O vencedor da 85.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta será hoje conhecido no final da 10.ª etapa, um contrarrelógio de 26,6 quilómetros em Viseu para o qual o russo Artem Nych (Sabgal-Anicolor) está na 'pole position'.
Depois de ser segundo na nona etapa, no alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto, o russo de 29 anos vestiu a camisola amarela e lidera a geral com 49 segundos de margem para o porto-riquenho Abner González (Efapel), segundo classificado, e 53 para o suíço Colin Stüssi (Vorarlberg), terceiro.
A sucessão de Stüssi, campeão em 2023, será decidida num ‘crono’ sem grandes dificuldades no percurso e no qual Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) entra como melhor português, no quarto lugar, a 57 segundos.
No top 10, o antigo líder da geral Afonso Eulálio (ABTF-Feirense) é o outro luso, no sexto posto, a 1.50 minutos do primeiro lugar.
A cidade de Viseu, que em 2021 também recebeu o contrarrelógio final da Volta, vai ainda coroar os líderes de várias classificações secundárias, no caso o espanhol Luis Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi) como vencedor na montanha e o argentino Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) nos pontos, além do espanhol Jaume Guardeño (Caja Rural-Seguros RGA), 10.º na geral e líder da juventude.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.