Logo
Regional

Voto de louvor “a todos quantos contribuíram para o êxito da Romaria d’Agonia”

23 Agosto, 2022 | 15:35
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O executivo municipal aprovou hoje, por unanimidade, em reunião ordinária, um voto de louvor “a todos quantos contribuíram para o êxito da Romaria d’Agonia e para esta grande manifestação de amor a Viana do Castelo”. A proposta de voto, apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, destaca o esforço conjunto que permitiu o sucesso da festividade que aconteceu de 17 a 21 de agosto.

No voto de louvor pode ler-se que “dois anos depois da interrupção devido às restrições da Pandemia de Covid-19, a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou a animar Viana do Castelo, as suas gentes e a sua economia e turismo”. “Os vianenses e os forasteiros aderiram em massa ao programa e sentiram e viveram as festas em todo o seu esplendor. Ao longo dos cinco dias de festa, cerca de 1 milhão e 250 mil pessoas passaram pela cidade”, declarou o autarca no documento.

O voto indica que “considerada a Rainha das Romarias, a Festa assumiu, este ano, uma dimensão ainda maior a vários níveis” já que juntou “visitantes de todo o mundo”, contou com figuras como o Presidente da República e reuniu milhares a assistir aos principais quadros do programa de cinco dias.

“Mas todo este sucesso retumbante, que fica marcado pelo número de pessoas presentes, pelo impacto económico direto e indireto nas festas, fica a dever-se ao esforço, trabalho e dedicação de muitos, que importa realçar sobretudo nesta altura de balanço que é o mais positivo possível: Ao Presidente da Comissão de Honra, Dr. Tiago Brandão Rodrigues e toda a Comissão de Honra, ao Presidente da Comissão Executiva das Festas, Eng. Parente da Cruz e a toda a Comissão de Festas, a todo o Executivo da Viana Festas e colaboradores, à Real Irmandade de Nossa Senhora d´Agonia, à Confraria da Sra d´Agonia, à população da Ribeira, às Juntas e Uniões de Freguesia, aos Grupos Folclóricos, às Escolas de Música, às Bandas, e às Associações do concelho e aos muitos voluntários que sentiram e colaboraram na organização deste evento e que garantiram o seu enorme sucesso”, lê-se no voto.

“E, numa edição marcada pelo recorde de presenças que obrigou a medidas excecionais em áreas como a limpeza e a segurança, o voto estende-se também aos funcionários municipais e dos serviços municipalizados envolvidos e às forças de segurança e de proteção civil que, para dar resposta ao significativo aumento de pessoas a Viana do Castelo, criou um Dispositivo de Prevenção Proteção e Socorro e instalou um Posto de Coordenação Conjunto, a ser guarnecido pelos oficiais de ligação dos Agentes de Proteção Civil, e por operadores de Telecomunicações da Companhia de Bombeiros Sapadores e que integrou a Companhia de Bombeiros Sapadores, Bombeiros Voluntários, PSP, INEM, Autoridade Marítima, ULSAM e Cruz Vermelha Portuguesa”, é ainda destacado. 

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Setembro, 2022

João Manuel Esteves no arranque do ano letivo do IPVC em Arcos de Valdevez 

O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, esteve nas instalações do IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Arcos de Valdevez, para dar as boas vindas e desejar um ótimo ano escolar aos alunos do ensino técnico superior do Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) em “Mecânica Automóvel” e do de “Impressão 3D e Maquinação Automática”, sendo que este último será pela primeira vez aqui lecionado.

Regional 26 Setembro, 2022

Barcelos Cidade Medieval entre 30 de setembro e 2 de outubro

Depois de dois anos de interregno, Barcelos recua à Idade Média e vai realizar a VII edição de Barcelos Cidade Medieval, entre 30 de setembro e 2 de outubro, no Parque da Cidade.  Durante três dias – sexta, sábado e domingo - visitar o Parque da Cidade será como viajar no tempo até à Idade Média.

Regional 23 Setembro, 2022

Escola de Música de Perre volta a organizar concurso de Bandas de Garagem

A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o concurso de Bandas de Garagem, denominado “SOUNDS OUT”.

Regional 23 Setembro, 2022

Dia do Treinador assinalado em Viana do Castelo no domingo

Viana do Castelo assinala este domingo, dia 25 de setembro, o Dia do Treinador com uma ação de formação. A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo será palco da celebração com uma ação moderada por Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, e quatro treinadores convidados.

Regional 23 Setembro, 2022

Viana do Castelo vai debater alterações climáticas e sustentabilidade do uso da água

O Comité de Geminações de Pessac e a Câmara Municipal de Viana do Castelo promovem, esta sexta-feira, 23 de setembro, uma videoconferência que visa debater as consequências das alterações climáticas e a sustentabilidade do uso da água.

Regional 23 Setembro, 2022

Viana do Castelo assinala Dia Mundial do Turismo com diversas iniciativas

O Dia Mundial do Turismo assinala-se a 27 de setembro e o Município de Viana do Castelo preparou, com os parceiros locais, uma programação variada para assinalar a efeméride com diversas iniciativas, entradas gratuitas, visitas guiadas e preços especiais.

Regional 23 Setembro, 2022

Politécnico de Viana do Castelo promove vindimas inclusivas

Cerca de uma dezena de utentes da Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, participaram no último dia das vindimas que se encontram a decorrer na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.