Logo
Desporto

Viana do Castelo volta a consagrar Seleção Nacional de Ténis

19 Setembro, 2022 | 9:20
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A seleção nacional masculina de Portugal apurou-se, este sábado, para as Davis Cup by Rakuten Qualifiers, ao vencer o Brasil por 3-1 na eliminatória do Grupo Mundial 1 da Taça Davis by Rakuten que aconteceu no Centro Cultural de Viana do Castelo.

O primeiro encontro do dia deu à equipa visitante o único ponto da eliminatória, com Rafael Matos e Felipe Meligeni a vencerem Nuno Borges e Francisco Cabral por 6-3, 0-6 e 6-3.

Este duelo colocou frente a frente duas duplas jovens e com muitas credenciais ao mais alto nível — Matos é o 36.º do ranking de pares e conta com cinco títulos ATP, dois deles ao lado de Meligeni (que é o 100.º e já foi 75.º, para além de ocupar o 143.º lugar em singulares); e os portugueses são atualmente os dois melhores classificados do país na hierarquia de pares, com Cabral a ocupar a 45.ª posição, num ano em que para além da vitória no Millennium Estoril Open, ao lado de Borges (70.º de pares e 93.º em singulares), também venceu o ATP 250 de Gstaad.

Com a eliminatória em aberto, coube a João Sousa conquistar o ponto que concluiu as contas: tal como na véspera, quando abriu o confronto com um triunfo autoritário, o vimaranense de 33 anos (56.º do ranking mundial) realizou mais uma exibição categórica e venceu Thiago Monteiro (65.º ATP) pelos parciais de 6-3 e 6-1.

A vitória deste fim de semana apurou Portugal para as Davis Cup by Rakuten Qualifiers, marcadas para a semana de 30 de janeiro de 2023. Trata-se da ronda de acesso às Davis Cup by Rakuten Finals, a fase final da competição que reúne as 16 melhores equipas do Mundo.

Comentário de Rui Machado (capitão) à vitória de Portugal sobre o Brasil: “Ganhámos a uma grande equipa, a um país com um histórico muito importante e com excelentes jogadores. Podíamos ter perdido, mas não perdemos porque fomos melhores. E porque jogámos em casa, em Viana do Castelo, onde somos sempre recebidos com um carinho muito especial, num ambiente muito familiar que nos faz sentir em casa. E porque a qualidade e a competência da organização estão num nível cada vez mais elevado e isso também nos ajuda.”

 Elogios à equipa que liderou: “Tive à disposição grandes jogadores e não só grandes jogadores como excelentes profissionais. Souberam portar-se muito bem dentro do campo e foram capazes de construir um ambiente excelente no balneário. E isso conta. Joguei Taça Davis durante muitos anos e este ambiente que se viveu na Maia e aqui faz a diferença, por isso quero também deixar uma palavra de agradecimento aos jogadores pelo profissionalismo e companheirismo que tiveram e, na parte que me toca, por me deixarem guiá-los nestes dias.”

João Sousa sobre a vitória contra Thiago Monteiro e o apuramento: “Não existe um segredo, acho que o querer venceu e hoje o meu era muito para ajudar a equipa. Entrei com tudo, consciente de que estava a jogar a um bom nível e a fazer tudo por tudo para que ele tivesse de jogar ainda melhor do que eu. Entrei com tudo e com a confiança de que tenho uma grande equipa por trás, quero também enaltecer o espírito de grupo com que estamos e que se nota dentro do campo. É um privilégio representar o meu país e em termos de nível esta foi a melhor eliminatória que alguma vez joguei por Portugal na Taça Davis. Fizemos com que parecesse fácil, mas não foi. Preparámo-nos bem e também quero agradecer o trabalho da Federação Portuguesa de Ténis, porque nunca nos falta nada e a verdade é que isso se sente. Esta eliminatória correu na perfeição, estivemos todos à altura do desafio e tenho muito orgulho nos meus companheiros e no capitão.”

Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, sobre o que significaria chegar às Davis Cup by Rakuten Finals: “Seria o realizar de um sonho não só dos jogadores, como da Federação Portuguesa de Ténis. Estes jogadores merecem. Temos visto ao longo dos últimos anos que todos têm muito empenho e vontade em representar a seleção nacional, o que como sabemos não acontece em todos os países. Portanto seria um grande prémio para todos.”

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Setembro, 2022

João Manuel Esteves no arranque do ano letivo do IPVC em Arcos de Valdevez 

O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, esteve nas instalações do IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Arcos de Valdevez, para dar as boas vindas e desejar um ótimo ano escolar aos alunos do ensino técnico superior do Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) em “Mecânica Automóvel” e do de “Impressão 3D e Maquinação Automática”, sendo que este último será pela primeira vez aqui lecionado.

Regional 26 Setembro, 2022

Barcelos Cidade Medieval entre 30 de setembro e 2 de outubro

Depois de dois anos de interregno, Barcelos recua à Idade Média e vai realizar a VII edição de Barcelos Cidade Medieval, entre 30 de setembro e 2 de outubro, no Parque da Cidade.  Durante três dias – sexta, sábado e domingo - visitar o Parque da Cidade será como viajar no tempo até à Idade Média.

Regional 23 Setembro, 2022

Escola de Música de Perre volta a organizar concurso de Bandas de Garagem

A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o concurso de Bandas de Garagem, denominado “SOUNDS OUT”.

Regional 23 Setembro, 2022

Dia do Treinador assinalado em Viana do Castelo no domingo

Viana do Castelo assinala este domingo, dia 25 de setembro, o Dia do Treinador com uma ação de formação. A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo será palco da celebração com uma ação moderada por Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, e quatro treinadores convidados.

Regional 23 Setembro, 2022

Viana do Castelo vai debater alterações climáticas e sustentabilidade do uso da água

O Comité de Geminações de Pessac e a Câmara Municipal de Viana do Castelo promovem, esta sexta-feira, 23 de setembro, uma videoconferência que visa debater as consequências das alterações climáticas e a sustentabilidade do uso da água.

Regional 23 Setembro, 2022

Viana do Castelo assinala Dia Mundial do Turismo com diversas iniciativas

O Dia Mundial do Turismo assinala-se a 27 de setembro e o Município de Viana do Castelo preparou, com os parceiros locais, uma programação variada para assinalar a efeméride com diversas iniciativas, entradas gratuitas, visitas guiadas e preços especiais.

Regional 23 Setembro, 2022

Politécnico de Viana do Castelo promove vindimas inclusivas

Cerca de uma dezena de utentes da Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, participaram no último dia das vindimas que se encontram a decorrer na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.