Logo
Cultura

Viana: “Baile à moda antiga” dá “pé” de entrada à Romaria da Senhora d’Agonia

11 Agosto, 2023 | 18:10
Partilhar
Isabel Marques
Menos de 1 minuto de leitura

No primeiro dia da programação da Romaria De Nossa Senhora D'Agonia, Viana do Castelo vai recuar 100 anos para recriar um "baile à moda antiga". A iniciativa acontece já na próxima segunda-feira, 14 de agosto, na Praça da Liberdade, pelas 22h00. 

Inserida na iniciativa “Praça da Música”, a atividade experimental pretende trazer  de volta o “bailarico” até ao coração do Alto Minho. “No fundo, é recuar 100 anos e fazer um baile à moda antiga com as pessoas trajadas com a moda dos anos 20, 30 e levar isso ao início das festas da senhora d’agonia que não é só folclore, trajes regionais…”, explicou Júlio Viana, coordenador da atividade.

“Estão já contactadas algumas escolas de dança da cidade, mas se alguma pessoa se quiser vestir de anos 20 tem lá umas cadeiras reservadas para se sentar. No final, essas cadeiras são retiradas e fica uma pista de dança”, completou.

A acompanhar musicalmente o “baile à moda antiga” estará  a Orquestra ligeira Zé Pedro que procurará interpretar diferentes estilos musicais como pasodoble, valsas, etc. “A orquestra Zé Pedro nasceu, precisamente, há 100 anos, portanto esta é também uma forma de homenageá-la e de fazer esse bailarico”, justificou ainda Júlio Viana.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 1 Março, 2024

Livro “Procissões e Celebrações na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia” é apresentado hoje

O livro “Procissões e Celebrações na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia”, edição da VianaFestas, é lançado esta sexta-feira, na BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa.

Regional 1 Março, 2024

Associação RAV pede apoio “mais consistente” do Estado face ao aumento do abandono animal

Numa altura em que se registam cada vez mais casos de abandono e maus tratos em animais, a Associação Resgate Adoção de Viana (RAV), do distrito de Viana do Castelo, apela a um apoio "mais consistente" do Estado. 

Regional 1 Março, 2024

“Saudade” a bordo do Navio Gil Eannes

No dia 23 de março, sábado, a bordo do Navio Gil Eannes vai ser realizado um espetáculo sob o tema “Saudade”. O espetáculo está integrado na participação da Fundação Gil Eannes, na 3ª Edição da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, que se realiza de 16 a 30 de março.

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).