O Rally de Viana do Castelo 2025 arranca esta sexta-feira, 10 de outubro, com a realização de uma prova-espetáculo noturna na marginal da cidade, junto à Alameda 5 de Outubro.
O evento, organizado pelo Motor Clube de Guimarães, integra o Campeonato Norte de Ralis (CNR) e o Campeonato Norte de Ralis 2RM (CNR 2RM), contando com 58 pilotos inscritos.
Ao longo dos dois dias de competição, os concorrentes enfrentam um percurso total de 279 quilómetros, dos quais 80,8 quilómetros correspondem a especiais cronometradas, divididas em oito provas de classificação.
Programa do Rally:
Sexta-feira, 10 de outubro
19h55 — Partida no Centro Cultural de Viana do Castelo
20h20 — “City Stage” na marginal (Alameda 5 de Outubro)
21h15 — Chegada ao Parque Fechado (Centro Cultural)
Sábado, 11 de outubro
09h00 — Repartida do parque de partida (Centro Cultural)
09h58 — PEC 1 (Outeiro 1)
10h46 — PEC 2 (Geraz 1)
12h29 — PEC 3 (Outeiro 2)
13h17 — PEC 4 (Geraz 2)
14h07 — Reagrupamento no Centro Cultural
15h25 — PEC 5 (São Salvador da Torre / Amonde 1)
15h53 — PEC 6 (Montaria 1)
17h21 — PEC 7 (São Salvador da Torre / Amonde 2)
17h49 — PEC 8 (Montaria 2)
18h34 — Chegada ao parque de chegada (Centro Cultural)
Regresso após cancelamento em 2024
Depois de a edição de 2024 ter sido cancelada pela Câmara Municipal, a prova regressa agora com uma imagem reforçada e com o objetivo de atrair mais público e pilotos à região. A autarquia alerta, contudo, para as alterações de trânsito durante os dois dias de competição, apelando à compreensão de residentes e visitantes.
O Rally de Viana do Castelo 2025 promete animar a cidade e as freguesias do concelho, trazendo consigo não só emoção desportiva, mas também impacto económico e turístico para a região.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.