Logo
Regional

PCP de Viana do Castelo diz que fim de portagens na A28 peca por tardio

3 Maio, 2024 | 16:16
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O PCP de Viana do Castelo considerou hoje que “peca por tardia” a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

“A proposta do PS, que o PCP votou favoravelmente, peca por tardia e expõe a hipocrisia de quem, há apenas seis meses, e com todos os meios para a concretizar, recusava a proposta do PCP”, refere a Direção da Organização Regional de Viana do Castelo (DORVIC) do PCP em comunicado.

Na nota, o PCP acrescenta que “a recusa do PSD e CDS-PP, ao contrário do que defendem nos órgãos municipais, evidencia os compromissos com os interesses privados das concessionárias”.

“Um compromisso partilhado pelo Chega, a quem faltou coragem para apresentar um projeto-lei para o fim das portagens, ao contrário do que tem vindo a prometer falsamente”, adianta.

A DORVIC do PCP de Viana do Castelo destaca ainda que, após mais de 13 anos de cobrança de portagens naquela autoestrada, “é possível concluir” que durante aquele período, resultante “da opção que PS, PSD e CDS-PP impuseram à região e ao país, só a concessionária ganhou”.

“Só será possível pôr termo a esta injustiça que há mais de 13 anos prejudica o tecido económico e social da região porque as populações, com o PCP ao seu lado, nunca a aceitaram e sucessivamente reivindicaram o seu fim através de múltiplas ações e manifestações”, sustentam os comunistas.

“O Estado, as populações e a economia regional perderam e continuam a perder. Só as Parcerias Público Privadas (PPP) rodoviárias absorvem mais de mil milhões de euros ao Estado todos os anos – dinheiro que faz falta ao Serviço Nacional da Saúde (SNS), habitação ou na escola pública. Tal como o PCP propôs, pôr fim a esta sangria de recursos públicos e revogar as concessões sem compensações é um passo que falta dar”.

Para os comunistas, “as famílias, os trabalhadores, os pequenos e médios empresários do Alto Minho sabem que é com o PCP que contam, desde o primeiro momento, na justa luta contra as portagens na A28, e será com o PCP que contarão para garantir a sua concretização, face à hesitação e oportunismo de outros”.

A proposta do PS, aprovada na quinta-feira, pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 – Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

A proposta foi aprovada com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

A proposta aprovada, na quinta-feira, na generalidade – que de acordo com os socialistas tem um impacto orçamental de 157 milhões de euros – entrará em vigor em 01 de janeiro de 2025, segundo o projeto de lei do PS.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Janeiro, 2025

Câmara de Viana do Castelo cria 13.ª Área de Reabilitação Urbana

A Câmara de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a constituição da décima terceira Área de Reabilitação Urbana (ARU), designada Alvarães Sul, na freguesia de Alvarães.

Regional 22 Janeiro, 2025

Eurocidade recebe espetáculo “Fado Alexandrino” pelo Teatro Nacional de São João

A Eurocidade Valença.Tui acolhe, no próximo dia 31 de janeiro, o espetáculo "Fado Alexandrino" pelo Teatro Nacional de São João. Esta magnífica representação decorrerá no Teatro Municipal de Tui, às 20h00 (PT).

Desporto 22 Janeiro, 2025

Benfica perde com Barcelona no último lance do jogo

Um golo de Raphinha no último lance do encontro ditou a derrota do Benfica por 5-4 na receção ao Barcelona, em jogo da sétima jornada da fase de Liga da Liga dos Campeões de futebol.

Regional 21 Janeiro, 2025

Refood de Viana do Castelo celebra hoje 8º Aniversário

A Refood de Viana do Castelo comemora hoje, 21 de janeiro, 8 anos de existência. No próximo dia 01 de fevereiro, pelas 20h00, no Centro Paroquial de Vila Fria realiza-se um jantar solidário para assinalar o oitavo aniversário do núcleo local da Refood. A animação musical ficará a cargo do DJ vianense Mayno.

Regional 21 Janeiro, 2025

Câmara de Viana do Castelo cede imóvel para construção de creche em Mazarefes

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a proposta de Contrato de Comodato de bem imóvel para construção de creche pelo Centro Social e Paroquial de Mazarefes. 

Regional 21 Janeiro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo entrega Cartas de Curso e apresenta Portal Alumni no próximo sábado

O Politécnico de Viana do Castelo realiza, no próximo sábado, a cerimónia de entrega das Cartas de Curso, assinalando a conclusão de um ciclo académico para mais de um milhar de estudantes.

Regional 21 Janeiro, 2025

Viana do Castelo lança concurso para criação de arte urbana que valorize azulejaria e bordado

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, as normas do concurso de criação artística “Coração de Viana”, inserido na programação cultural da VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.