A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.
Este evento pioneiro apresenta uma intensa e diversificada agenda de atividades que visam demonstrar como os valores naturais, o património, a paisagem e a identidade local podem ser valorizados na competitividade dos espaços de montanha e na consolidação de uma oferta turística diferenciada e sustentável. Assim, no dia 19 de julho, entre as 9h e as 16h30, decorrerá o encontro “Serra de Arga – Diálogos sobre o Futuro” que pretende constituir um espaço de reflexão e debate multidisciplinar entre investigadores, técnicos e agentes locais, centrado nos temas estruturantes “A Serra Como Património: (Re)Conhecer Para Valorizar” e a “Multifuncionalidade dos Espaços de Montanha”.
Com esta abordagem integrada, pretende-se promover o reconhecimento da complexidade e riqueza dos territórios de montanha, estimulando a sua valorização numa perspetiva de futuro sustentável, alicerçada na conservação, na inovação, no envolvimento das comunidades e na coesão territorial. Através da participação ativa de universidades, organismos públicos, associações locais e entidades supramunicipais, este encontro posiciona-se como um catalisador de projetos, redes de colaboração e políticas públicas que reconhecem o papel estratégico da montanha na agenda climática, na revitalização das economias locais e no combate à desertificação demográfica.
O programa das I Jornadas de Montanha inclui ainda uma agenda de fim-de-semana pensada para diferentes públicos, com atividades de natureza, desporto e cultura, como o trilho Interpretativo pelo Geossítio das Cascatas da Ferida Má; oficinas de gastronomia tradicional; experiências equestres, incluindo batismo a cavalo e provas equestres tradicionais; um Circuito NGPS (BTT com navegação por GPS); e música tradicional em novas linguagens.
Paralelamente, realiza-se a já emblemática Festa da Broa e do Chouriço, uma celebração enraizada nas tradições locais, promovida pela Junta de Freguesia de São Lourenço da Montaria com a colaboração da comunidade, onde poderá apreciar uma mostra de sabores e produtos regionais com mais de 30 anos de história. De destaque é também o evento MONTARIA.13 – Documentário e Património Rural (https://www.ao-norte.com/montaria.php) , promovido pela AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual, com a exibição de cinema documental ao ar livre, reforçando a valorização da memória coletiva.
Mais do que um evento pontual, as I Jornadas da Montanha inauguram, desta forma, uma plataforma contínua de diálogo, inovação e ação em torno da Serra de Arga e do seu vasto património.
Poderá consultar toda a programação em:
A participação nas diferentes atividades requer inscrição prévia nos seguintes formulários online:
Link de Inscrição – https://forms.gle/FRgjwcUGHvkqQCvh7 (máximo 50 pessoas)
Link de Inscrição – https://forms.gle/ZsXbrf99GCZY2raC7 (máximo 30 pessoas)
5. Circuito NGPS da Montaria (BTT guiado por GPS) 20/07 | 9h30
Link de Inscrição – SincTime – Circuito NGPS na Serra D’Arga
6. Batismo Equestre 20/07 | 10h – 12h
Link de inscrições: https://forms.gle/h7WKx5y5wHdcbsin9
7. Provas Equestres Tradicionais 20/07 | 14h30
Prova Jump & Run
Condições de participação e link para formulário de inscrição:
https://forms.gle/aCt7npiYojC4feWn9
Gincana Equestre
Condições de participação e link para formulário de inscrição:
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.