Logo
Regional

Viana do Castelo mantém aposta nas Feiras de Turismo nacionais e internacionais

9 Janeiro, 2024 | 15:46
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O executivo municipal aprovou esta terça-feira, em reunião ordinária, a proposta de promoção de Viana do Castelo em feiras de turismo e eventos em 2024. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Viana do Castelo volta a apostar em Portugal e Espanha, uma vez que constitui o “Mercado de Proximidade” que o município continua a privilegiar.

Pretende-se, assim, continuar a apostar na presença estratégica em Feiras de Turismo, nacionais e internacionais, destacando-se a FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, a NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra (Pamplona), a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a B-Travel – Salão Internacional de Turismo de Catalunha (Barcelona), a Expovacaciones (Bilbao), a FIA – Feira Internacional de Artesanato (Lisboa), o XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico (Ourense) e a INTUR – Feira Internacional der Turismo do Interior (Valladolid).

De acordo Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, “estas são as principais e mais importantes feiras de turismo da Península Ibérica, nas quais são recebidos milhares de visitantes e profissionais do setor, continuando a ser os produtos mais procurados a gastronomia e vinhos, viagens em família, short breaks, turismo ativo e náutico, turismo de natureza, turismo cultural, e pedidos de informação sobre Alojamento e Experiências”.

“As participações revestem-se de enorme importância para dar continuidade à estratégia de promoção turística Viana do Castelo. Os mercados nacional e espanhol continuam a constituir uma área de atuação prioritária, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela Rede Municipal de Turismo e privilegiando o envolvimento de todos os parceiros, públicos e privados. Estas presenças permitem promover e dar a conhecer, junto destes mercados, o nosso território e a nossa oferta turística, quer no contacto direto com o público em geral, quer nas reuniões B2B, onde se estabelecem contactos e potenciais negócios com os parceiros envolvidos, reforçando a aproximação a estes mercados”, lê-se na proposta do autarca.

Nos certames em que participa, o Município de Viana do Castelo tem integrado representações com a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte e com o consórcio Minho IN, mas tem também estado presente com stand próprio, aproveitando estas presenças para convidar os empresários do setor do alojamento e os agentes de animação turística a participarem em reuniões de negócios, com o intuito de promoverem os seus produtos e serviços e para estabelecerem eventuais parcerias com operadores turísticos.

Os artesãos, restaurantes e produtores de vinhos são também convidados a animar estas participações, com mostra de artesanato certificado e degustações enogastronómicas.

Neste sentido, a presença nestes certames reveste-se de enorme importância para se dar a conhecer a oferta turística diversificada e de qualidade que existe neste destino, a variedade de experiências que os visitantes e turistas podem usufruir, a excelência da gastronomia e vinhos, a riqueza patrimonial e paisagística, as praias e os desportos náuticos, os espaços museológicos e toda a oferta cultural.

A autarquia, dando sequência ao trabalho de dinamização turística que tem vindo a desenvolver no âmbito da Rede Municipal de Turismo, e que envolve o Turismo de Portugal (através da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo), a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Associação Fórum Turismo, pretende, em 2024, continuar a dinamizar ações destinadas aos profissionais do setor, como ações de formação integradas no Plano de Capacitação / Formação + Próxima, Programa de Valorização dos Recursos Humanos e MEETUPs – Encontros de partilha de Boas Práticas e de network intersectorial para estruturação da oferta turística, mas também promover Fam e Press Trips, visitas organizadas para dar a conhecer o território e os seus empresários, dando maior visibilidade e notoriedade ao Município.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 12 Junho, 2024

Juventude Viana oficializa André Torres como treinador na 1ª divisão

A Juventude Viana oficializou a renovação de André Torres como treinador para a próxima época. O clube de hóquei em patins de Viana do Castelo recorda que Torres "foi o timoneiro na subida à 1ª divisão nacional".

Nacional 12 Junho, 2024

Aprovada na especialidade proposta do PS que elimina portagens nas ex-SCUT

Os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram hoje o projeto dos socialistas que elimina as portagens nas ex-SCUT, durante a votação na especialidade.

Regional 12 Junho, 2024

Câmara de Viana do Castelo esclarece diferendo com o grupo AVIC

Após o grupo Avic anunciar a suspensão, a partir de quinta-feira, de serviços de transporte público urbano e interurbano e em horários em várias carreiras, acusando a Câmara de Viana do Castelo de “impor prejuízos permanentes às empresas”, a autarquia liderada por Luís Nobre não se deixou ficar e respondeu de imediato com um longo comunicado.

Desporto 12 Junho, 2024

Oitava etapa da Volta a Portugal em bicicleta parte de Viana do Castelo a 2 de agosto

A 85.ª edição, cujo percurso foi hoje apresentado, arranca com um prólogo em Águeda, em 24 de julho, e percorre um total de 1.540,1 quilómetros até Viseu, onde, em 04 de agosto, será coroado o sucessor de Colin Stüssi (Vorarlberg) após um contrarrelógio individual. De Viana do Castelo partem os ciclistas para a oitava etapa com destino a Fafe.

Regional 12 Junho, 2024

“Respira a Vida”: O diário de uma aventura superada com orgulho

A Viana TV esteve a acompanhar o "Respira a Vida" do inicio ao fim. Marcamos presença em todas as etapas. "Orgulho", "resiliência", "solidariedade" são alguns dos adjetivos utilizados na receção dos 13 companheiros de aventura nas diversas autarquias. O grupo partiu Santa Marta de Portuzelo rumo a Lisboa a pedalar, num total de quatro etapas totalizando mais de 400 quilómetros.

Regional 12 Junho, 2024

Centros de Saúde de Ponte de Lima e Freixo vão ser requalificados

O Município de Ponte de Lima deu mais um passo significativo na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população local com a assinatura dos contratos de Financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor superior a 1.5 milhões de euros. O investimento aprovado vai ser realizado até dezembro de 2025. 

Regional 12 Junho, 2024

“Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste” junta gastronomia, música e vinhos em Valença

O Município de Valença acolhe, este fim de semana, 14 e 15 de junho, a exposição transfronteiriça "Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste", na Coroada (Fortaleza).