Logo
Nacional

Venade arrancou novo ano com bênção de animais domésticos

16 Janeiro, 2023 | 9:38
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

No domingo anterior ao dia litúrgico de Santo Antão, que se celebra a 17 de janeiro, os devotos daquele Santo, acompanhados dos seus animais domésticos, sobem à ermida, situada nos limites da paróquia de Venade, no concelho de Caminha, no Monte de Santo Antão.

Após a meditação da Palavra de Deus, que narra a criação dos animais por Deus, a entrega dos mesmos a Adão, que lhes dá o nome, a salvação dos animais na arca de Noé, a profecia que indica os animais como promotores de paz e exemplo para o ser humano, os donos apresentam as criaturas para a bênção de Santo Antão.

Este domingo, dia 15 de janeiro, realizou-se a celebração da bênção dos animais domésticos.

“Os animais criados por Deus habitam no céu, na terra e no mar, participam nas vicissitudes do género humano e associam-se à sua vida. Por isso que nesse dia as criaturas entram connosco naquela igreja dedicada ao Padroeiro dos animais,”, esclarece a Paróquia de Venade, que também explica a tradição.

“Com o gesto de abençoar as criaturas, os homens pedem e agradecem a Deus a companhia, o alimento, a segurança, a saúde que os animais dão tantas vezes aos donos. Uma vez que segundo a providência divina do Criador, vários animais participam em certo modo da vida dos homens, servindo de auxílio nos seus trabalhos ou fornecendo alimento ou conforto, ao invocarmos a bênção de Deus sobre os animais, por intercessão do seu Patrono, Santo Antão, louvamos O Criador e agradecemos os Seus múltiplos benefícios”.

“Esta tão bela celebração de bênção das criaturas é também acompanhada da oração pelos que tratam os animais e que, ao mesmo tempo, são tratados por eles. Neste ano assolado pela guerra e pelas guerras, agradecemos e pedimos paz! Sim, a paz tantas vezes transmitida por meio destes canais pacíficos, as criaturas que trazem paz ao espírito dos humanos e zelam até pela sua segurança”.

Em tempo de pandemia, a cerimónia foi realizada apenas com a presença do Pároco e de sua mãe que, nesse local bendito rezaram pelas intenções das pessoas devotas de Santo Antão.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.