Logo
Regional

Viana do Castelo conquista Prémio Autarquia do Ano com três projetos

23 Maio, 2023 | 10:38
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Município de Viana do Castelo conquistou o Prémio Autarquia do Ano em três categorias: na categoria Saúde e Bem-estar, sub-categoria de Criação de Unidades de Saúde Móvel, venceu com o projeto Unidade Móvel de Saúde; na categoria Economia, sub-categoria Oportunidades para a Juventude, venceu com o projeto “Viana Jovens Empreendedores”; e na categoria Ecologia e Cuidado dos Animais, sub-categoria Reciclagem, foi vencedor com o projeto Viana Abraça.

Sobre a Unidade Móvel de Saúde, que tem como slogan “Vamos mais longe por uma saúde mais próxima”, surgiu da necessidade de dotar as freguesias de Viana do Castelo com um ponto de rastreio e tratamento acessível a todos os cidadãos, sobretudo aos mais vulneráveis. Tem como missão complementar apoiar e valorizar os recursos de saúde, assim como aumentar a solidariedade e prosperidade, mediante a
proteção e promoção da saúde, a segurança humana e a melhoria da saúde pública, de acordo com diretrizes da Organização Mundial de Saúde.

Criada pela Câmara Municipal, em parceria com o Centro Humanitário do Alto Minho – Cruz Vermelha Portuguesa, pretende promover a equidade em saúde e reforçar a rede de cuidados de saúde de proximidade, com vista a obter ganhos em saúde a longo prazo. A intervenção na comunidade é preventiva e curativa, promove a saúde e previne a doença, aumentando a literacia em saúde e contribuindo para a
mudança de atitudes e comportamentos. A UMS iniciou atividade em dezembro de 2020. Percorre 24 freguesias do concelho, com paragens fixas, mediante um cronograma que se repete a cada 6 semanas. Já realizou mais de 5.000 atendimentos e interagiu com mais de 12.000 vianenses.

A Unidade Móvel é uma carrinha adaptada com material que permite efetuar consulta e tratamento ao nível dos cuidados de saúde primários. Os atendimentos são garantidos por dois recursos humanos e efetuados sempre por um profissional de enfermagem, que avalia sinais vitais, analisa o estado de saúde geral e efetua esclarecimento, aconselhamento e encaminhamento.

No que toca ao “Viana Jovens Empreendedores”, a Câmara Municipal aprovou, em 2020, por unanimidade, a criação de concursos para jovens empreendedores, para promoverem projetos “inovadores” que permitam a criação do próprio emprego.

O projeto “Viana Jovens Empreendedores” surgiu no âmbito das políticas de apoio à juventude do Município de Viana do Castelo. Com este projeto pretende-se fomentar a criação de novos projetos empreendedores, podendo ser projetos dirigidos à cidade e ao público em geral ou projetos que tenham como objetivo criar uma marca, uma empresa ou implementar uma ideia inovadora que esteja há muito fechada na gaveta por falta de disponibilidade financeira.

Pretende-se promover a seleção de ideias/projetos em torno dos quais se perspetive a criação do próprio emprego; capacitar os empreendedores no desenvolvimento e melhores das suas ideias/projetos, dotando-os de ferramentas que lhes permitam validar/consolidar as mesmas e apoiar a criação de emprego e a fixação de pessoas, bens e serviços em Viana do Castelo.

Já no âmbito da reciclagem, Viana do Castelo tem sido pioneira, a nível nacional, com o projeto Viana Abraça, método de recolha seletiva de biorresíduos implementado no município.

O Viana Abraça pretende estimular a separação e aumentar a valorização de resíduos orgânicos através da compostagem, evitando a sua deposição em aterro e potenciando o papel deste recurso desaproveitado na economia circular.

A valorização destes resíduos acarreta evidentes benefícios da emissão de gases com efeito de estufa, mas também sociais e económicos, permitindo gerar uma poupança considerável com o seu desvio de aterro, que se traduz, neste caso, em apoios a instituições de solidariedade social do município.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 20 Abril, 2024

Juventude Viana perde na Póvoa de Varzim

A Juventude Viana perdeu (3-2), este sábado na Póvoa de Varzim, em jogo da 22ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa vianense mantém o 2º lugar da classificação, mas agora com o Clube Desportivo da Póvoa apenas a um ponto.

Desporto 20 Abril, 2024

Rui Pedro Silva recandidata-se à liderança do Sport Clube Vianense

Rui Pedro Silva vai recandidatar-se à liderança do Sport Clube Vianense, nas eleições marcadas para o próximo dia 24 de maio de 2024. O anúncio foi feito na última Assembleia Geral do clube e confirmado à Viana TV,

Regional 20 Abril, 2024

Câmara de Valença com 300 mil euros positivos e execução de 20,5 ME de receita em 2023

A Câmara de Valença terminou 2023 com um resultado líquido positivo próximo dos 300 mil euros e “a maior execução da receita de sempre, no valor de 20,5 milhões de euros”, revelou a autarquia.

Regional 20 Abril, 2024

Viana do Castelo entre os distritos com menor registo de incumprimentos na limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 20 Abril, 2024

Voleibol Clube de Viana eliminado da Taça Federação

O Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0), esta sexta-feira nos Açores frente à Fonte do Bastardo, o segundo jogo das meias finais da Taça Federação. A equipa vianense que já tinha perdido (1-3) o primeiro jogo em Viana do Castelo acabou eliminada da competição.

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.