Logo
Regional

Viana do Castelo conquista Prémio Autarquia do Ano com três projetos

23 Maio, 2023 | 10:38
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Município de Viana do Castelo conquistou o Prémio Autarquia do Ano em três categorias: na categoria Saúde e Bem-estar, sub-categoria de Criação de Unidades de Saúde Móvel, venceu com o projeto Unidade Móvel de Saúde; na categoria Economia, sub-categoria Oportunidades para a Juventude, venceu com o projeto “Viana Jovens Empreendedores”; e na categoria Ecologia e Cuidado dos Animais, sub-categoria Reciclagem, foi vencedor com o projeto Viana Abraça.

Sobre a Unidade Móvel de Saúde, que tem como slogan “Vamos mais longe por uma saúde mais próxima”, surgiu da necessidade de dotar as freguesias de Viana do Castelo com um ponto de rastreio e tratamento acessível a todos os cidadãos, sobretudo aos mais vulneráveis. Tem como missão complementar apoiar e valorizar os recursos de saúde, assim como aumentar a solidariedade e prosperidade, mediante a
proteção e promoção da saúde, a segurança humana e a melhoria da saúde pública, de acordo com diretrizes da Organização Mundial de Saúde.

Criada pela Câmara Municipal, em parceria com o Centro Humanitário do Alto Minho – Cruz Vermelha Portuguesa, pretende promover a equidade em saúde e reforçar a rede de cuidados de saúde de proximidade, com vista a obter ganhos em saúde a longo prazo. A intervenção na comunidade é preventiva e curativa, promove a saúde e previne a doença, aumentando a literacia em saúde e contribuindo para a
mudança de atitudes e comportamentos. A UMS iniciou atividade em dezembro de 2020. Percorre 24 freguesias do concelho, com paragens fixas, mediante um cronograma que se repete a cada 6 semanas. Já realizou mais de 5.000 atendimentos e interagiu com mais de 12.000 vianenses.

A Unidade Móvel é uma carrinha adaptada com material que permite efetuar consulta e tratamento ao nível dos cuidados de saúde primários. Os atendimentos são garantidos por dois recursos humanos e efetuados sempre por um profissional de enfermagem, que avalia sinais vitais, analisa o estado de saúde geral e efetua esclarecimento, aconselhamento e encaminhamento.

No que toca ao “Viana Jovens Empreendedores”, a Câmara Municipal aprovou, em 2020, por unanimidade, a criação de concursos para jovens empreendedores, para promoverem projetos “inovadores” que permitam a criação do próprio emprego.

O projeto “Viana Jovens Empreendedores” surgiu no âmbito das políticas de apoio à juventude do Município de Viana do Castelo. Com este projeto pretende-se fomentar a criação de novos projetos empreendedores, podendo ser projetos dirigidos à cidade e ao público em geral ou projetos que tenham como objetivo criar uma marca, uma empresa ou implementar uma ideia inovadora que esteja há muito fechada na gaveta por falta de disponibilidade financeira.

Pretende-se promover a seleção de ideias/projetos em torno dos quais se perspetive a criação do próprio emprego; capacitar os empreendedores no desenvolvimento e melhores das suas ideias/projetos, dotando-os de ferramentas que lhes permitam validar/consolidar as mesmas e apoiar a criação de emprego e a fixação de pessoas, bens e serviços em Viana do Castelo.

Já no âmbito da reciclagem, Viana do Castelo tem sido pioneira, a nível nacional, com o projeto Viana Abraça, método de recolha seletiva de biorresíduos implementado no município.

O Viana Abraça pretende estimular a separação e aumentar a valorização de resíduos orgânicos através da compostagem, evitando a sua deposição em aterro e potenciando o papel deste recurso desaproveitado na economia circular.

A valorização destes resíduos acarreta evidentes benefícios da emissão de gases com efeito de estufa, mas também sociais e económicos, permitindo gerar uma poupança considerável com o seu desvio de aterro, que se traduz, neste caso, em apoios a instituições de solidariedade social do município.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Julho, 2024

Construção da nova Residência Académica de Valença é “inédita”

A construção da nova residência académica de Valença está a decorrer a um bom ritmo. Situada na Avenida Pinto da Mota, a residência terá 32 quartos, num total de 56 camas.

Regional 26 Julho, 2024

Quatro homens suspeitos de roubarem 2,5 toneladas material de construção no Minho

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, constituiu arguidos quatro homens, com idades compreendidas entre os 21 e 69 anos, e recuperou diverso material furtado, nos concelhos de Viana do Castelo e Vila Verde.

Regional 26 Julho, 2024

Salva-vidas de Viana do Castelo resgatam duas pessoas à entrada da barra de Esposende

Os tripulantes da Estação Salva-vidas de Viana do Castelo resgataram, esta manhã, duas pessoas, de nacionalidade francesa, à entrada da barra de Esposende, que alegadamente foram arrastadas pela corrente que se fazia sentir, após terem caído da mota de água onde seguiam.

Desporto 26 Julho, 2024

Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris2024 tem início às 18h30

A Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos vai arrancar dentro de momentos. Este ano a cidade de Paris é a anfitriã, e promete uma cerimónia ousada, original e única.

Regional 26 Julho, 2024

Jovens monçanenses aderem ao “Voluntariado Jovem pela Natureza e Florestas”

Até ao final de agosto, vários jovens monçanenses estão a promover ações de limpeza e a identificar e remover espécies invasoras, nos troços da Ecovia junto ao rio Minho, entre as freguesias de Lapela e Bela, em Monção.

Regional 26 Julho, 2024

Viana do Castelo isenta feirantes de taxas no mês de agosto

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai isentar de taxas municipais, no mês de agosto, os feirantes da feira semanal, em virtude de o terrado ter sido cedido à Vianafestas no âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

Nacional 26 Julho, 2024

Número de fogos rurais é o mais reduzido desde 2014

Um total de 1.812 incêndios rurais foram registados entre 01 de janeiro e 30 de junho deste ano, causando 2.964 hectares de área ardida, sendo o número de fogos mais reduzido desde 2014.