Logo
Cultura

Viana: “Baile à moda antiga” dá “pé” de entrada à Romaria da Senhora d’Agonia

11 Agosto, 2023 | 18:10
Partilhar
Isabel Marques
Menos de 1 minuto de leitura

No primeiro dia da programação da Romaria De Nossa Senhora D'Agonia, Viana do Castelo vai recuar 100 anos para recriar um "baile à moda antiga". A iniciativa acontece já na próxima segunda-feira, 14 de agosto, na Praça da Liberdade, pelas 22h00. 

Inserida na iniciativa “Praça da Música”, a atividade experimental pretende trazer  de volta o “bailarico” até ao coração do Alto Minho. “No fundo, é recuar 100 anos e fazer um baile à moda antiga com as pessoas trajadas com a moda dos anos 20, 30 e levar isso ao início das festas da senhora d’agonia que não é só folclore, trajes regionais…”, explicou Júlio Viana, coordenador da atividade.

“Estão já contactadas algumas escolas de dança da cidade, mas se alguma pessoa se quiser vestir de anos 20 tem lá umas cadeiras reservadas para se sentar. No final, essas cadeiras são retiradas e fica uma pista de dança”, completou.

A acompanhar musicalmente o “baile à moda antiga” estará  a Orquestra ligeira Zé Pedro que procurará interpretar diferentes estilos musicais como pasodoble, valsas, etc. “A orquestra Zé Pedro nasceu, precisamente, há 100 anos, portanto esta é também uma forma de homenageá-la e de fazer esse bailarico”, justificou ainda Júlio Viana.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 18 Setembro, 2023

OPINIÃO: Endoscopia digestiva alta permite diagnóstico precoce do cancro do estômago

O cancro do estômago, órgão que faz parte do sistema digestivo, ocorre quando as células do estômago se transformam em células anómalas e crescem de forma descontrolada.

Regional 21 Setembro, 2023

Fabíola Oliveira: “O nosso grande objetivo é tornar a cidade mais sustentável e viável para o peão”

Em plena Semana Europeia da Mobilidade, Viana do Castelo oficializou a adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham.

Regional 21 Setembro, 2023

Hospital de Viana do Castelo recorre a “biscate” para suprir falta de médicos

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) denunciou hoje o “biscate” utilizado pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) para suprir a falta de médicos motivada pela recusa em exceder as 150 horas de trabalho extraordinário anual.

Regional 21 Setembro, 2023

Museus municipais e Elevador de Santa Luzia gratuitos para celebrar Dia Mundial do Turismo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo prepara-se para celebrar o Dia Mundial do Turismo, que se assinala a 27 de setembro, com diversas atividades que têm como tema central o “Turismo & Investimentos Verdes”.

Regional 21 Setembro, 2023

40 idosos comprovam, este sábado, “que nunca é tarde para a primeira vez” a andar de avião

40 idosos, alguns na casa dos 90 anos, das instituições sociais de solidariedade social (IPSS’s) do concelho de Monção vão andar de avião ultraleve. A experiência acontece este sábado, 23 de setembro,  no Aeródromo de Cerval , em Vila Nova de Cerveira. 

Nacional 21 Setembro, 2023

Escolas públicas perderam quase 10 mil docentes numa década

As escolas públicas perderam quase 10 mil docentes numa década e a maior quebra foi até 2014, segundo dados recentemente divulgados que mostram também uma classe docente cada vez mais envelhecida em todos os ciclos de ensino.

Regional 21 Setembro, 2023

Eurodeputado visita Monção e Melgaço em época de vindimas

O eurodeputado, José Manuel Fernandes, Chefe da Delegação do PSD no Parlamento Europeu e Membro efetivo da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, vai estar esta quinta-feira, na sub-região Monção e Melgaço, numa altura de vindimas e pós-vindimas.

Regional 20 Setembro, 2023

SEDES Viana do Castelo promove reflexão no âmbito da Sustentabilidade Ambiental

A SEDES – Núcleo Distrital de Viana do Castelo promove na próxima quarta-feira, dia 20 de setembro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a "Sustentabilidade Ambiental: Que desafios nos lança o Papa Francisco?".