Logo
Desporto

Xadrezistas bracarenses dominaram distritais em Viana do Castelo

21 Setembro, 2022 | 10:15
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

Xadrezistas bracarenses dominaram distritais, individuais e coletivos, nos ritmos mais acelerados do xadrez que decorreram no último fim de semana em Viana do Castelo.

Os Campeonatos Distritais Absolutos de Xadrez, nas vertentes de Rápidas e Semirrápidas, realizaram-se no passado fim de semana de 17 e 18 de setembro nas instalações da antiga Escola do Calvário, em Perre, concelho de Viana do Castelo, com arbitragem de Flávio Peixoto e direção da prova a cargo de Renato Peres.

As provas encerraram o ciclo das principais competições xadrezistas da época para os atletas e clubes minhotos e foram organizadas pela Associação de Xadrez do Distrito de Braga, com o apoio da Associação Desportiva e Cultural de Perre, da Junta de Freguesia de Perre e do Município vianense.

201 jogadores, de nove nacionalidades, em representação de 6 clubes passaram por Perre, naquela que foi uma manifestação do empenho da AXDB na descentralização do xadrez minhoto e na promoção e sedimentação da modalidade no distrito de viana e, em particular, entre os mais jovens praticantes deste distrito.

As provas coletivas decorreram no primeiro dia de competição e a grande vencedora foi a equipa bracarense da Academia de Xadrez Cidade Curiosa que arrecadou os dois títulos coletivos em disputa. O pódio de rápidas ficou completo com o Vitória Sport Clube (2º) e com o Clube de Xadrez da Associação Académica Didaxis (3º). Em semirrápidas o Vitória Sport Clube sagrou-se vice-campeão, terminando o Clube de Xadrez da Escola João de Meira na terceira posição.

A ADC Perre participou destas competições com três equipas que terminaram na 8ª, 11ª e 12ª posições da tabela final do torneio de partidas rápidas e na 5ª posição, a apenas 2 pontos do segundo lugar do pódio, na 9ª e na 12ª posições do tornio de partidas semirrápidas.

As provas individuais abriram com o triunfo de Carlos Novais (Clube de Xadrez da Associação Académica Didaxis) no ritmo mais rápido, que juntou este título ao da prova de clássicas que já conquistara esta época. A jogar “em casa”, uma vez que treina vários jovens jogadores perrenses, Carlos Novais via mais próximo um final de época de sonho, face à possibilidade de poder atingir o triplete (a vitória nos três ritmos de competição numa só época), caso vencesse a prova vespertina, o que não se veio a verificar.  Ao pódio de rápidas foram ainda o francês Colya Englisch e Tomás Santos (ambos da A.X. Cidade Curiosa). Entre os 18 atletas vianenses, o mestre nacional Henrique Pereira terminou a prova na quinta posição da classificação absoluta.

Neste ritmo destacaram-se ainda os jovens Colya Englisch e Filipa Osório (ADC Perre) como melhores sub20, Rodrigo Tristão (ADC Perre) melhor sub16, Jesus Tinoco (AX Cidade Curiosa) melhor sub14, Guilherme Hares (ADCCA) e Clara Martins (AX Cidade Curiosa) melhores sub12, Francisco Quintela (ADCCA) melhor sub10 e Gonçalo Tristão e Inês Correia (ambos da ADC Perre) melhores sub8.

Na prova de semi-rápidas, realizadas na tarde do domingo, José Monteiro bateu a concorrência e assegurou o título distrital, seguiram se-lhe no pódio Colya Englisch (2º) e Carlos Novais (3º). Entre os 19 atletas vianenses, o jovem Eric Belo foi o melhor classificado, ao ocupar a 7ª posição da geral absoluta, mas deixando escapar uma presença no pódio por apenas ½ ponto.

Entre os mais novos, destacaram-se Colya Englisch e Filipa Osório como melhores sub20, David Figueiredo (AX Cidade Curiosa) melhor sub18, Pedro Parente (ADC Perre) melhor sub16, Jesus Tinoco melhor sub14, Guilherme Hares e Anthonella Osorio (ADC Perre) melhores sub12, Francisco Quintela melhor sub10 e, finalmente, Gonçalo Tristão e Inês Correia melhores sub8.

