Logo
Regional

GNR sinalizou mais de 42.800 idosos a viverem sozinhos ou isolados

23 Novembro, 2024 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A GNR sinalizou entre 1 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, no âmbito da Operação Censos 2024.

Os distritos de Vila Real (5.153), Guarda (5.606), Faro (3.496), Bragança (3.367) e Viseu (3.325) foram os distritos nos quais mais idosos foram sinalizados, refere a GNR em comunicado.

No total, foram sinalizados 42.873 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, por causa da sua condição física, psicológica, ou outra que pode colocar em causa a sua segurança, explica a GNR.

Os militares realizaram ações visando a sensibilização à população mais idosa que vive sozinha e/ou isolada, alertando-a para a necessidade de adotar comportamentos de segurança, reduzindo o risco de se tornar vítima de crimes, sobretudo violência, burla e furto, indica a Guarda Nacional Republicana (GNR) adianta em comunicado.

Durante a operação, os militares realizaram uma série de ações que privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável.

No decorrer da Operação “Censos Sénior 2024” a GNR realizou 369 ações em sala e 4.859 porta a porta, abrangendo um total de 31.210 idosos.

Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, a GNR tem vindo a atualizar a sinalização geográfica, proporcionando “um apoio mais próximo” à população idosa, o que contribui para “criar um clima de maior confiança e empatia entre os idosos e os militares da GNR”, servindo a iniciativa para também aumentar o sentimento de segurança.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 26 Janeiro, 2026

André Pereira e Solange Jesus brilham na Meia Maratona Manuela Machado

Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.

Desporto 26 Janeiro, 2026

Campeonato de Portugal: SC Vianense derrota em casa pelo líder Bragança

A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.

Internacional 26 Janeiro, 2026

Viana do Castelo recebe conferência internacional de cibersegurança

No próximo dia 31 de janeiro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) vai ser palco do CyberSec 26, conferência que junta investigadores e empresas do Alto Minho para debater os desafios da cibersegurança.

Regional 26 Janeiro, 2026

AFVC: Castelense perdeu em casa mas mantém liderança na 1ª Divisão Distrital

Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.

Desporto 26 Janeiro, 2026

AFVC: Raianos e Távora dividem liderança na 2ª divisão distrital

Realizou-se este domingo a 19.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos venceu (3-1) o Paçô, mantendo-se no topo da classificação com 43 pontos, mas vendo-se agora empatado com o Távora, que bateu (4-1) o Darquense.

Internacional 26 Janeiro, 2026

Direitos Humanos em Risco: Amnistia Internacional lança sinal de alerta global

Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.

Desporto 25 Janeiro, 2026

Vila Verde recebe a 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” com homenagem a campeões mundiais e europeus

A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.