A Serra de Santa Luzia foi palco, no passado sábado, do Passeio a Cavalo de Santa Luzia, iniciativa que reuniu 56 cavaleiros e 105 participantes, num evento que celebrou as tradições equestres do Alto Minho e a importância do garrano, raça autóctone protegida e símbolo do património natural e cultural da região.
Promovida pela Associação de Criadores de Garranos e Barrosã de Santa Luzia (ACGBSL), com o apoio do Município de Viana do Castelo e da Junta de Freguesia de Outeiro, a jornada equestre uniu cultura, paisagem e comunidade, afirmando-se como um gesto de identidade e pertença.
O percurso teve início no centro da freguesia de Outeiro e atravessou pontos emblemáticos da serra, incluindo a Fonte Louça, até à Capela de São Mamede, em Areosa, onde os participantes foram recebidos com um almoço tradicional, marcado pelo convívio e pela partilha.
Mais do que um encontro de lazer, o passeio destacou a ligação ancestral entre o homem, o cavalo e a montanha. “O Passeio Equestre de Santa Luzia é muito mais do que um evento recreativo. É uma forma de manter viva a relação ancestral entre o garrano, as gentes e a serra, reforçando o orgulho nas nossas tradições e o compromisso com a preservação do património natural e cultural deste território”, sublinhou a direção da ACGBSL.
A edição contou ainda com uma forte participação dos alunos da Viana Equestre – Associação Hípica de Viana do Castelo, reforçando a importância de sensibilizar as novas gerações para a proteção e valorização da raça garrana, peça-chave do ecossistema serrano.
Integrado numa estratégia mais ampla de promoção do turismo equestre e de natureza, o Passeio Equestre de Santa Luzia reafirma a serra como um território de excelência ambiental e cultural, onde o garrano continua a ser símbolo de liberdade, resiliência e identidade minhota.
O artista arcuense César de Barros Amorim, mais conhecido por MUTES, foi convidado a representar Portugal no VIVID Art Fest Sault Ste. Marie 2025, no Canadá, onde está a pintar um mural no beco da Rua Brock, junto à Praça do Centro da cidade.
O Rally de Viana do Castelo 2025 arranca esta sexta-feira, 10 de outubro, com a realização de uma prova-espetáculo noturna na marginal da cidade, junto à Alameda 5 de Outubro.
Os Trovante regressam aos palcos em março de 2026 com o espetáculo “Viver Tudo Numa Noite”, e a procura de bilhetes obrigou à abertura de novas datas em Lisboa e no Porto.
Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade das pessoas e na vontade do povo. Estes princípios não são só palavras bonitas: mostram como a sociedade deve funcionar e guiam decisões políticas e a ação de todos os cidadãos.
Monção dedicou a última semana de setembro à promoção do envelhecimento ativo, saudável e participativo. Entre 29 de setembro e 3 de outubro, os seniores do concelho participaram em atividades lúdicas e educativas no âmbito do projeto “Monção Ativo”, alinhado com as metas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Serra de Santa Luzia foi palco, no passado sábado, do Passeio a Cavalo de Santa Luzia, iniciativa que reuniu 56 cavaleiros e 105 participantes, num evento que celebrou as tradições equestres do Alto Minho e a importância do garrano, raça autóctone protegida e símbolo do património natural e cultural da região.
O atual presidente da Câmara de Viana do Castelo e candidato do PS à reeleição, Luís Nobre, prometeu que, caso vença as autárquicas de 12 de outubro, vai alargar o serviço municipal de transportes a mais de 70 mil habitantes.