A AXDB aproveitou ainda o evento para distinguir a Associação Desportiva e Cultural de Perre com o Prémio Fair Play 2021/22 em reconhecimento do trabalho realizado na promoção dos valores éticos por via da prática desportiva.

O episódio que justificou o reconhecimento da AXDB ocorreu a 5 de fevereiro do corrente ano aquando da realização do encontro entre a equipa B da ADC Perre e a equipa D da Academia de Xadrez Cidade Curiosa, a contar para a segunda ronda do campeonato distrital por equipas da AXDB. Durante a viagem para Perre, a equipa bracarense informou a ADC Perre que, por razões alheias à sua vontade, teria de voltar a Braga, o que a impossibilitaria de se apresentar ao encontro dada a proximidade da hora do início do mesmo. A ADC Perre e os atletas convocados para o encontro, Paulo Costa Pereira, Rodrigo Peres, Ivan Martins e Leandro Costa Pereira, que poderiam ter reclamado a vitória em todos os tabuleiros, manifestaram total solidariedade com a equipa visitante, informando-a da sua disponibilidade para que o encontro se realizasse qualquer que fosse a hora de chegada dos adversários, decisão possibilitou a realização do encontro que os visitantes acabariam por vencer, justamente, por 1 ½- 2 ½.

Para a AXDB, no entanto, os grandes vencedores do encontro foram o fair play e os valores éticos desportivos, materializados nas condutas da ADC Perre e dos seus atletas, o que constituiu o fundamento para a distinção atribuída.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Setembro, 2022

João Manuel Esteves no arranque do ano letivo do IPVC em Arcos de Valdevez 

O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, esteve nas instalações do IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Arcos de Valdevez, para dar as boas vindas e desejar um ótimo ano escolar aos alunos do ensino técnico superior do Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) em “Mecânica Automóvel” e do de “Impressão 3D e Maquinação Automática”, sendo que este último será pela primeira vez aqui lecionado.

Regional 26 Setembro, 2022

Barcelos Cidade Medieval entre 30 de setembro e 2 de outubro

Depois de dois anos de interregno, Barcelos recua à Idade Média e vai realizar a VII edição de Barcelos Cidade Medieval, entre 30 de setembro e 2 de outubro, no Parque da Cidade.  Durante três dias – sexta, sábado e domingo - visitar o Parque da Cidade será como viajar no tempo até à Idade Média.

Regional 23 Setembro, 2022

Escola de Música de Perre volta a organizar concurso de Bandas de Garagem

A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o concurso de Bandas de Garagem, denominado “SOUNDS OUT”.

Regional 23 Setembro, 2022

Dia do Treinador assinalado em Viana do Castelo no domingo

Viana do Castelo assinala este domingo, dia 25 de setembro, o Dia do Treinador com uma ação de formação. A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo será palco da celebração com uma ação moderada por Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, e quatro treinadores convidados.

Regional 23 Setembro, 2022

Viana do Castelo vai debater alterações climáticas e sustentabilidade do uso da água

O Comité de Geminações de Pessac e a Câmara Municipal de Viana do Castelo promovem, esta sexta-feira, 23 de setembro, uma videoconferência que visa debater as consequências das alterações climáticas e a sustentabilidade do uso da água.

Regional 23 Setembro, 2022

Viana do Castelo assinala Dia Mundial do Turismo com diversas iniciativas

O Dia Mundial do Turismo assinala-se a 27 de setembro e o Município de Viana do Castelo preparou, com os parceiros locais, uma programação variada para assinalar a efeméride com diversas iniciativas, entradas gratuitas, visitas guiadas e preços especiais.

Regional 23 Setembro, 2022

Politécnico de Viana do Castelo promove vindimas inclusivas

Cerca de uma dezena de utentes da Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, participaram no último dia das vindimas que se encontram a decorrer na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.