Logo
Regional

Valença Vai Ter Centro de Promoção do Rio Minho

21 Outubro, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Valença vai inaugurar o Centro de Promoção do Rio Minho, esta segunda-feira, 21 de outubro, às 14h30, na Senhora da Cabeça, em Cristelo Covo.

O descerramento da placa de inauguração e a sessão de abertura será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, às 14h30.

Segue-se uma visita guiada aos espaços expositivos e interpretativos do CPRM referentes ao rio Minho, aos seus valores naturais e patrimoniais, nomeadamente as pesqueiras do rio Minho.

Para as 15h30 está agendada uma saída de campo, pelas margens do rio Minho, com a colocação de abrigos para a avifauna local, numa ação de educação e sensibilização ambiental que contará com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.

Às 16h00 decorrerá a ação de sensibilização “A fauna piscícola do rio Minho e o impacto das espécies exóticas no ecossistema fluvial”, a cargo de Rui Rivaes, investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, nas instalações do CPRM.

O encerramento das atividades estará a cargo da vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier.

O novo Centro de Promoção do Rio Minho funcionará nas instalações do antigo Centro Náutico, na Senhora da Cabeça, em Cristelo Covo, que foi requalificado recentemente pela Câmara Municipal de Valença.

O edifício do antigo Centro Náutico, com três pisos, mereceu uma intervenção interior e exterior, em toda a sua estrutura, numa obra que se alargou, também, ao espaço público envolvente que conta com uma praceta e áreas circundantes em calçada à portuguesa.

Esta obra foi financiada pelo programa Norte2020.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Dezembro, 2024

Ponte de Lima galardoada com Bandeira Verde ECOXXI 2024

Foram 65 os Municípios que se inscreveram, em 2024, no Programa Bandeira Verde ECOXXI, coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa. Um programa que pretende incentivar e promover a implementação de políticas e práticas de sustentabilidade local ao nível municipal.

Nacional 14 Dezembro, 2024

Novembro foi o mês mais quente dos últimos 94 anos em Portugal

O mês de novembro foi o mais quente em Portugal dos últimos 94 anos, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avançando que se verificou uma diminuição da área em seca meteorológica na região Sul.

Desporto 14 Dezembro, 2024

Santa Luzia joga hoje em casa frente ao Gondomar

O Santa Luzia Futebol Clube recebe, este sábado às 18h00 no Pavilhão José Natário, a Escola de Gondomar, em jogo referente à 12ª jornada, a 1ª da 2ª volta, da Liga Feminina Placard Futsal.

Nacional 14 Dezembro, 2024

Hinoportuna representa o Politécnico de Viana do Castelo em concurso na RTP1

Com os temas “Meu Fado”, de Mariza, e “Havemos de ir a Viana”, de Amália Rodrigues, a Hinoportuna – Tuna Académica do Politécnico de Viana do Castelo – sobe ao palco do programa “Estrelas ao Sábado”, este sábado à tarde, e tenta conquistar um lugar na final do programa da RTP1.

Desporto 14 Dezembro, 2024

Juventude Viana joga hoje na casa do último classificado

A Juventude Viana desloca-se, este sábado às 16h00, a Cascais, para defrontar o GRF Murches, em jogo correspondente à 9ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins.

Desporto 14 Dezembro, 2024

Projeto da Câmara de Cerveira recebe Selo de Boas Práticas da Comissão Europeia

O projeto Olympics4all, idealizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e implementado em colaboração com a Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), foi distinguido pela Comissão Europeia com o Selo de Boas Práticas URBACT.

Internacional 14 Dezembro, 2024

Pesca da sardinha em Portugal e Espanha não deve ultrapassar 40.073 toneladas em 2025

A pesca de sardinha no mar Cantábrico e nas águas atlânticas ibéricas não deve ultrapassar as 40.073 toneladas no próximo ano, quando for aplicado o rendimento máximo sustentável, recomendou o Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES).