Logo
Cultura

XXV Festival de Folclore Internacional – Alto Minho de 17 a 23 de julho

4 Julho, 2023 | 10:53
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O XXV Festival de Folclore Internacional - Alto Minho está de regresso de 17 a 23 de julho a Viana do Castelo, contando com a participação de grupos da Bolívia, Bulgária, Índia, Quénia, Polónia, Sérvia e Portugal.

Na comemoração dos seus 25 anos, em 2023, ascende a 64 o número de nações que já participaram neste festival de folclore internacional.

O programa inclui um evento que junta vianenses e grupos visitantes, mas também migrantes residentes em Viana do Castelo que nos darão a provar comida do seu país de origem (Brasil, Síria, Arménia, Ucrânia, Venezuela e Afeganistão).

Na festa “Abraço de Música e Dança”, todos se juntarão e o público passará a ser também protagonista, aprendendo as danças e as músicas dos países que nos visitam, podendo dançar com eles, já sem trajes, fazendo da Praça da República um gigante terreiro.

Este festival proporcionará aos elementos dos grupos estrangeiros uma tarde cultural, onde será possível visitar locais de interesse histórico e cultural de Viana do Castelo, como o Navio-hospital Gil Eannes, o Museu do Traje, e/ou subir o monte de Santa Luzia no centenário funicular.

Para além das galas em que se podem apreciar os seis grupos visitantes, tanto no centro da cidade como em Barroselas, duas galas terão o propósito de permitir que o público conheça mais aprofundadamente a cultura dos seus países (quinta e sexta- feira).

Recorde-se que o festival existe desde 1997 e comemora, na presente edição, 25 anos, tendo apenas sido interrompido durante os dois anos de restrições devido à COVID-19. Na sua comissão organizadora, este festival incluiu nove grupos de folclore associados da AGFAM – Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho, o que aumenta o número de pessoas/comunidades envolvidas, ou seja, cerca de 200 viverão o Festival em pleno e mais de 300 darão o seu contributo, seja ajudando na sua organização, seja sendo protagonista em algum evento.

Grupo Folclórico Danças e Cantares de Alvarães, Grupo Danças e Cantares de Vila Nova de Anha, Grupo Etnográfico de Areosa, Grupo Folclórico São Paulo de Barroselas, Grupo Folclórico das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos, Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço, Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva, Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima e Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca são os grupos envolvidos.

Contribuem ainda para o sucesso deste Festival um grupo de voluntários que integram a comissão organizadora que inclui elementos fundadores do festival há 25 anos, músicos e bailarinos profissionais, representantes da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da AGFAM, da VianaFestas, da Associação Empresarial de Viana do Castelo e do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A todos os grupos visitantes será ofertado o troféu "Vira", uma obra criada pelo Arquiteto Ermanno Aparo, que a presenteou ao Festival de Folclore Internacional Alto Minho em 2004.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Câmara Municipal de Ponte de Lima distinguida pela sua presença na Internet

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi distinguida no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2023, cujos resultados foram apresentados numa sessão pública realizada no dia 23 de abril, nas instalações da UNU Egov, em Guimarães. 

Regional 21 Maio, 2024

Monção: Polidesportivo da Escola da Estrada já abriu as portas

Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.

Nacional 20 Maio, 2024

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.

Regional 20 Maio, 2024

Palco das Artes acolhe abertura do 14º FITAVALE este sábado

Entre 25 de maio e 29 de junho, as Comédias do Minho celebram o seu 20º aniversário com um FITAVALE diferente. Os grupos de teatro amador do Vale do Minho apresentam cinco espetáculos que refletem sobre a ideia de “CASA”, desde a folha em branco à ocupação de um espaço.

Regional 20 Maio, 2024

Praça da Liberdade recebe Wine & Blues Festival este fim-de-semana

É já este fim-de-semana, dias 24 e 25 de maio, que a Praça da Liberdade de Viana do Castelo recebe o Wine & Blues Festival, numa edição que conta com várias novidades.

Nacional 20 Maio, 2024

Portugal esgota quota do carapau e pesca fecha esta terça-feira

A frota portuguesa esgotou a quota de pesca de carapau, na zona do Golfo da Biscaia Meridional, ficando estas capturas proibidas a partir de terça-feira, anunciou hoje a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).