O jornalista vianense, Carlos Enes, é o autor do livro “Dar & Receber – 50 anos no plural”, obra que assinala o meio século de história da plural+udifar, uma das principais cooperativas farmacêuticas portuguesas. O lançamento teve lugar durante o Atlantic Health Wellness Summit, reunindo profissionais do setor e convidados ligados ao cooperativismo e à saúde.
Com prefácio de Maria de Belém Roseira e posfácio de Ana Paula Martins, o livro percorre as cinco décadas de existência da plural+udifar e acompanha, em paralelo, as grandes transformações da sociedade portuguesa desde o período anterior ao 25 de Abril até à atualidade.
Carlos Enes descreve o projeto como uma experiência única e marcante: “Um dia, mais ou menos daqui a 50 anos, quando escrever as minhas memórias, exclusivamente para mim próprio, vou recordar-me deste livro. Foi uma caixinha de surpresas de autoconhecimento, nos campos profissional, pessoal e espiritual. Sem rodeios, escrevi uma grande reportagem histórica, em círculos: uma cooperativa de distribuição farmacêutica fundada num vão de escada; o pré e o pós 25 de Abril; os resgates financeiros à economia portuguesa; a sida, as listas de espera e as outras crises do SNS; a aventura da rede de farmácias; o cooperativismo, em Portugal e no Mundo.”
A obra, editada pela plural+udifar, destaca o papel do cooperativismo farmacêutico na construção de um setor mais humano, sustentável e inovador, preservando a memória de quem, ao longo de cinco décadas, ajudou a consolidar uma das maiores redes de distribuição farmacêutica do país.

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.