dos Paços do Concelho, das 9h30 às 12h30 e contará com a presença de Luísa Magalhães e Cândido Oliveira Martins, docentes na Universidade Católica Portuguesa nas áreas da comunicação e cultura.

A inciativa pretende celebrar os 50 anos do 25 de abril. “Impõe-se, assim, a celebração condigna de um acontecimento marcante do Portugal contemporâneo, enquanto estado de direito democrático”, explicou a autarquia em nota.

“Neste espírito, é muito oportuno refletir sobre o modo como a revolução de 1974 foi transmitida através da fotografia e do jornalismo, dando-nos a conhecer a esperada revolução; e, ao mesmo tempo, refletir também sobre a literatura que se publicou logo após-abril, celebrando a profunda mudança política, social e cultural de um país sem censura e em liberdade”, completou.

A ação é dirigida a todos os interessados na temática, reunindo, de acordo com o Município, condições para ser acreditada como ação de formação de curta duração para docentes.

A entrada é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória aqui.

Cândido Oliveira Martins é professor associado da Universidade Católica Portuguesa (Braga), na área dos Estudos Literários e da Cultura. É ainda investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH).

Luísa Magalhães é doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, onde foi docente na área científica das Ciências da Comunicação, entre 1993 e 2006. Exerce atualmente funções docentes na Universidade Católica Portuguesa, onde chegou em 2007, lecionando na licenciatura em Ciências da Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Maio, 2024

Gíria de pedreiros de Melgaço que emigravam desapareceu e impediu classificação

O ‘verbo’, como é conhecido o linguajar falado pelos pedreiros da aldeia de Castro Laboreiro, em Melgaço, que emigravam para a Galiza ou para França, desapareceu com a morte dos mais velhos e impossibilitou a classificação como património imaterial.

Nacional 3 Maio, 2024

Cerca de 30 mil alunos sem todos os professores atribuídos

Cerca de 30 mil alunos continuam sem todos os professores atribuídos, segundo uma estimativa da Fenprof, que hoje alertou para um agravamento da situação tendo em conta a previsão de reforma de cinco mil doentes ainda este ano.

Regional 3 Maio, 2024

Este domingo há “Nadar em Família” em Viana do Castelo

O "Nadar em Família" está de regresso, este domingo, 5 de maio, à Piscina Municipal do Atlântico – Joaquim Baptista Alves, em Viana do Castelo. A atividade é gratuita, mas tem lotação limitada. 

Regional 3 Maio, 2024

PCP de Viana do Castelo diz que fim de portagens na A28 peca por tardio

O PCP de Viana do Castelo considerou hoje que “peca por tardia” a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

Regional 3 Maio, 2024

Melgaço avança em junho com pedido de classificação do ‘castrejo’

O pedido de inscrição como Património Cultural Imaterial (PCI) do ‘castrejo’, língua utilizada pelos habitantes de Castro Laboreiro, em Melgaço, distrito de Viana do Castelo, vai ser formalizado em junho por iniciativa da câmara local.

Regional 3 Maio, 2024

Empresários do Alto Minho congratulam-se com fim de portagens na A28

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se hoje com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

Nacional 3 Maio, 2024

Pescadores voltam a capturar sardinhas a partir desta quinta-feira

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.