Logo
Nacional

Luís Nobre: “Faremos tudo para que o cinema continue a existir em Viana do Castelo”

3 Fevereiro, 2026 | 17:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.

Em resposta a uma interpelação do vereador do PSD, André Lousinha, o autarca socialista revelou que existem duas entidades interessadas em dar continuidade às salas encerradas, embora não tenha divulgado os nomes.

“Nós faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que o cinema continue a existir na cidade e no distrito de Viana do Castelo”, afirmou Luís Nobre, acrescentando que se disponibilizou para integrar a comissão criada pelo Governo para avaliar a situação do setor cinematográfico no país.

O presidente da Câmara adiantou que a autarquia se pronunciará desfavoravelmente sobre a desafetação da sala de cinema localizada no Estação Viana Shopping. “Até ao momento, o Ministério da Cultura ainda não iniciou o processo, mas a Câmara emitirá um parecer desfavorável. A construção do ‘shopping’ no centro histórico contemplou a vertente cultural, e a integração do cinema foi um ponto determinante”, sublinhou.

Luís Nobre destacou ainda que a câmara está disponível para apoiar a continuidade da atividade cinematográfica na cidade, considerando-a “fundamental para Viana do Castelo e para a região”. “Isto é um posicionamento e não uma reivindicação. Espero que rapidamente se encontre uma solução. Interessa ao país manter esta atividade”, afirmou.

O vereador do PSD, Paulo de Morais, reforçou a importância do cinema para a identidade cultural de Viana do Castelo. “O cinema está no ADN da cidade. Existem sessões cineclubistas, o filme ‘O Cônsul de Bordéus’ foi filmado cá, e já temos um festival dedicado à sétima arte. Pode contar com o nosso total apoio para garantir a continuidade do cinema na cidade”, declarou.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Luís Nobre: “Faremos tudo para que o cinema continue a existir em Viana do Castelo”

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.

Cultura 3 Fevereiro, 2026

Tui e Valença celebram 14 anos de Eurocidade com concerto gratuito

O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança passe único de 20 euros e amplia rede de transportes urbanos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana do Castelo aprova tolerâncias de ponto para 2026

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Monção coloca em consulta pública regulamento de apoio aos bombeiros voluntários no pagamento do IMI

O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Executivo de Viana do Castelo aprova parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Concurso “Coca de Edição” desafia criatividade em torno do mítico dragão de Monção

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.