Logo
Cultura

FBAC recorda os melhores momentos da XXII Bienal Internacional de Arte com um documentário

21 Abril, 2023 | 14:23
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vai apresentar ao público, a partir de amanhã, o documentário da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que decorreu de 16 de julho a 31 de dezembro de 2022 em Vila Nova de Cerveira e registou cerca de 25 mil visitantes. A estreia está agendada para as 16h00, no Open Space do Fórum Cultural de Cerveira (entrada norte), e conta, ainda, com uma conversa sobre o programa da FBAC para o biénio 2023/2024.

De acordo com o presidente da FBAC, Rui Teixeira, a estreia pretende reunir “todos os agentes envolvidos na produção deste que é um dos eventos maiores da arte contemporânea no cenário nacional: os artistas, os parceiros, as equipas envolvidas, os decisores políticos, os públicos e a comunidade local em particular”.

Entre 16 de julho e 31 de dezembro, Vila Nova de Cerveira foi palco deste certame dedicado à produção artística contemporânea. No total “foram apresentadas cerca de 270 obras, de cerca de 318 artistas de 29 países”, partilhou a autarquia.

Recorde-se que o evento teve como tema “WE MUST TAKE ACTION / DEVEMOS AGIR” e pretendeu refletir sobre questões urgentes como o ambiente e a sustentabilidade, um desafio que foi lançado à comunidade artística e ao público em geral. Com direção artística de Helena Mendes Pereira, o certame adotou o modelo de 1978, com algumas novidades nas orientações programáticas: homenagem a Helena Almeida, país convidado – Japão, concurso internacional, artistas convidados, conferências internacionais, residências e intervenções artísticas, atividades em todo o concelho de Vila Nova de Cerveira, polos de exposição no Minho e na Galiza, projetos curatoriais, oficinas, visitas orientadas e arte em espaço público.

A XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira registou cerca de 25 mil visitantes e participantes na programação paralela. No âmbito do programa “De Município das Artes a Município para as Artes”, com curadoria de Mafalda Santos, participaram 30 artistas em 15 residências artísticas, nas 15 freguesias de Vila Nova de Cerveira. Foram realizadas 50 visitas orientadas e 40 atividades paralelas (ateliers e workshops, conferências, formações, apresentações públicas, intervenções artísticas, etc.).

O evento termina com uma conversa sobre o programa para o Biénio 2023/2024, pela equipa curatorial e de programação composta por Helena Mendes Pereira e Mafalda Santos.

O documentário resulta de uma produção da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, com a realização de Luís Lagadouro e conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Dezembro, 2025

Janeiro de 2025 marca acontecimentos históricos no Alto Minho

O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.

Nacional 28 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara a maior passagem de ano do norte de Portugal

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Valenciano e Ponte da Barca assumem liderança na Primeira Divisão AF Viana do Castelo

A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.

Desporto 28 Dezembro, 2025

AFVC: Távora fecha 2025 no topo da tabela classificativa da 2ª Divisão Distrital

A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Mónica Silva faz história com quarto triunfo consecutivo na São Silvestre de Viana do Castelo

A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.

Internacional 28 Dezembro, 2025

Morreu Brigitte Bardot, ícone do cinema francês

A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.

Regional 28 Dezembro, 2025

Lourear a Pevide 2025 reforça Ponte de Lima como referência da enogastronomia regional

A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.