Logo
Nacional

Venade arrancou novo ano com bênção de animais domésticos

16 Janeiro, 2023 | 9:38
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

No domingo anterior ao dia litúrgico de Santo Antão, que se celebra a 17 de janeiro, os devotos daquele Santo, acompanhados dos seus animais domésticos, sobem à ermida, situada nos limites da paróquia de Venade, no concelho de Caminha, no Monte de Santo Antão.

Após a meditação da Palavra de Deus, que narra a criação dos animais por Deus, a entrega dos mesmos a Adão, que lhes dá o nome, a salvação dos animais na arca de Noé, a profecia que indica os animais como promotores de paz e exemplo para o ser humano, os donos apresentam as criaturas para a bênção de Santo Antão.

Este domingo, dia 15 de janeiro, realizou-se a celebração da bênção dos animais domésticos.

“Os animais criados por Deus habitam no céu, na terra e no mar, participam nas vicissitudes do género humano e associam-se à sua vida. Por isso que nesse dia as criaturas entram connosco naquela igreja dedicada ao Padroeiro dos animais,”, esclarece a Paróquia de Venade, que também explica a tradição.

“Com o gesto de abençoar as criaturas, os homens pedem e agradecem a Deus a companhia, o alimento, a segurança, a saúde que os animais dão tantas vezes aos donos. Uma vez que segundo a providência divina do Criador, vários animais participam em certo modo da vida dos homens, servindo de auxílio nos seus trabalhos ou fornecendo alimento ou conforto, ao invocarmos a bênção de Deus sobre os animais, por intercessão do seu Patrono, Santo Antão, louvamos O Criador e agradecemos os Seus múltiplos benefícios”.

“Esta tão bela celebração de bênção das criaturas é também acompanhada da oração pelos que tratam os animais e que, ao mesmo tempo, são tratados por eles. Neste ano assolado pela guerra e pelas guerras, agradecemos e pedimos paz! Sim, a paz tantas vezes transmitida por meio destes canais pacíficos, as criaturas que trazem paz ao espírito dos humanos e zelam até pela sua segurança”.

Em tempo de pandemia, a cerimónia foi realizada apenas com a presença do Pároco e de sua mãe que, nesse local bendito rezaram pelas intenções das pessoas devotas de Santo Antão.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2023

Monção organizou “O Melhor Wrap da Alimentação”

O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.

Regional 30 Janeiro, 2023

Atleta André Pinto do Viana Remadores do Lima bate record de 17 anos

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.

Regional 30 Janeiro, 2023

“Viana em Folia” de 17 a 21 de Fevereiro

De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.

Regional 29 Janeiro, 2023

Quatro autarquias do distrito de Viana formalizam constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

Desporto 29 Janeiro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.

Desporto 29 Janeiro, 2023

Juventude Viana perdeu em Paço d`Arcos e caiu para o último lugar do campeonato

A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.

Nacional 29 Janeiro, 2023

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.