Logo
Regional

Câmara Municipal quer comprar o Antigo Colégio Português de Valença

14 Novembro, 2022 | 10:05
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Valença aprovou a manifestação de interesse na aquisição do edifício do antigo Colégio Português, em reunião do Executivo de 9 de novembro. A proposta de 1 milhão e 650 mil euros foi apresentada pelo Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira e aprovada, por unanimidade.

No seguimento, a Câmara Municipal de Valença formalizará esta proposta de compra do edifício à Santa Casa da Misericórdia de Valença.

Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, “Este é um imóvel emblemático para Valença. A recuperação do Antigo Colégio Português e área envolvente é uma obrigação de Valença e dos Valencianos e permitirá colocar este ex-libris de Valença, de novo ao serviço da nossa comunidade nas áreas sociais e culturais, proporcionando à cidade uma nova centralidade, com a qualificação urbana de todo o espaço”.

O imóvel do Antigo Colégio Português nasceu por vontade de um benemérito valenciano, Joaquim Apolinário da Fonseca. Valenciano, bairrista, com uma ampla dedicação à vida social e económica do concelho, deixou à Santa Casa da Misericórdia de Valença a verba para a construção do Asilo Fonseca, um asilo para a infância desvalida.

Começou a ser construído em 1910, mas só em 1928 foi inaugurado. Nesta ocasião a Santa Casa da Misericórdia assinou um contrato de comodato com a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição que permaneceram até 1974, com a designação de Colégio Português.

Posteriormente funcionou como liceu, Casa da Cultura, Escola Secundária, Biblioteca Municipal e por fim sede da ESCE – Escola Superior de Ciências Empresariais.

Desde a saída desta Escola deixou de ter qualquer utilização.

Ao longo destes 94 anos de existência o imóvel é transversal à história de muitas gerações de valencianos e portugueses que por aqui passaram, nos seus percursos de vida, sobretudo académicos.

O imóvel de planta hexagonal, com um extenso e singular volume de construção de onde se destacam, ainda, a torre do zimbório e a capela de Nossa Senhora de Fátima, destaca-se pela sua imponência a todos quantos circulam nas avenidas centrais de Valença.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 30 Novembro, 2025

Como proteger os cães do frio: dicas para cada perfil de patudo

Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?

Cultura 29 Novembro, 2025

Exposição interativa sobre Amália Rodrigues patente em Viana do Castelo

Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.

Regional 29 Novembro, 2025

Município de Monção incentiva comércio local com a “Tômbola de Natal”

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.

Desporto 29 Novembro, 2025

Portugal derrota Montenegro e lidera Grupo B na qualificação para o Mundial

Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.

Regional 29 Novembro, 2025

Moradia em Portuzelo vai ser reconvertida em alojamento turístico para famílias com animais

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.

Regional 29 Novembro, 2025

Ponte da Barca recebe sessão sobre turismo fluvial

Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).

Internacional 29 Novembro, 2025

Amnistia alerta para retrocessos globais em direitos humanos

A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.