Logo
Desporto

Viana do Castelo recebeu pela primeira vez Gala do Andebol

6 Setembro, 2023 | 16:45
Partilhar
Eduarda Alves
5 min. leitura

Pela primeira vez, o município de Viana do Castelo recebeu a X Gala do Andebol, que foi também a primeira edição pós-pandemia, depois de três anos de interregno, e o regresso da noite mais especial da modalidade não podia ter sido mais feliz.

O belíssimo Teatro Municipal Sá de Miranda foi o palco do certame, no qual 12 atletas foram distinguidos pelo desempenho desportivo na época 2022/2023, para além das merecidas homenagens a três notáveis Seleções Nacionais e à equipa masculina do SL Benfica, que fizeram história nas competições internacionais nos últimos anos.

Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, deu o mote para o início da tão esperada 10.ª edição da Gala do Andebol, com um discurso emocionante, repleto de agradecimentos a todos os que contribuíram para o indubitável crescimento da modalidade no passado recente, mesmo em tempos conturbados de pandemia, quer ao nível das Seleções Nacionais, quer no plano europeu em que os clubes nacionais, de indoor e Andebol de Praia, escreveram igualmente o seu nome na história.

Para além do líder da instituição que tutela a nossa modalidade, e restantes membros da direção, assistiram também à cerimónia – entre outros – Carlos Paula Cardoso, Presidente da Confederação do Desporto, Ricardo Rego, Vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Flora Silva, Presidente da Assembleia Geral da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Nuno Pires, Diretor da Unidade de Patrocínios da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Os grandes vencedores da noite

Francisco Costa, jovem lateral internacional português e atleta do Sporting CP, foi distinguido com o “Prémio de Melhor Jogador Jogos Santa Casa do Campeonato Placard Andebol 1”, tendo liderado as votações com 45,22%, à frente do capitão da Seleção Nacional e central do FC Porto, Rui Silva (42,26%) e do seu irmão, Martim Costa (12,52%), também ele internacional por Portugal e lateral leonino. Francisco Costa tornou-se, assim, o jogador mais jovem de sempre a vencer o galardão mais importante da Gala do Andebol.

Aos 37 anos, Viktoriya Borshchenko, central do SL Benfica, arrecadou pela primeira vez o “Prémio de Melhor Jogadora Jogos Santa Casa do Campeonato 1ª Divisão Feminina”, com um total de 47,08% das votações, depois de uma época notável ao serviços das encarnadas que se sagraram bi-Campeãs Nacionais. A atleta ucraniana superou os 27,48% e os 25,44% das internacionais lusas Mihaela Minciuna e Maria Unjanque, respetivamente, companheiras de equipa no SL Benfica.

Vasco Costa, lateral e internacional jovem por Portugal e atleta que brilhou na temporada passada ao serviço do FC Gaia Empril, por empréstimo do FC Porto, entrou também pela primeira vez na lista de vencedores, ao levar para casa o “Prémio de Jogador Revelação do Campeonato Placard Andebol 1”. Com 38,67% das votações, Vasco Costa ficou à frente do guarda-redes Diogo Rêma Marques, que arrecadou 32,75% (FC Gaia Empril/FC Porto) e de João Gomes (28,57), que terminou recentemente uma longa ligação ao Águas Santas Milaneza para se juntar ao Sporting CP.

Carmen Figueiredo, lateral de 18 anos do CDE Gil Eanes e da Seleção Nacional, foi a única atleta a receber dois galardões na X Gala do Andebol, entre os quais o de “Jogadora Revelação do Campeonato 1ª Divisão Feminina”, recolhendo 55,71% dos votos. A atleta algarvia superiorizou-se a Naíde Gonçalves (25,02%), do ABC de Braga, e a Constança Sequeira (19,26%), central do SL Benfica.

A internacional portuguesa Isabel Góis, que regressou ao Madeira SAD na temporada passada, foi distinguida com o “Prémio de Melhor Guarda-Redes Jogos Santa Casa do Campeonato da 1ª Divisão Feminina”, ao recolher a maior percentagem das votações, com 56,05%. Também nomeadas para este galardão estavam Ana Ursu (23,74%), do SL Benfica, e Matilde Rosa (20,21%), do CDE Gil Eanes.

O “Prémio de Melhor Guarda-Redes Jogos Santa Casa do Campeonato Placard Andebol 1” foi atribuído ao espanhol Sergey Hernandez, que se despediu do SL Benfica esta temporada e que recolheu 49,75% dos votos, ficando à frente dos 35,06% recolhidos por Nikola Mitrevski (FC Porto) e dos 19,68% do sportinguista Leonel Maciel.

Magnus Andersson, treinador de 57 anos que liderou a equipa senior do FC Porto nas últimas quatro temporadas e venceu todos os troféus internos, foi eleito o como “Melhor Treinador do Campeonato Placard Andebol 1” recolhendo 41,35% dos votos. O sueco ficou à frente de Ricardo Costa (Sporting CP) e de Filipe Magalhães (ABC de Braga), que obtiveram 39,30% e 19,35% das votações, respetivamente.

No plano feminino, João Florêncio, que levou a equipa do SL Benfica à conquista do bi-Campeonato, 30 anos depois, foi eleito como “Melhor Treinador do Campeonato da 1ª Divisão Feminina”, com 42% das votações, superiorizando-se aos 29,15% de Fernando Fernandes (ABC de Braga) e aos 28,85% de António Florido (Madeira SAD).

Recorde-se que um total de 7377 pessoas participaram na votação do público da X Gala do Andebol, que contou com um novo formato de votações: os treinadores do Campeonato Placard Andebol 1 e do Campeonato 1ª Divisão Feminina contribuíram com 70% dos votos e a chegada à short-list traduziu-se pela votação dos mesmos, já a votação pública contribuiu com 30% para o resultado final.

Golos, golos e mais golos

Com uns impressionantes 202 remates certeiros em 22 jogos realizados, Carmen Figueiredo recebeu o segundo galardão individual da noite, o Prémio de Melhor Marcadora do Campeonato 1ª Divisão Feminina.

Quanto à competição masculina, o Melhor Marcador da última edição do Campeonato Placard Andebol 1 foi o cabo-verdiano Délcio Pina, lateral de 31 anos do Marítimo da Madeira Andebol SAD, que assinou 201 golos em 26 jogos e levou para casa o troféu.

Feitos notáveis valem merecidas homenagens

A Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas recebeu uma da maiores e sentidas salva de palmas da noite e os atletas e equipa técnica, liderada por Danilo Ferreira, foram chamados a palco para receber um prémio de homenagem pela conquista histórica do Campeonato do Mundo e da Europa, em 2022.

Também a Seleção Nacional A Masculina foi uma das homenageadas em Viana do Castelo. O mais importante feito da história da nossa modalidade nunca será esquecido e grande parte dos protagonistas dos Heróis do Mar subiram a palco para receber o prémio e serem ovacionados pelas centenas de pessoas que assistiram à cerimónia.

A medalha de prata conquistada em 2022 no Campeonato da Europa de sub-20, em solo português, valeu à Seleção Nacional sub-20, liderada por Carlos Martingo, um prémio de homenagem nesta noite de celebração.

No plano internacional, no que aos clubes diz respeito, a equipa masculina do SL Benfica que tocou o céu em 2021/2022 ao conquistar a EHF European League pela primeira vez, foi também homenageada.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita.