O vencedor da 85.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta será hoje conhecido no final da 10.ª etapa, um contrarrelógio de 26,6 quilómetros em Viseu para o qual o russo Artem Nych (Sabgal-Anicolor) está na 'pole position'.
Depois de ser segundo na nona etapa, no alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto, o russo de 29 anos vestiu a camisola amarela e lidera a geral com 49 segundos de margem para o porto-riquenho Abner González (Efapel), segundo classificado, e 53 para o suíço Colin Stüssi (Vorarlberg), terceiro.
A sucessão de Stüssi, campeão em 2023, será decidida num ‘crono’ sem grandes dificuldades no percurso e no qual Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) entra como melhor português, no quarto lugar, a 57 segundos.
No top 10, o antigo líder da geral Afonso Eulálio (ABTF-Feirense) é o outro luso, no sexto posto, a 1.50 minutos do primeiro lugar.
A cidade de Viseu, que em 2021 também recebeu o contrarrelógio final da Volta, vai ainda coroar os líderes de várias classificações secundárias, no caso o espanhol Luis Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi) como vencedor na montanha e o argentino Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) nos pontos, além do espanhol Jaume Guardeño (Caja Rural-Seguros RGA), 10.º na geral e líder da juventude.
A Seleção Nacional Sub-17 tornou-se, esta quinta-feira, campeã do mundo pela primeira vez na história, ao vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Catar. O golo decisivo, que garantiu o título inédito a Portugal, surgiu aos 32 minutos, após uma assistência perfeita do cerveirense Duarte Cunha, que colocou Anísio Cabral na cara do golo.
A Seleção Nacional sagrou-se, esta quinta-feira, Campeã do Mundo de Sub-17, após vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. O triunfo, inédito para o futebol português neste escalão, ficará eternizado como um dos momentos mais marcantes da história desportiva nacional.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” regressa este Natal ao centro histórico de Viana do Castelo e chega este ano com uma novidade: além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá também uma edição na véspera de Ano Novo.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebrou, no último sábado, 44 anos de atividade, numa cerimónia que destacou o papel essencial de dadores de sangue, voluntários e instituições beneméritas no apoio à melhoria dos serviços hospitalares.
Viana do Castelo quer afirmar-se através do mar. Esta quarta-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, decorreu a conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, organizada pela Câmara Municipal e pelo Centro de Excelência Jean Monnet - OCEANID +, da Universidade Nova de Lisboa.
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, Viana do Castelo vai receber duas iniciativas dedicadas à mobilidade sustentável e à promoção da bicicleta como meio de transporte e lazer. Os eventos são organizados pela associação em constituição Viana Ciclável, com atividades para todas as idades.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima recebe amanhã, 28 de novembro, às 18h00, no Salão Nobre, a Cerimónia de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025, distinção que homenageia o historiador Armando de Almeida Fernandes e visa incentivar a investigação em História Medieval Portuguesa.