Logo
Cultura

Viana do Castelo celebra 50 anos da revolução com 200 iniciativas culturais

13 Abril, 2024 | 12:45
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Cerca de 200 iniciativas, promovidas pela Câmara e diversas entidades de Viana do Castelo celebram, ao longo do ano, os 50 anos da revolução do 15 de abril de 1974, de acordo com o programa, esta sexta-feira, apresentado publicamente.

Na conferência de imprensa de apresentação do programa, realizada no museu de Artes Decorativas, a coordenadora da Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de Abril, função que por inerência cabe à presidente do Centro Cultural do Alto Minho, Maria José Guerreiro foram apresentadas 30 iniciativas que vão decorrer entre sábado e 05 de outubro.

A responsável referiu que desde janeiro já decorreram 20 eventos de evocação dos 50 anos do 25 de abril e que até 2025, serão realizadas mais ações por se tratar de um programa aberto a novas propostas.

Maria José Guerreiro explicou que o programa resulta da contribuição de uma comissão de honra, composta por 61 entidades, desde individualidades dos vários setores da sociedade, representantes de todos os agrupamentos políticos da Assembleia Municipal, diretores de agrupamentos de escolas públicas e privadas, presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia, pessoas representativas de variadas profissões, entre outros.

Aquela comissão de honra foi constituída por proposta do presidente da Câmara, Luís Nobre, que hoje, presente da apresentação do programa justificou a iniciativa com a “obrigação que cabe todos cuidarem” dos valores de abril.

“Sentimos que nos comprometia a todos uma convocatória coletiva para celebrar estes 50 anos e para projetarmos os próximos 50 anos para demonstrarmos que a sociedade assimilou verdadeiramente os valores de abril. Todos temos a obrigação de cuidar desta transformação que o 25 de Abril nos trouxe nestes últimos 50 anos de liberdade”, sublinhou Luís Nobre.

As atividades a desenvolver ao longo do ano, disponíveis para consulta nas redes sociais, abrangem as diversas áreas artísticas desde o lançamento de livros, tertúlias, exposições, teatro, cinema, oficinas, concertos, conferências, pintura de murais.

O vereador da Cultura, Manuel Vitorino realçou que além da evocação da data, as comemorações pretendem envolver os agentes locais e o território, promovendo a reflexão em vários domínios, educação, cultura, ciência e outros e, sobre os benefícios dos 50 anos de democracia e liberdade.

“É também objetivo de a autarquia incorporar a temática nos eventos que são promovidos e nos protocolos de apoio ao associativismo”, sublinhou.

Manuel Vitorino referiu que as iniciativas que a autarquia vai promover até ao primeiro trimestre de 2025 “intersetam com as iniciativas promovidas pelas diferentes entidades, tendo sido criado um logótipo local inspirado na liberdade, democracia, o desenvolvimento.

A primeira iniciativa do programa hoje apresentada começa no sábado, pelas 16:00, no dia 24, às 21:30, começa a Festa de Abril, também na praça da República com poesia pela Voz da Tribo e, música com Cantares de Abril, Tuna de Veteranos, Venham mais Cinco, grupo composto por Augusto Canário, Cândido Miranda, Pedro Miranda, Xico Malheiro e Zeca Torres e, Xornas. À meia-noite, será lançado fogo-de-artifício.

No dia 25, pelas 15:30, a praça da República será palco de mais um concerto musical com a participação das Cantadeiras do Vale do Neiva, Grupo Folclórico de Viana do Castelo, Ronda Típica de Carreço, Dixie e Combos de Rock.

Durante o ano, a Câmara irá promover também um mural coletivo por Mário Rocha, em colaboração com alunos do concelho, e inaugurar uma escultura, do mesmo artista, na rotunda que inicia a avenida 25 de Abril, na capital do Alto Minho.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 12 Junho, 2024

Juventude Viana oficializa André Torres como treinador na 1ª divisão

A Juventude Viana oficializou a renovação de André Torres como treinador para a próxima época. O clube de hóquei em patins de Viana do Castelo recorda que Torres "foi o timoneiro na subida à 1ª divisão nacional".

Nacional 12 Junho, 2024

Aprovada na especialidade proposta do PS que elimina portagens nas ex-SCUT

Os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram hoje o projeto dos socialistas que elimina as portagens nas ex-SCUT, durante a votação na especialidade.

Regional 12 Junho, 2024

Câmara de Viana do Castelo esclarece diferendo com o grupo AVIC

Após o grupo Avic anunciar a suspensão, a partir de quinta-feira, de serviços de transporte público urbano e interurbano e em horários em várias carreiras, acusando a Câmara de Viana do Castelo de “impor prejuízos permanentes às empresas”, a autarquia liderada por Luís Nobre não se deixou ficar e respondeu de imediato com um longo comunicado.

Desporto 12 Junho, 2024

Oitava etapa da Volta a Portugal em bicicleta parte de Viana do Castelo a 2 de agosto

A 85.ª edição, cujo percurso foi hoje apresentado, arranca com um prólogo em Águeda, em 24 de julho, e percorre um total de 1.540,1 quilómetros até Viseu, onde, em 04 de agosto, será coroado o sucessor de Colin Stüssi (Vorarlberg) após um contrarrelógio individual. De Viana do Castelo partem os ciclistas para a oitava etapa com destino a Fafe.

Regional 12 Junho, 2024

“Respira a Vida”: O diário de uma aventura superada com orgulho

A Viana TV esteve a acompanhar o "Respira a Vida" do inicio ao fim. Marcamos presença em todas as etapas. "Orgulho", "resiliência", "solidariedade" são alguns dos adjetivos utilizados na receção dos 13 companheiros de aventura nas diversas autarquias. O grupo partiu Santa Marta de Portuzelo rumo a Lisboa a pedalar, num total de quatro etapas totalizando mais de 400 quilómetros.

Regional 12 Junho, 2024

Centros de Saúde de Ponte de Lima e Freixo vão ser requalificados

O Município de Ponte de Lima deu mais um passo significativo na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população local com a assinatura dos contratos de Financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor superior a 1.5 milhões de euros. O investimento aprovado vai ser realizado até dezembro de 2025. 

Regional 12 Junho, 2024

“Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste” junta gastronomia, música e vinhos em Valença

O Município de Valença acolhe, este fim de semana, 14 e 15 de junho, a exposição transfronteiriça "Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste", na Coroada (Fortaleza).