Logo
Desporto

Viana recebe, este fim de semana, “uma das competições mais importantes do atletismo português”

21 Julho, 2023 | 10:37
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Viana do Castelo prepara-se para receber, este fim de semana, 22 e 23 de julho, os 85.º Campeonatos Nacionais de Clubes em Ar Livre – Fase Final da I, II e III Divisões. As competições vão ter lugar no Estádio Municipal Manuela Machado, no Jardim Público e no Jardim da Marina e vão contar com a participação de mais de um milhar de atletas.

Organizadas pela Federação Portuguesa de Atletismo e pela Associação de Atletismo de Viana do Castelo, as provas vão decorrer maioritariamente no Estádio Municipal Manuela Machado, mas algumas delas, como o salto em comprimento masculino, o lançamento do peso (masculino e feminino) e o triplo salto feminino realizam-se no Jardim Público / Jardim da Marina.

No Estádio Municipal Manuela Machado, o público poderá assistir a provas de corrida, salto em altura, salto à vara, lançamento de martelo, lançamento de dardo, lançamento de disco, marcha, corrida de obstáculos, corrida com barreiras, entre outros.

Em conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, realçou o facto de o atletismo ter sido uma das prioridades do município e integrar o “grande desafio” da Cidade Europeia do Desporto.

Sobre o principal palco destes campeonatos nacionais, o Estádio Municipal Manuela Machado, disse ser “absolutamente determinante”, o que justificou o investimento municipal na sua “reinterpretação”. Agora, a ambição da autarquia passa por integrar aquela infraestrutura na futura Cidade Desportiva de Viana do Castelo, “que marcará para sempre o desporto no concelho”.

O autarca revelou que a Câmara Municipal está atualmente a cumprir formalidades, mas que já garantiu os terrenos, e vai começar a implementar melhorias “para que esta Cidade Desportiva seja um elemento de agregação da cidade vianense, de inclusão e promoção de hábitos de vida saudáveis.”

“Queremos, pois, aproximar o atletismo dos cidadãos e quebrar barreiras”

Já o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, agradeceu à Câmara Municipal “por tão bem acolher a modalidade”, realçando que este é um “ano especial” para o Município que Viana do Castelo, “que está muito atarefado numa grande estafeta de modalidades”.

“Esta é uma das provas com maior responsabilidade organizativa. Destaco a excelente infraestrutura para a prática da modalidade que é o Estádio Municipal Manuela Machado, onde temos todas as condições para uma prova deste nível e que conta com tantos atletas”, realçou o responsável.

“Este ano, teremos uma novidade que é o facto de a prova ter momentos realizados em via pública, atraindo mais pessoas para esta modalidade. Queremos, pois, aproximar o atletismo dos cidadãos e quebrar barreiras”, indicou.

“O atletismo é a modalidade olímpica número 1 em Portugal porque tem os 5 campeões olímpicos de Portugal”, recordou Jorge Vieira. Elogiou ainda a atleta vianense Cláudia Ferreira, de lançamento de dardo, que disse ser “um produto genético de Viana do Castelo, uma atleta construída em Viana do Castelo e que contou com os apoios que a Câmara presta aos atletas”.

O presidente da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, Manuel Domingues, disse que “estamos a falar de uma das competições mais importantes do atletismo português, que vai contar com mais de 1000 atletas e respetivas equipas, pelo que será um episódio absolutamente fantástico para a cidade”.

“Esperamos que seja um sucesso. Vamos trazer o atletismo ao centro da cidade para conseguirmos mais afluência de público”, vaticinou.

Destaca-se o apuramento para a final da 3ª divisão (masculinos) do Centro Atletismo de Mazarefes, clube filiado da Associação de Atletismo de Viana do Castelo.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 12 Junho, 2024

Juventude Viana oficializa André Torres como treinador na 1ª divisão

A Juventude Viana oficializou a renovação de André Torres como treinador para a próxima época. O clube de hóquei em patins de Viana do Castelo recorda que Torres "foi o timoneiro na subida à 1ª divisão nacional".

Nacional 12 Junho, 2024

Aprovada na especialidade proposta do PS que elimina portagens nas ex-SCUT

Os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram hoje o projeto dos socialistas que elimina as portagens nas ex-SCUT, durante a votação na especialidade.

Regional 12 Junho, 2024

Câmara de Viana do Castelo esclarece diferendo com o grupo AVIC

Após o grupo Avic anunciar a suspensão, a partir de quinta-feira, de serviços de transporte público urbano e interurbano e em horários em várias carreiras, acusando a Câmara de Viana do Castelo de “impor prejuízos permanentes às empresas”, a autarquia liderada por Luís Nobre não se deixou ficar e respondeu de imediato com um longo comunicado.

Desporto 12 Junho, 2024

Oitava etapa da Volta a Portugal em bicicleta parte de Viana do Castelo a 2 de agosto

A 85.ª edição, cujo percurso foi hoje apresentado, arranca com um prólogo em Águeda, em 24 de julho, e percorre um total de 1.540,1 quilómetros até Viseu, onde, em 04 de agosto, será coroado o sucessor de Colin Stüssi (Vorarlberg) após um contrarrelógio individual. De Viana do Castelo partem os ciclistas para a oitava etapa com destino a Fafe.

Regional 12 Junho, 2024

“Respira a Vida”: O diário de uma aventura superada com orgulho

A Viana TV esteve a acompanhar o "Respira a Vida" do inicio ao fim. Marcamos presença em todas as etapas. "Orgulho", "resiliência", "solidariedade" são alguns dos adjetivos utilizados na receção dos 13 companheiros de aventura nas diversas autarquias. O grupo partiu Santa Marta de Portuzelo rumo a Lisboa a pedalar, num total de quatro etapas totalizando mais de 400 quilómetros.

Regional 12 Junho, 2024

Centros de Saúde de Ponte de Lima e Freixo vão ser requalificados

O Município de Ponte de Lima deu mais um passo significativo na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população local com a assinatura dos contratos de Financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor superior a 1.5 milhões de euros. O investimento aprovado vai ser realizado até dezembro de 2025. 

Regional 12 Junho, 2024

“Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste” junta gastronomia, música e vinhos em Valença

O Município de Valença acolhe, este fim de semana, 14 e 15 de junho, a exposição transfronteiriça "Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste", na Coroada (Fortaleza).