Logo
Regional

Viana do Castelo celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

18 Abril, 2023 | 10:20
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

Viana do Castelo celebra, esta terça-feira, 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com visitadas guiadas e percursos orientados no Museu do Traje, no Museu de Artes Decorativas e ainda à Gandra de Montedor.

Assim, no Museu do Traje, o público em geral é convidado a marcar presença numa visita guiada com percursos orientado, de acesso gratuito, às 15h30, com o tema “Património e mudança – herança e salvaguarda Museu do Traje – Viana do Castelo – Exposição do Traje Certificado”.

Inserida no tema Património e Mudança, esta iniciativa procura valorizar e preservar o património e reforçar as questões de salvaguarda, de inovação e de compromisso com a herança comum que nos une enquanto fatores de identidade e de esperança. Assim, a proposta passa por explorar a preservação do património, através da certificação das peças do traje e explorar a mudança, através dos materiais utilizados atualmente para a confeção dos trajes certificados. Para reforçar esta ideia de património e mudança, a visita guiada visa ainda comparar os trajes antigos e fazer a ligação com os atuais trajes certificados, como forma de salvaguarda do património.

No Museu de Artes Decorativas, a ação, também de acesso livre, acontece às 10h00 e às 15h00 e propõe um percurso orientado à “Exposição de Arte Sacra” para dar a conhecer a importância das heranças e da sua salvaguarda. Figuras relevantes na história da coleção do Museu foram a família Oliveira, nomeadamente o colecionador Luís Augusto de Oliveira (1851-1927) e o doador (seu filho) Manuel Espregueira e Oliveira (1888-1953) que, procurando a salvaguarda da herança comum, dotaram a cidade de um património artístico singular, identitário de um passado, preservando, porém, o compromisso com o futuro. 

Assim, é oferecida a possibilidade de explorar a preservação do património através das melhores práticas museológicas, para preservar, divulgar e registar toda a história do património em constante mudança. Para reforçar esta ideia de património e mudança, serão demonstradas as práticas expositivas, no espaço e no tempo. 

Neste dia, será ainda promovida uma Visita Orientada à Gandra de Montedor, a partir das 10h00, sendo o ponto de encontro na Praia de Fornelos, Carreço. Inscrições para grupos de 15 pessoas, através do email arqueologia@cm-viana-castelo.pt

Entre o Mar, o Monte e a Veiga, a Gandra de Montedor constitui-se como um espaço onde a Natureza e os vestígios humanos subsistem num invulgar e delicado equilíbrio. O espaço insere-se na Zona Especial de Conservação da Rede Natura 2000 e é um dos 13 monumentos naturais de Viana do Castelo. Para além do caráter geológico ímpar, preservam-se ainda alguns elementos patrimoniais que nos fazem remontar às origens da humanidade.

Pretende-se orientar o olhar do visitante para os elementos mais marcantes da paisagem e descodificar os vestígios de intervenção humana, ao longo da história da humanidade numa viagem entre a pré-história e a atualidade, entre os testemunhos arqueológicos etnográficos e construtivos em que se radica o caracter e a memória coletiva dos carrecenses.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) assinala-se anualmente a 18 de abril. Este dia foi criado pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), em 1982. No ano seguinte, a UNESCO reconheceu esta data, na 22.ª Conferência Geral. O seu objetivo é destacar a importância dos monumentos e sítios na história e identidade dos vários povos, bem como apelar à sua preservação e valorização.

O tema escolhido para 2023 é «Património e Mudança» e tem como objetivo divulgar a apresentação de estratégias que demonstrem todo o potencial da pesquisa e das práticas patrimoniais enquanto elemento de resiliência e estabilidade num mundo em constante transformação, definindo planos de resistência e adaptação às mudanças climáticas, estimulando a reconciliação das comunidades com os seus habitats, impulsionando a divulgação da diversidade do património construído e imaterial e a sua apreensão enquanto parte integrante de um ecossistema, apoiando a criação e concretização de ideias inovadoras, orientadas para a cidadania global e para o empreendedorismo com impacto na economia verde.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.