Assinalar o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade é muito importante para nos consciencializar sobre uma doença crónica, que tem consequências graves e atinge todas as faixas etárias.
O seu tratamento evoluiu muito nos últimos anos, e a cirurgia bariátrica mudou o curso da doença. Permite não só uma redução ponderal significativa e sustentada, mas também a remissão das comorbilidades associadas com a obesidade. Apesar do seu êxito, não podemos esquecer que a cirurgia não tem a mesma eficácia em todos os doentes, que não é isenta de complicações e só está indicada em alguns doentes. Mas foi através dos seus efeitos clínicos, que os mecanismos da regulação do peso foram melhor compreendidos. O conhecimento do papel das incretinas, e do eixo cérebro-intestino, permitiu o desenvolvimento de novos medicamentos e uma nova esperança no tratamento desta doença.
A elevada prevalência da obesidade, em Portugal e no mundo, exige que os tratamentos se complementem para uma eficácia a longo prazo e deve orientar a sociedade e os profissionais de saúde para a sua prevenção.
A obesidade tem para além, de um impacto clínico com perda de anos de vida saudáveis, um impacto económico significativo.
O Plano Nacional de Saúde 2020-2030, tem entre as suas prioridades para 2030, a redução do excesso de peso em todas as idades, e aumentar a prática do exercício físico.
Para atingir estas metas, a Direção Geral da Saúde no dia 4 de março deste ano, Dia Mundial da Obesidade, lançou o Roteiro de Ação para Acelerar a Prevenção e Controlo da Obesidade em Portugal 2025-2027, que revela o desafio que esta doença representa.
Quando a obesidade começa na infância, o risco de persistir na idade adulta é elevado e por isso a sua prevenção torna-se vital.
Assinalar o Dia Nacional de Luta contra a Obesidade, é dar ao doente obeso o acesso a um conjunto de cuidados que incluem, plano nutricional, programa de exercício físico, apoio psicológico, tratamento farmacológico ou tratamento cirúrgico, acompanhando o seu percurso desde os cuidados de saúde primários até ao hospital.
Isabel Fonseca – Coordenadora do Núcleo de Estudo de Obesidade da SPMI
Foi publicada em Diário da República, no dia 13 de outubro, a aprovação da alteração ao Plano de Pormenor do Parque da Cidade de Viana do Castelo.
Cerdal volta a vestir-se de festa este fim de semana com a Desfolhada Tradicional, marcada para os dias 18 e 19 de outubro. O evento, que celebra o ciclo agrícola e as tradições minhotas, promete música, gastronomia e animação para toda a família.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, recebe este sábado, dia 18 de outubro, às 21h30, o espetáculo “Rebovina Divas Live”, do grupo galego “De Vacas”. Os bilhetes têm o custo de 5,00 € e já estão disponíveis nas bilheteiras físicas e online.
Vila Nova de Cerveira recebe este fim de semana o espetáculo “Ouve-me de perto como se te tocasse”, apresentado pelo grupo Comédias do Minho. A criação propõe encontros de proximidade entre ator e público, inspirados nas cabines de prisões americanas, proporcionando uma experiência única de diálogo individual.
A Biblioteca Municipal de Valença vai acolher, este sábado, 18 de outubro, às 10h30, mais uma sessão do ciclo “Histórias em Família”, com a divertida narrativa “Entra na Caixa Lobo Mau”.
O jornalista vianense, Carlos Enes, é o autor do livro “Dar & Receber – 50 anos no plural”, obra que assinala o meio século de história da plural+udifar, uma das principais cooperativas farmacêuticas portuguesas. O lançamento teve lugar durante o Atlantic Health Wellness Summit, reunindo profissionais do setor e convidados ligados ao cooperativismo e à saúde.
Monção prepara-se para receber, no terceiro fim de semana de outubro, os amantes da gastronomia com uma celebração única do Cordeiro à Moda de Monção, popularmente conhecido como “Foda à Monção”, recentemente distinguido como uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal.