Os atletas, treinadores, dirigentes e clubes que se distinguiram na época 2022/2023 foram homenageados pelo Município de Monção, através da entrega de um voto de louvor, em cerimónia pública que decorreu, no passado sábado, no Cine Teatro João Verde.
Numa noite de glória, exaltação e orgulho no desporto monçanense, João Oliveira lembrou a aposta forte do Município de Monção no setor desportivo, cujo resultado, foi visível nesta cerimónia, fruto do trabalho, dedicação e competência de todos, refletindo-se nas vitórias e conquistas do concelho de Monção.
O responsável da pasta do desporto acrescentou uma excelente notícia para o desporto monçanense, Steeve Gameiro tornou-se campeão do mundo no WPC World Powerlifting Championships 2023, em Manchester. Deitado sobre um banco, levantou uma barra com 315 quilogramas de peso. João Oliveira pediu uma salva de palmas e o público respondeu de forma aparatosa.

Para encerrar a cerimónia, subiu ao palco António Barbosa. Levava consigo um enorme orgulho e um coração cheio. Recordou o desenvolvimento do concelho em vários setores e a capacidade que o território demonstra na captação de investimentos e na fixação de pessoas.
Num discurso emotivo, referiu-se às “pequenas conquistas do dia a dia”, ao “trabalho persistente de muita gente” e à “forma carinhosa com que recebemos e tratamos quem chega a Monção” como “componentes fundamentais e indissociáveis do sucesso da nossa terra”.
“Somos um território com uma identidade muito forte e um cariz muito próprio que não se explica, sente-se. Vamos continuar a crescer, dando exemplos positivos. Contamos com todos e todas para fazermos de Monção uma terra que, todos os dias, deixa a sua marca no pais e no mundo” sublinhou.
A cerimónia completou-se com momentos musicais, demonstrações de dança e visualização do filme “Monção Deixa Marca”. A cultura lado a lado com o desporto numa noite memorável para Monção.
Homenageados
𝗔𝗗𝗥 𝗘𝘀𝘁𝗿𝗲𝗹𝗮 𝗱𝗲 𝗠𝗼𝗻𝗰̧𝗮̃𝗼
– Campeão da Liga do INATEL Braga/Viana do Castelo
𝗖𝘆𝗰𝗹𝗶𝗻𝗴 𝗧𝗲𝗮𝗺 𝗕𝗼𝗺𝗯𝗼𝘀 𝗦.𝗦𝗲𝗯𝗮𝘀𝘁𝗶𝗮̃𝗼/𝗟𝘂𝘀𝗼𝗣𝗿𝗶𝗻𝘁/𝗠𝗼𝗻𝗰̧𝗮̃𝗼𝗕𝗶𝗸𝗲
– Filipe Sousa – Campeão Regional do Minho em XCO Master 40
𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮 𝗱𝗲 𝗗𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗔𝗹𝗹 𝗦𝘁𝘆𝗹𝗲𝘀 𝗗𝗮𝗻𝗰𝗲 𝗣𝗿𝗼𝗷𝗲𝗰𝘁
– Campeonato Europeu de Dança, em Tarragona, Espanha – Conquista de medalha de prata na categoria “Commercial Dance”.
𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮 𝗱𝗲 𝗗𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗦𝗶𝘀𝗺𝗮𝘁𝗲𝗿𝘇 𝗗𝗮𝗻𝗰𝗲 𝗦𝘁𝘂𝗱𝗶𝗼
– Campeonato Europeu de Dança, em Tarragona, Espanha – Conquista de duas medalhas de ouro e duas medalhas de prata nas categorias “Dança Contemporânea”, “HipHop”, “Jazz Open” e “Urban Show”.
𝗠𝗼𝗻𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗕𝗮𝘀𝗸𝗲𝘁 𝗖𝗹𝘂𝗯𝗲
– Campeão Distrital Sub-16
𝗦𝘂𝗯𝘇𝗼𝗻𝗲 – 𝗔𝗰𝗮𝗱𝗲𝗺𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗧𝗶𝗿𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗔𝗿𝗰𝗼
– Nuno Carneiro – Campeão Nacional de Sala, Divisão Recurvo, Escalão Sénior
– Mateus Cunha – Campeão Nacional de Sala e Campeão Nacional de Campo, Divisão Campound, Escalão Juvenil
– Juan Ochoa, Manuel Pereira e Lucas Amorim – Equipa Campeã Nacional de Sala e Equipa Campeã Nacional de Campo, Divisão Recurvo, Escalão Robins.
– Lucas Guedes – Campeão Nacional de Campo, Divisão Recurvo, Escalão Cadete
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.