Logo
Nacional

Viana do Castelo terá 14 listas candidatas às eleições legislativas

1 Fevereiro, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O círculo eleitoral de Viana do Castelo vai ter 14 listas candidatas às eleições legislativas de 10 de março. Os eleitores poderão escolher entre os seguintes partidos e/ou coligações: PS, Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM), Chega, IL, BE, CDU (PCP/PEV), PAN, Livre, Alternativa 21 (MPT/Aliança), ADN, RIR, Ergue-te, Nova Direita e Volt Portugal.

De acordo com a ordem das candidaturas nos boletins de voto divulgada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), na sequência do sorteio pelos tribunais de círculo, Lisboa tem 18, enquanto Braga, Setúbal, Madeira e o círculo da Europa contam com 17 candidaturas.

Por sua vez, os círculos do Porto e Fora da Europa vão ter 16 forças políticas no boletim e Aveiro, Beja, Coimbra, Faro e Portalegre têm 15.

Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Santarém, Viana do Castelo e Viseu terão 14 forças políticas a concorrer.

Os círculos com menos partidos e coligações no boletim de voto serão Bragança, Vila Real e Açores, cada um com 13.

Todos os partidos com assento parlamentar concorrem a todos os círculos eleitorais.

Em termos gerais são 19 forças políticas a concorrer a pelo menos um círculo eleitoral.

Segundo o Diário de Notícias, está para apreciação pelo Tribunal Constitucional (TC) uma queixa sobre a legitimidade da direção do MAS e um pedido de mudança de nome para ‘Agora’.

Após um prazo para reclamações e recursos, as listas defetivamente admitidas são afixadas até 19 de fevereiro, de acordo com o mapa-calendário da CNE.

De todos os partidos inscritos no TC, apenas o Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP) não se candidata a qualquer círculo nestas eleições legislativas.

Nas eleições legislativas de 2019 e 2022, foram 21 as forças políticas que constaram nos boletins de voto.

Em 2015, foram 16 as forças políticas a votos nas eleições legislativas, mas apenas 12 – dez partidos e duas coligações – concorreram aos 22 círculos eleitorais, enquanto em 2011 esse número tinha sido de 17 forças políticas, das quais dez em todos os círculos eleitorais.

Esta é a ordem das candidaturas nos boletins de voto, em Viana do Castelo, na sequência do sorteio realizado no tribunal, a 30-01-2024.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 21 Julho, 2024

Feira do Livro de Ponte de Lima termina hoje

A XVIII Feira do Livro de Ponte de Lima, a decorrer na Expolima, termina hoje.

Música 20 Julho, 2024

Banda vianense estreia-se na Casa da Música

A banda Coisa Mansa, com músicos de Viana do Castelo, vai estar no Porto, na Casa da Música, no evento "Verão da Casa", iniciativa que, até setembro, dá palco a dezenas de propostas musicais em diferentes formatos.

Desporto 20 Julho, 2024

Ponte de Lima homenageia Fernando Pimenta e Hélio Lucas com mural de Arte Urbana

O Município de Ponte de Lima promoveu a execução de um mural de Arte Urbana em homenagem a Fernando Pimenta e Hélio Lucas, num dos pilares da Ponte Nossa Senhora da Guia.

Nacional 20 Julho, 2024

Tribunal decreta serviços mínimos para greve na CP dias 22 e 24 de julho

O Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos de 20% para a greve na CP - Comboios de Portugal, convocada por vários sindicatos, entre as 00h00 e as 24h00 dos dias 22 e 24 de julho.

Regional 20 Julho, 2024

Mulher de 30 anos residente em Mazarefes foi detida pela PSP por suspeitas dos crimes de burla

Uma mulher de 30 anos, desempregada, residente na freguesia de Mazarefes, em Viana do Castelo, foi detida pela PSP, na sexta-feira, por suspeitas dos crimes de burla, furto, abuso de confiança, abuso de cartão de garantia ou dados de pagamento e falsidade informática.

Desporto 20 Julho, 2024

Portugal joga com Azerbaijão nos play-offs de acesso ao Euro2025 feminino

A seleção portuguesa feminina de futebol vai defrontar o Azerbaijão na primeira ronda dos play-offs de acesso ao Campeonato da Europa de 2025, ditou o sorteio realizado na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.

Internacional 20 Julho, 2024

Bienal Internacional de Arte de Cerveira começa hoje a refletir sobre Liberdade

A XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira realiza-se entre hoje e 30 de dezembro, com um convite para artistas e pensadores refletirem sobre a Liberdade e tem 56 obras de 12 países em concurso, revelou a organização.