O concelho de Viana do Castelo apresenta-se às eleições autárquicas de 2025 com um cenário de forte pluralidade política e cívica. Para as 30 freguesias e uniões de freguesia foram validadas dezenas de listas, representando partidos tradicionais, novas forças políticas e inúmeros grupos de cidadãos independentes.
De acordo com os dados oficiais, estão em disputa mais de 70 listas candidatas, tornando estas eleições umas das mais concorridas de sempre no concelho.
Independentes em força
As candidaturas independentes voltam a marcar presença em diversas freguesias, muitas vezes em confronto direto com partidos de implantação histórica. Exemplos são Afife, Carreço, Castelo do Neiva, Chafé, Perre, Mujães ou Vila Nova de Anha, onde grupos locais surgem como alternativa às estruturas partidárias.
Partidos em competição:
AD (PSD/CDS-PP) apresenta listas na quase totalidade das freguesias, com destaque para Areosa (João Azevedo), Santa Maria Maior/Monserrate/Meadela (Vítor Fernandes) e Darque (Paulo Taborda).
PS concorre em 14 freguesias, apoiando ainda 15 candidaturas independentes, reforçando a aposta na proximidade e na ligação a projetos locais.
CDU destaca-se com candidaturas em freguesias como Afife, Barroselas, Santa Marta de Portuzelo e União das Freguesias de Viana do Castelo e Meadela, onde a independente Cláudia Marinho lidera a lista apoiada pela coligação comunista.
CHEGA apresenta candidaturas em várias freguesias, como Amonde, Castelo do Neiva, Chafé, Darque, Lanheses, Santa Marta de Portuzelo, Vila Franca e Vila Fria.
Bloco de Esquerda e Iniciativa Liberal marcam também presença em freguesias estratégicas, sobretudo na cidade e em meios urbanos.
Concelho politicamente fragmentado
O concelho regista freguesias com uma verdadeira “maratona” de candidatos. Areosa, por exemplo, terá sete listas em disputa; também Santa Marta de Portuzelo e a União de Freguesias de Viana do Castelo e Meadela apresentam candidaturas múltiplas, prometendo uma campanha intensa e muito disputada.
Já em freguesias mais pequenas, como Amonde, Montaria ou Carvoeiro, surgem listas únicas ou apenas duas candidaturas, de caráter marcadamente local.
Dinâmica eleitoral em aberto
O elevado número de candidatos independentes e a fragmentação do voto em algumas freguesias tornam estas autárquicas particularmente imprevisíveis em Viana do Castelo. A escolha dos eleitores no próximo outono poderá redefinir equilíbrios locais e influenciar a gestão autárquica do concelho.
Autárquicas 2025: Saiba quem são os candidatos em todas as freguesias de Viana do Castelo
O humorista Joel Ricardo Santos sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende no próximo dia 20 de novembro para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “OVERBOOKING”, uma iniciativa promovida pela CLAP.
Alunos do 1.º ciclo de várias escolas do distrito de Viana do Castelo vão participar no programa “Já Chegámos”, uma iniciativa do Grupo Brisa que pretende ensinar, de forma divertida, as principais regras de segurança rodoviária e mobilidade sustentável.
A árbitra internacional Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi nomeada pela UEFA para dirigir dois encontros da fase de grupos da Ronda 1 de qualificação do Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2025/26.
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.