Logo
Regional

Viana do Castelo: Presidente da Câmara dá parecer positivo para criação de Centro de Investigação e Desenvolvimento

3 Novembro, 2022 | 16:26
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, deu, a 31 de outubro, parecer positivo à criação do Centro de Investigação e Desenvolvimento no Campus da Praia Norte do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, numa parceria com a instituição de ensino superior vianense que visa alavancar a investigação e o desenvolvimento das energias offshore em Viana do Castelo, com impacto nacional e internacional.

A criação deste Centro de Investigação e Desenvolvimento integra a Agenda 20-30 para a Economia do Mar de Viana do Castelo. De acordo com a Agenda, “Viana do Castelo tem atualmente investimentos em energias renováveis offshore, um porto marítimo com experiência nesta indústria, construção, manutenção e reparação naval em equipamentos para a energia renovável offshore, produção de cabos marítimos de amarração de plataformas para esta indústria, capital humano experiente, instituições de ciência, investigação e desenvolvimento para as energias renováveis offshore e está atenta a novos desenvolvimentos relacionados com as energias renováveis offshore e à sua possível interligação com a produção de hidrogénio verde”, o que justifica a criação de um centro de investigação e desenvolvimento.

No documento é ainda realçado que “Viana do Castelo reúne atualmente um conjunto de condições ímpar para se tornar num centro tecnológico internacional de energias renováveis offshore, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da região, do país e da Europa, em linha com os objetivos definidos para a Estratégia Nacional para o Mar, para o Plano de Recuperação e Resiliência, para a Estratégia Norte 20-30 e para o Pacto Ecológico.”

O novo Edifício do “Centro de Investigação e Desenvolvimento” do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a edificar no Campus da Praia Norte, tem como propósito integrar numa única infraestrutura dedicada ao desenvolvimento de investigação de elevada qualidade um conjunto de unidades de investigação do IPVC. A par das unidades de investigação, serão instalados no novo Edifício de Investigação várias estruturas laboratoriais de caráter aplicado que atualmente se encontram dispersas nas três escolas do IPVC situadas na cidade.

O edifício, destinado à atividade das unidades de investigação já existentes no IPVC e outras que venham a ser criadas no âmbito de parcerias com outras instituições de ensino superior, vai ocupar uma área útil prevista de aproximadamente 5.000 m2.

De acordo com protocolo firmado no ano passado entre a autarquia e o IPVC, a colaboração institucional para a criação de um Centro de Investigação e Desenvolvimento representa um investimento municipal de 350 mil euros. 

O centro de investigação pretende, assim, agregar competências que atualmente se encontram dispersas, criar sinergias entre investigadores seniores e jovens investigadores, e constituir um polo de atração e de suporte em Viana do Castelo para empresas de base tecnológica e para investigadores nacionais e internacionais que nesta instituição pretendam desenvolver projetos e testes no âmbito das Energias Renováveis Oceânicas e Robótica Submarina e evoluir nos seus trabalhos de pesquisa e de investigação.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Julho, 2024

Construção da nova Residência Académica de Valença é “inédita”

A construção da nova residência académica de Valença está a decorrer a um bom ritmo. Situada na Avenida Pinto da Mota, a residência terá 32 quartos, num total de 56 camas.

Regional 26 Julho, 2024

Quatro homens suspeitos de roubarem 2,5 toneladas material de construção no Minho

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, constituiu arguidos quatro homens, com idades compreendidas entre os 21 e 69 anos, e recuperou diverso material furtado, nos concelhos de Viana do Castelo e Vila Verde.

Regional 26 Julho, 2024

Salva-vidas de Viana do Castelo resgatam duas pessoas à entrada da barra de Esposende

Os tripulantes da Estação Salva-vidas de Viana do Castelo resgataram, esta manhã, duas pessoas, de nacionalidade francesa, à entrada da barra de Esposende, que alegadamente foram arrastadas pela corrente que se fazia sentir, após terem caído da mota de água onde seguiam.

Desporto 26 Julho, 2024

Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris2024 tem início às 18h30

A Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos vai arrancar dentro de momentos. Este ano a cidade de Paris é a anfitriã, e promete uma cerimónia ousada, original e única.

Regional 26 Julho, 2024

Jovens monçanenses aderem ao “Voluntariado Jovem pela Natureza e Florestas”

Até ao final de agosto, vários jovens monçanenses estão a promover ações de limpeza e a identificar e remover espécies invasoras, nos troços da Ecovia junto ao rio Minho, entre as freguesias de Lapela e Bela, em Monção.

Regional 26 Julho, 2024

Viana do Castelo isenta feirantes de taxas no mês de agosto

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai isentar de taxas municipais, no mês de agosto, os feirantes da feira semanal, em virtude de o terrado ter sido cedido à Vianafestas no âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

Nacional 26 Julho, 2024

Número de fogos rurais é o mais reduzido desde 2014

Um total de 1.812 incêndios rurais foram registados entre 01 de janeiro e 30 de junho deste ano, causando 2.964 hectares de área ardida, sendo o número de fogos mais reduzido desde 2014.