Vila Nova de Cerveira colocou a magia das tradições da Ceia de Natal à mesa de cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.
A Câmara Municipal, em estreita colaboração com o Banco Local de Voluntariado e a INATEL, providenciaram um Workshop-Almoço com receitas de Natal tradicionais, com recurso a produtos endógenos.
Presentes neste momento de confraternização, os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Rui Teixeira e António Quintas, o Chefe de Gabinete, Fernando Cabodeira, e as vereadoras Cala Segadães e Sónia Guerreiro distribuíram os votos de Boas Festas e uma lembrança simbólica, mas acabaram por receber muito mais: sorrisos, memórias e agradecimentos!
Além de incentivar muitos utentes a partilhar as receitas antigas de família que se cozinhavam nesta quadra festiva, a definição de uma temática proporcionou a apresentação de uma banca de doçaria típica natalícia – sonhos, rabanadas, aletria, pasteis de abóbora, bolo de noz… -, confecionada por cada IPSS, e que acabaria por ser repartida no final do almoço, onde o bacalhau foi, impreterivelmente, o rei da tradição. Ao convívio e confraternização, este momento proporcionou o reviver as tradições natalícias como um alto-minhoto sabe e gosta de fazer: à mesa, com boa comida e boa companhia (familiares e amigos)!
Pela essência catalisadora de transformação dos hábitos de consumo, baseada na proximidade, nos recursos endógenos, este momento surge afeto à operação 0177_Eurocidade_CT_ADAPT_1_P, cofinanciada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através da convocatória INTERREG VA POCTEP.
A seleção portuguesa feminina de futebol viu confirmado o afastamento do Campeonato da Europa, ao perder por 2-1 com a Bélgica, em jogo da terceira e derradeira jornada do Grupo B, em que ficou na última posição.
A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.
Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.
Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.
O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.
O 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar será formalmente constituído esta sexta-feira, num momento simbólico que marca o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo e de um vasto conjunto de parceiros com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos endógenos da região.