O som do órgão de tubos vai voltar a ecoar em várias igrejas do Alto Minho. De 10 de outubro a 30 de novembro, a Diocese de Viana do Castelo promove a 5.ª edição do Ciclo de Órgão, iniciativa organizada pelo Secretariado de Liturgia com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e diversas instituições.
O programa inclui dez concertos, uma conferência e, pela primeira vez, um Dia Jubilar da Música, reunindo intérpretes de referência nacional e internacional em diferentes templos da região.
O ciclo arranca a 10 de outubro, às 21h15, na Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo, com Filipe Veríssimo (órgão) e Mariana Garcia-Bouso (violino).
Ao longo de quase dois meses, o Ciclo de Órgão volta a ligar música, história e património, promovendo um diálogo entre artistas, comunidade e os espaços religiosos que acolhem os concertos.
Destaques da programação:
11 de outubro – João Santos apresenta Orgue-Celesta Mustel na Igreja do Espírito Santo, em Paredes de Coura.
18 de outubro – Concerto com Davide Barros, Daniel Sousa e o Laetare Ensemble, na Igreja da Areosa, em Viana.
25 de outubro – Grégorio Gomes (órgão) e Rúben Castro (trompete), na Igreja de Serreleis, Viana.
7 de novembro – Rui Soares (órgão) e Fabiana Magalhães (soprano), em Vila Nova de Muía, Ponte da Barca.
8 de novembro – Samuel Monteiro, na Igreja da Misericórdia de Caminha.
15 de novembro – Coro de Pais da Gulbenkian e Camerata Minhota, na Igreja Matriz dos Arcos de Valdevez.
16 de novembro – Daniel Ribeiro e a Escola Arquidiocesana de Música Litúrgica de S. Frutuoso (Braga), na Igreja de S. Domingos, em Viana, às 16h00.
22 de novembro – Conferência com João Vaz, às 11h00, no Santuário de Nossa Senhora d’Agonia (Viana); no mesmo dia, às 21h15, concerto de Jorge Silva, no Mosteiro de S. Neiva (Viana).
23 de novembro – Dia Jubilar da Música, às 14h00, na cidade de Viana do Castelo.
30 de novembro – Concerto de encerramento com Daniel Sousa e o Ensemble de Trompetes da Universidade de Aveiro, às 15h30, na Catedral de Viana do Castelo.
Com uma programação diversificada, o evento já se consolidou como uma das principais referências culturais do Alto Minho, celebrando a grandiosidade de um instrumento que marcou séculos de tradição musical e litúrgica.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.