Logo
Regional

GNR sinalizou mais de 42.800 idosos a viverem sozinhos ou isolados

23 Novembro, 2024 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A GNR sinalizou entre 1 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, no âmbito da Operação Censos 2024.

Os distritos de Vila Real (5.153), Guarda (5.606), Faro (3.496), Bragança (3.367) e Viseu (3.325) foram os distritos nos quais mais idosos foram sinalizados, refere a GNR em comunicado.

No total, foram sinalizados 42.873 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, por causa da sua condição física, psicológica, ou outra que pode colocar em causa a sua segurança, explica a GNR.

Os militares realizaram ações visando a sensibilização à população mais idosa que vive sozinha e/ou isolada, alertando-a para a necessidade de adotar comportamentos de segurança, reduzindo o risco de se tornar vítima de crimes, sobretudo violência, burla e furto, indica a Guarda Nacional Republicana (GNR) adianta em comunicado.

Durante a operação, os militares realizaram uma série de ações que privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável.

No decorrer da Operação “Censos Sénior 2024” a GNR realizou 369 ações em sala e 4.859 porta a porta, abrangendo um total de 31.210 idosos.

Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, a GNR tem vindo a atualizar a sinalização geográfica, proporcionando “um apoio mais próximo” à população idosa, o que contribui para “criar um clima de maior confiança e empatia entre os idosos e os militares da GNR”, servindo a iniciativa para também aumentar o sentimento de segurança.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 4 Setembro, 2025

Atleta do Olímpico Vianense convocado para os Mundiais de Atletismo em Tóquio

Ussumani Djumo, atleta do Olímpico Vianense, foi convocado para os Mundiais de Atletismo que terão lugar em Tóquio, consolidando-se como uma das maiores promessas do desporto em Portugal e na Guiné-Bissau.

Regional 4 Setembro, 2025

Valença iniciou ano letivo com receção aos docentes

O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho realizou, no polivalente da escola sede, a receção aos docentes para o início do ano letivo 2025/2026, que arranca oficialmente a 15 de setembro em todo o concelho.

Música 4 Setembro, 2025

Escola do Rock vai para a estrada com tour pela Galiza

A Escola do Rock de Paredes de Coura está de partida para a sua primeira tour internacional deste ano já este fim de semana, dias 5, 6 e 7 de setembro, com concertos marcados em três localidades da Galiza: Vigo, O Grove e Nigrán.

Regional 4 Setembro, 2025

Concerto de Sinos anima o Santuário de Nossa Senhora da Peneda no Dia dos Galegos

Esta sexta-feira, 5 de setembro, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda será palco de um espetáculo sonoro único, com a realização de um concerto de sinos pelas torres do santuário. A iniciativa é da Asociación Cultural Campaneiros de Galicia, que se desloca especialmente para esta ocasião.

Regional 4 Setembro, 2025

Novo pontão flutuante está a ser instalado junto ao Posto Náutico do Sporting Club Caminhense

Está em curso a instalação de um pontão flutuante junto ao Posto Náutico do Sporting Club Caminhense. A estrutura, que anteriormente se encontrava na margem do rio Coura e estava armazenada nos estaleiros da Câmara Municipal de Caminha, foi recuperada e adaptada a uma nova funcionalidade.

Regional 4 Setembro, 2025

Congresso Nacional dos Municípios realiza-se em Viana do Castelo a 13 e 14 de dezembro

Viana do Castelo vai ser o palco do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que se realiza nos dias 13 e 14 de dezembro, num ano marcado pela eleição dos novos órgãos sociais da associação.

Nacional 4 Setembro, 2025

Viana do Castelo expressa solidariedade pelas vítimas do acidente no Elevador da Glória

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em nome de todo o executivo municipal, manifestou publicamente a sua profunda solidariedade para com as vítimas, famílias e amigos afetados pela tragédia ocorrida com o descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa.