Logo
Regional

Utentes das IPSS’s de Vila Nova de Cerveira desfrutam de ‘banquete’ natalício

11 Dezembro, 2024 | 17:35
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Vila Nova de Cerveira colocou a magia das tradições da Ceia de Natal à mesa de cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.

A Câmara Municipal, em estreita colaboração com o Banco Local de Voluntariado e a INATEL, providenciaram um Workshop-Almoço com receitas de Natal tradicionais, com recurso a produtos endógenos.

Presentes neste momento de confraternização, os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Rui Teixeira e António Quintas, o Chefe de Gabinete, Fernando Cabodeira, e as vereadoras Cala Segadães e Sónia Guerreiro distribuíram os votos de Boas Festas e uma lembrança simbólica, mas acabaram por receber muito mais: sorrisos, memórias e agradecimentos!

Além de incentivar muitos utentes a partilhar as receitas antigas de família que se cozinhavam nesta quadra festiva, a definição de uma temática proporcionou a apresentação de uma banca de doçaria típica natalícia – sonhos, rabanadas, aletria, pasteis de abóbora, bolo de noz… -, confecionada por cada IPSS, e que acabaria por ser repartida no final do almoço, onde o bacalhau foi, impreterivelmente, o rei da tradição. Ao convívio e confraternização, este momento proporcionou o reviver as tradições natalícias como um alto-minhoto sabe e gosta de fazer: à mesa, com boa comida e boa companhia (familiares e amigos)!

Pela essência catalisadora de transformação dos hábitos de consumo, baseada na proximidade, nos recursos endógenos, este momento surge afeto à operação 0177_Eurocidade_CT_ADAPT_1_P, cofinanciada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através da convocatória INTERREG VA POCTEP.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 12 Julho, 2025

Portugal perde com Bélgica e confirma eliminação do Europeu feminino

A seleção portuguesa feminina de futebol viu confirmado o afastamento do Campeonato da Europa, ao perder por 2-1 com a Bélgica, em jogo da terceira e derradeira jornada do Grupo B, em que ficou na última posição.

Regional 11 Julho, 2025

Teatro do Noroeste reconhecido internacionalmente

A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.

Regional 11 Julho, 2025

Estratégia Minho IN 3.0 apela ao investimento privado para impulsionar turismo regional

Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.

Desporto 11 Julho, 2025

Melgaço recebe Europeu de Mountain Bike 2025

Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.

Regional 11 Julho, 2025

Freguesia da Montaria recebe I Jornadas de Montanha

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.

Nacional 11 Julho, 2025

Linha de Crédito de 100 milhões de euros assegura transição entre PDR2020 e PEPAC

O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português  de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados  a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de  pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.

Regional 11 Julho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo constitui centro tecnológico para valorizar o setor agroalimentar

O 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar será formalmente constituído esta sexta-feira, num momento simbólico que marca o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo e de um vasto conjunto de parceiros com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos endógenos da região.