Logo
Regional

Recolha de biorresíduos em Viana do Castelo desviou de aterro mais de 3 mil toneladas de restos alimentares

7 Novembro, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A recolha seletiva de biorresíduos no concelho de Viana do Castelo permitiu, em 2023, desviar de tratamento em aterro sanitário 3.423 toneladas de restos alimentares.

De acordo com os dados divulgados pela câmara, o projeto de compostagem doméstica “Viana Abraça” dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), registou, na zona urbana, a recolha seletiva de 1.685 toneladas de biorresíduos, o equivalente a cerca de 120 quilogramas por alojamento aderente, com a valorização/compostagem pela Resulima.

No “eixo rural do projeto, o estudo da eficiência de captação de matéria orgânica, introduzida com a instalação de mais de 8.085 compostores domésticos, registou uma taxa de participação de 83% dos aderentes e permitiu o desvio de aterro de 1.738 toneladas, do total da produção de biorresíduos abrangidos por habitantes que utilizam o compostor”.

“No futuro, pretende-se alargar o projeto a outras áreas do município que não estão contempladas, nomeadamente o centro histórico da cidade”, refere a nota hoje enviada pela autarquia, a propósito da atribuição àquele projeto do selo Programa de Cooperação Territorial Europeia URBACT Boas Práticas.

Segundo os SMVC, o projeto Viana Abraça ainda não foi implementado no centro histórico “devido à existência de vários constrangimentos operacionais para a recolha seletiva de biorresíduos alimentares”.

“Neste caso, está previsto a curto prazo um sistema de recolha porta a porta, recorrendo a viaturas de dimensões mais reduzidas para a recolha dos biorresíduos”, salienta, sem especificar prazos.

O “projeto de separação e compostagem doméstica de resíduos orgânicos, iniciado em 2018, é composto por um primeiro eixo, vocacionado para a massificação da compostagem doméstica no perímetro rural/periurbano do município e, o segundo, vocacionado para a recolha seletiva de biorresíduos alimentares no perímetro urbano”.

O Programa de Cooperação Territorial Europeia URBACT tem o objetivo de promover o desenvolvimento urbano e sustentável nas cidades da Europa.

“Esta distinção espelha o compromisso dos SMVC na implementação de estratégias e práticas sustentáveis que promovem a melhoria da gestão de resíduos e a qualidade de vida dos cidadãos e surge como uma oportunidade de reconhecimento da qualidade dos serviços públicos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, permitindo estabelecer redes de parcerias com outras cidades europeias”, refere a nota.

A adesão da população à recolha seletiva de resíduos orgânicos resulta “no desvio de resíduos orgânicos do aterro e, consequentemente, no aumento da atribuição de benefícios sociais às instituições do concelho”.

Por “cada euro poupado com a compostagem doméstica e a recolha seletiva de orgânicos na zona urbana, a Câmara Municipal de doa outro euro para solidariedade. O total do valor arrecadado resulta na aquisição de bens que ajudam a melhorar o funcionamento de instituições de solidariedade social de Viana do Castelo”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 31 Agosto, 2025

Vianense goleou Valenciano e segue em frente na Taça de Portugal

O SC Vianense entrou com o pé direito na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer de forma clara e convincente o dérbi minhoto frente ao Valenciano, por 1-4, em Valença do Minho, na 1.ª eliminatória da prova rainha do futebol português.

Regional 31 Agosto, 2025

Feiras Novas 2025: Ponte de Lima prepara-se para seis dias de festa, tradição e cultura popular

De 10 a 15 de setembro, Ponte de Lima volta a ser o epicentro da cultura popular minhota com a realização das tradicionais Feiras Novas, uma das maiores romarias do Alto Minho, em honra de Nossa Senhora das Dores. O evento, que integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, promete atrair milhares de visitantes à vila limiana para seis dias repletos de música, tradição, folclore e devoção.

Desporto 31 Agosto, 2025

Caminha recebe Supertaças de Futsal da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O futsal distrital volta a entrar em cena com a disputa das Supertaças da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), agendadas para os dias 20 de setembro e 4 de outubro, no Pavilhão Municipal de Caminha.

Regional 31 Agosto, 2025

Homem detido em flagrante por atear incêndio em Valença

Um homem de 52 anos foi detido este sábado, em flagrante, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), enquanto ateava um incêndio florestal com recurso a um isqueiro, no concelho de Valença. O suspeito permanece sob custódia da GNR até ser presente ao Tribunal Judicial de Valença, na segunda-feira, para o primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.

Nacional 31 Agosto, 2025

Lisboa recebe a “Cidade das Tradições” com foco no património cultural do Norte

De 26 a 28 de setembro, o Parque de Jogos 1.º de Maio INATEL, em Lisboa, vai acolher a Cidade das Tradições – Com a Pronúncia do Norte, evento gratuito promovido pela Fundação INATEL, com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO e da Região de Turismo Porto e Norte.

Desporto 31 Agosto, 2025

Valença acolhe 9ª edição das Olimpíadas Seniores com mais de 400 participantes

Valença prepara-se para receber, entre os dias 1 e 4 de setembro, a 9.ª edição das Olimpíadas Seniores, um evento de âmbito distrital que promete encher a cidade de energia, convívio e espírito desportivo.

Regional 30 Agosto, 2025

Empresas do Alto Minho em destaque no Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau

Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.