Logo
Regional

Recolha de biorresíduos em Viana do Castelo desviou de aterro mais de 3 mil toneladas de restos alimentares

7 Novembro, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A recolha seletiva de biorresíduos no concelho de Viana do Castelo permitiu, em 2023, desviar de tratamento em aterro sanitário 3.423 toneladas de restos alimentares.

De acordo com os dados divulgados pela câmara, o projeto de compostagem doméstica “Viana Abraça” dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), registou, na zona urbana, a recolha seletiva de 1.685 toneladas de biorresíduos, o equivalente a cerca de 120 quilogramas por alojamento aderente, com a valorização/compostagem pela Resulima.

No “eixo rural do projeto, o estudo da eficiência de captação de matéria orgânica, introduzida com a instalação de mais de 8.085 compostores domésticos, registou uma taxa de participação de 83% dos aderentes e permitiu o desvio de aterro de 1.738 toneladas, do total da produção de biorresíduos abrangidos por habitantes que utilizam o compostor”.

“No futuro, pretende-se alargar o projeto a outras áreas do município que não estão contempladas, nomeadamente o centro histórico da cidade”, refere a nota hoje enviada pela autarquia, a propósito da atribuição àquele projeto do selo Programa de Cooperação Territorial Europeia URBACT Boas Práticas.

Segundo os SMVC, o projeto Viana Abraça ainda não foi implementado no centro histórico “devido à existência de vários constrangimentos operacionais para a recolha seletiva de biorresíduos alimentares”.

“Neste caso, está previsto a curto prazo um sistema de recolha porta a porta, recorrendo a viaturas de dimensões mais reduzidas para a recolha dos biorresíduos”, salienta, sem especificar prazos.

O “projeto de separação e compostagem doméstica de resíduos orgânicos, iniciado em 2018, é composto por um primeiro eixo, vocacionado para a massificação da compostagem doméstica no perímetro rural/periurbano do município e, o segundo, vocacionado para a recolha seletiva de biorresíduos alimentares no perímetro urbano”.

O Programa de Cooperação Territorial Europeia URBACT tem o objetivo de promover o desenvolvimento urbano e sustentável nas cidades da Europa.

“Esta distinção espelha o compromisso dos SMVC na implementação de estratégias e práticas sustentáveis que promovem a melhoria da gestão de resíduos e a qualidade de vida dos cidadãos e surge como uma oportunidade de reconhecimento da qualidade dos serviços públicos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, permitindo estabelecer redes de parcerias com outras cidades europeias”, refere a nota.

A adesão da população à recolha seletiva de resíduos orgânicos resulta “no desvio de resíduos orgânicos do aterro e, consequentemente, no aumento da atribuição de benefícios sociais às instituições do concelho”.

Por “cada euro poupado com a compostagem doméstica e a recolha seletiva de orgânicos na zona urbana, a Câmara Municipal de doa outro euro para solidariedade. O total do valor arrecadado resulta na aquisição de bens que ajudam a melhorar o funcionamento de instituições de solidariedade social de Viana do Castelo”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 2 Dezembro, 2025

Lote of Christmas realiza-se já esta sexta-feira no Club Lote 5

É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.

Regional 2 Dezembro, 2025

Monção lança “Férias Fora de Portas” para crianças durante o Natal

O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.

Cultura 2 Dezembro, 2025

Artista vianense conquista primeiro prémio na Bienal do Eixo Atlântico

O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.

Regional 2 Dezembro, 2025

Monção: Dario Ribeiro apresenta “Fados e Baladas de Coimbra” no Cineteatro João Verde

O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.

Regional 2 Dezembro, 2025

Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura “Gabinete de Escuta”

A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.

Regional 2 Dezembro, 2025

Ponte de Lima lança 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos

O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.

Nacional 2 Dezembro, 2025

Pedro Pimpão apresenta candidatura à ANMP no congresso de dezembro em Viana do Castelo

Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.