Logo
Regional

“Wind Experts” sensibiliza os jovens vianenses sobre as alterações climáticas

16 Fevereiro, 2023 | 10:47
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Ocean Winds, uma empresa internacional de energia eólica offshore sediada em Madrid, na Espanha, começou a desenvolver em Viana do Castelo o seu projeto Wind Experts. Este programa de educação tem como objetivo a sensibilização dos estudantes do 5 º e do 6 º ano sobre as mudanças climáticas e os benefícios do uso de fontes renováveis de energia, como a eólica offshore.

Esta ação faz parte do compromisso da Ocean Winds de investimento social nas comunidades e, especialmente, nas gerações mais jovens. Por isso, com o apoio da Câmara Municipal de Viana, será a vez do Agrupamento de Escolas da Abelheira aderir ao projeto. Na última semana, Daniel Ribeiro, gestor de ativos do WindFloat Atlantic, já teve a oportunidade de visitar a escola e conhecer os jovens estudantes, assim como de explicar o que é a energia eólica offshore e como as turbinas eólicas produzem eletricidade.

A visita da Ocean Winds foi efetuada como encerramento do ciclo educativo de duas sessões virtuais que os estudantes realizaram com o professor, no âmbito da disciplina curricular de Cidadania e Desenvolvimento. Durante estes cursos, os estudantes aprenderam, através de materiais interativos, sobre os problemas das mudanças climáticas atuais e qual o papel das energias renováveis, e como podem contribuir de uma forma divertida. Depois destes cursos, os estudantes irão participar numa competição internacional, onde irão criar os seus próprios modelos de turbinas eólicas, utilizando materiais reciclados, da forma mais inovadora e funcional possível, em equipas diferentes, enquanto gravam todo o processo.

Todas as equipas irão submeter o vídeo do processo de construção dos modelos e a Ocean Winds irá selecionar, posteriormente, uma equipa vencedora por país. A equipa vencedora será premiada com ipads para cada membro, por ter construído a melhor turbina eólica com materiais reciclados e por ter demonstrado a sua criatividade, e a sua escola receberá um prémio de 3 mil euros. Depois, a escola vencedora desse país terá a oportunidade de participar numa final internacional, onde o vencedor global será escolhido e ganhará 3 mil euros adicionais.

José Miguel Pinheiro, gestor da Unidade de Negócios do Sul da Europa da Ocean winds e diretor de projeto do WindFloat Atlantic justificou o projeto de sensibilização em Viana uma vez que “acredita no potencial eólico offshore português”. “Temos orgulho em sermos pioneiros na jornada eólica offshore portuguesa. Como WindFloat Atlantic, continuaremos a trabalhar com os nossos fornecedores e comunidade, para o nosso objetivo principal: promover o retorno local enquanto fornecemos energia”, garantiu.

A Ocean Winds está atualmente presente em Portugal através do projeto WindFloat Atlantic, o primeiro parque eólico flutuante semi submersível do mundo, localizado na costa norte de Portugal, a cerca de 20 quilómetros de Viana.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.