Logo
Cultura

FBAC recorda os melhores momentos da XXII Bienal Internacional de Arte com um documentário

21 Abril, 2023 | 14:23
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vai apresentar ao público, a partir de amanhã, o documentário da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que decorreu de 16 de julho a 31 de dezembro de 2022 em Vila Nova de Cerveira e registou cerca de 25 mil visitantes. A estreia está agendada para as 16h00, no Open Space do Fórum Cultural de Cerveira (entrada norte), e conta, ainda, com uma conversa sobre o programa da FBAC para o biénio 2023/2024.

De acordo com o presidente da FBAC, Rui Teixeira, a estreia pretende reunir “todos os agentes envolvidos na produção deste que é um dos eventos maiores da arte contemporânea no cenário nacional: os artistas, os parceiros, as equipas envolvidas, os decisores políticos, os públicos e a comunidade local em particular”.

Entre 16 de julho e 31 de dezembro, Vila Nova de Cerveira foi palco deste certame dedicado à produção artística contemporânea. No total “foram apresentadas cerca de 270 obras, de cerca de 318 artistas de 29 países”, partilhou a autarquia.

Recorde-se que o evento teve como tema “WE MUST TAKE ACTION / DEVEMOS AGIR” e pretendeu refletir sobre questões urgentes como o ambiente e a sustentabilidade, um desafio que foi lançado à comunidade artística e ao público em geral. Com direção artística de Helena Mendes Pereira, o certame adotou o modelo de 1978, com algumas novidades nas orientações programáticas: homenagem a Helena Almeida, país convidado – Japão, concurso internacional, artistas convidados, conferências internacionais, residências e intervenções artísticas, atividades em todo o concelho de Vila Nova de Cerveira, polos de exposição no Minho e na Galiza, projetos curatoriais, oficinas, visitas orientadas e arte em espaço público.

A XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira registou cerca de 25 mil visitantes e participantes na programação paralela. No âmbito do programa “De Município das Artes a Município para as Artes”, com curadoria de Mafalda Santos, participaram 30 artistas em 15 residências artísticas, nas 15 freguesias de Vila Nova de Cerveira. Foram realizadas 50 visitas orientadas e 40 atividades paralelas (ateliers e workshops, conferências, formações, apresentações públicas, intervenções artísticas, etc.).

O evento termina com uma conversa sobre o programa para o Biénio 2023/2024, pela equipa curatorial e de programação composta por Helena Mendes Pereira e Mafalda Santos.

O documentário resulta de uma produção da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, com a realização de Luís Lagadouro e conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 21 Janeiro, 2026

Benfica perde em Turim e fica com a tarefa complicada na Liga dos Campeões

O Benfica está praticamente fora da Liga dos Campeões após perder esta quarta-feira por 2-0 frente à Juventus, em Turim, na sétima jornada da fase de grupos.

Desporto 21 Janeiro, 2026

AFVC promove primeira reunião de Direção descentralizada em Viana do Castelo

A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou, na passada segunda-feira, 19 de janeiro, a sua primeira reunião de Direção descentralizada, numa iniciativa inédita que teve lugar no concelho de Viana do Castelo e que pretende reforçar a proximidade com clubes e autarquias do distrito.

Nacional 21 Janeiro, 2026

Depressão Ingrid traz chuva, neve, vento e forte agitação marítima a Portugal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vários dias de condições meteorológicas adversas em Portugal continental devido à passagem da depressão Ingrid, que afetará o país entre esta quinta-feira, 22, e domingo, 25 de janeiro.

Internacional 21 Janeiro, 2026

Viana do Castelo leva o turismo à FITUR 2026 em Madrid

Viana do Castelo estará, entre os dias 21 e 25 de janeiro, na 46.ª edição da Feira Internacional de Turismo – FITUR, em Madrid, com stand próprio no Pavilhão P04, n.º 4G01A. A participação reforça a estratégia do Município de promover o concelho como destino turístico de excelência.

Cultura 21 Janeiro, 2026

Teatro Mochos no Telhado estreia em Paredes de Coura peça sobre imigração e fronteiras

A companhia de teatro Mochos no Telhado regressa a Paredes de Coura esta sexta-feira, 23 de janeiro, para apresentar a peça "Era uma vez uma linha de fronteira, aqueles que a atravessaram e o porquê de o terem feito", no Centro Cultural, às 21h30.

Nacional 21 Janeiro, 2026

Viana do Castelo recebe campanha “Viaje Sem Pressa” contra o excesso de velocidade

A cidade de Viana do Castelo vai acolher na próxima segunda-feira a fase final da campanha “Viaje Sem Pressa”, iniciativa que visa sensibilizar os condutores para os riscos do excesso de velocidade. A ação combina sensibilização da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) com fiscalização da PSP e GNR.

Regional 21 Janeiro, 2026

Dia da Cidade: Luís Nobre exige mudança urgente no financiamento das autarquias

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu esta terça-feira uma revisão urgente da atual fórmula de cálculo do Financiamento das Autarquias Locais, que considerou “opaca” e desajustada às realidades dos municípios.