Logo
Regional

Viana do Castelo lança aplicação para apoiar “Páscoa Doce”

19 Março, 2024 | 15:19
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou hoje uma aplicação para dispositivos móveis que visa apoiar os principais quadros da programação da “Páscoa Doce”, iniciativa que convida a viver o período festivo no centro histórico da cidade de 23 de março a 1 de abril.

A aplicação visa apoiar o Roteiro Religioso previsto para a noite da Quinta-feira Santa 28 de março, com 23 igrejas e capelas da cidade abertas à visita e à oração entre as 20h00 e a 24h00. Na aplicação, o visitante encontra fotografias da fachada dos diversos espaços religiosos, a localização e uma áudio-descrição. Nessa noite, o Elevador de Santa Luzia será de acesso gratuito, com viagens disponíveis entre as 19h30 e as 00h15, convidando a que a visita às igrejas, que se quer em número ímpar, inclua também o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido como Santuário de Santa Luzia.

Assim, estarão abertas à oração: Sé Catedral, Igreja da Misericórdia, Capela de N.ª Sr.ª do Resgate (Rua da Bandeira), Igreja de N.ª Sr.ª da Caridade, Capela da Casa da Carreira (Câmara Municipal), Capela das Almas, Igreja do Seminário do Carmo, Igreja Paroquial de N.ª Sr.ª de Fátima, Igreja da Sagrada Família, Capela de N.ª Sr.ª d’Agonia, Capela de S. Roque (junto à da Sr.ª d’Agonia), Capela do Carmelo de St.ª Teresinha, Capela do Seminário Diocesano, Capela de N.ª Sr.ª das Candeias (Largo Vasco da Gama), Capela de Santa Catarina, Igreja Paroquial de Monserrate (Igreja de São Domingos), Capela do Senhor do Calvário / Capela de N.ª Sr.ª da Conceição da Rocha (junto à Sr.ª d’Agonia), Santuário do Sagrado Coração de Jesus-Santa Luzia, Capela do Hospital, Igreja de São Bento, Capela de São Francisco de Paula (Capela das Malheiras), Capela do Museu de Artes Decorativas (Largo de S. Domingos) e Capela do Navio Gil Eannes.

A aplicação foi desenvolvida pelo Município de Viana do Castelo, pelas suas equipas de SIG, Mobilidade e Proteção Civil, sendo o acesso feito através de código QR. Permite também acompanhar o percurso da Mordomia do Senhor dos Passos, da Procissão do Senhor dos Passos e da Via Sacra, quadros grandes da programação Páscoa Doce.

Assim, o primeiro percurso, da Mordomia do Senhor dos Passos, que acontece no sábado, da 23 de março, às 16h30, inicia no Largo de São Domingos, passando pela Rua Manuel Espregueira, Avenida dos Combatentes da II Grande Guerra, Rua da Picota, Praça da República e Passeio das Mordomas da Romaria, integrando música e trajes à vianesa mais solenes.

Já o percurso da Procissão do Senhor dos Passos, pelas 15h30 de domingo 24 de março, inicia no Largo do Instituto Histórico do Minho, junto à Sé de Viana, percorrendo algumas artérias do centro histórico, com Sermão do Encontro na Praça da República e terminando no mesmo local onde iniciou.

Por fim, o percurso da Via Sacra, acontece na sexta-feira santa, 29 de março, às 21h00, iniciando no Santuário de Nossa Senhora da Agonia e terminando no Largo do Instituto Histórico do Minho, junto à Sé de Viana.

Nos próximos dias, Viana do Castelo volta a viver a “Páscoa Doce” com uma programação que integra diversos momentos religiosos, feira de iguarias, desfile, procissões, música e animação, numa proposta que promete encantar vianenses e visitantes, unindo o religioso e o profano. Organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Diocese de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo, com a colaboração da Vianafestas, o programa conjuga fé e devoção com alegria e animação.

Pelo segundo ano consecutivo, a Praça da República transforma-se, de 23 a 30 de março, na Mesa da Páscoa – Feira de iguarias de Páscoa, com produtos gastronómicos associados a esta celebração, convidando a uma visita ao centro histórico e à compra no comércio tradicional.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 20 Abril, 2024

Juventude Viana perde na Póvoa de Varzim

A Juventude Viana perdeu (3-2), este sábado na Póvoa de Varzim, em jogo da 22ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa vianense mantém o 2º lugar da classificação, mas agora com o Clube Desportivo da Póvoa apenas a um ponto.

Desporto 20 Abril, 2024

Rui Pedro Silva recandidata-se à liderança do Sport Clube Vianense

Rui Pedro Silva vai recandidatar-se à liderança do Sport Clube Vianense, nas eleições marcadas para o próximo dia 24 de maio de 2024. O anúncio foi feito na última Assembleia Geral do clube e confirmado à Viana TV,

Regional 20 Abril, 2024

Câmara de Valença com 300 mil euros positivos e execução de 20,5 ME de receita em 2023

A Câmara de Valença terminou 2023 com um resultado líquido positivo próximo dos 300 mil euros e “a maior execução da receita de sempre, no valor de 20,5 milhões de euros”, revelou a autarquia.

Regional 20 Abril, 2024

Viana do Castelo entre os distritos com menor registo de incumprimentos na limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 20 Abril, 2024

Voleibol Clube de Viana eliminado da Taça Federação

O Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0), esta sexta-feira nos Açores frente à Fonte do Bastardo, o segundo jogo das meias finais da Taça Federação. A equipa vianense que já tinha perdido (1-3) o primeiro jogo em Viana do Castelo acabou eliminada da competição.

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.