Barcelos acolheu a XXVII Edição da Cerimónia de Entrega dos Troféus Desportivos "O Minhoto".
Na Gala, que decorreu no Auditório S. Bento de Menni, estiveram presentes inúmeras personalidades e entidades oficiais, entre as quais, inúmeras Câmaras Municipais da região Minho, o Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude, Fundação Inatel, Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana, Coordenação Local do Desporto Escolar de Braga, bem como federações e associações de clubes e diversos clubes desportivos, entre outros.
No decorrer da cerimónia, abrilhantada com a atuação da Banda Plástica de Barcelos e com momento de dança da ARCA, foram entregues 28 troféus atribuídos por votação do júri, composto por 115 elementos (43 órgãos de comunicação social de âmbito local e regional, incluindo a VIANA TV, 10 órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 62 entidades e personalidades ligadas ao desporto).
A bilharista Vânia Franco, o ciclista João Cruz, o remador João Pedro Passos e a associação Darque Kayak Clube foram os únicos vianenses distinguidos na edição deste ano.
Na gala, foi ainda realizada homenagem ao Campeão Olímpico Iúri Leitão (Ciclismo de Pista); aos Campeões do Mundo: Ana Rita Rego (Health Qijong); Fernando Pimenta (Canoagem); Gonçalo Gomes Ferreira (Kickboxing); João Machado (Atletismo –Síndrome de Down); João Sousa (Canoagem); José Ramalho (Canoagem); Maria Luísa Gomes (Canoagem); Marta Paço (Surf Adaptado); Paulo Lemos (Judo – Síndrome de Down); Teresa Portela (Canoagem) e aos Campões da Europa: Iúri Leitão (Ciclismo de Pista); João Sousa (Canoagem); Maria Luísa Gomes (Canoagem); Ricardo Castro (Andebol de praia); Ricardo Martins (Basquetebol DI); Rodrigo Alheira (Wushu); Samuel Araújo (Hóquei em Patins) e SC Braga (Futebol de Praia).
Houve ainda oportunidade de homenagear as participações dos atletas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024: Fernando Pimenta (Canoagem); Iúri Leitão (Ciclismo de Pista); João Ribeiro (Canoagem); Mariana Machado (Atletismo); Teresa Portela (Canoagem); João Costa (Natação) e José Gonçalves (Boccia).
A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.
Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.
Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.
O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.
O 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar será formalmente constituído esta sexta-feira, num momento simbólico que marca o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo e de um vasto conjunto de parceiros com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos endógenos da região.
O presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, elogiou o "trabalho de excelência" da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), considerando que, "com mais condições", os lusos podem ombrear com os melhores do mundo.