Os Serões N' Aldeia regressam a Friestas, Valença, até 30 de julho, com artesanato, gastronomia e muita animação cultural, no Parque da Freguesia.
O evento arrancou na sexta-feira com uma jornada gastronómica dedicada ao borrego assado no forno a lenha com arroz pingado à moda de Friestas. A noite foi animada com uma gala comemorativa, com a atuação do grupo Rapazes da Fronteira e a recriação de um serão na aldeia.
XXV Festival de Folclore de Friestas
Este sábado, 27 de julho, a partir das 21h30, decorrerá o XXV Festival de Folclore de Friestas, este ano, com a participação do grupo anfitrião Rancho Infantil e Juvenil de Friestas, do Grupo Infantil e Juvenil de Santiago de Gavião, Vila Nova de Famalicão, do Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Gondarém, Vila Nova de Cerveira e da Associación Cultural e Xuvenil do Traxe Tradicional de Tuy, Espanha.
Domingo, 28 de julho, a partir das 22h, a noite será animada pela prata da casa com o Grupo Jazz Band 23.
Segunda-feira, 29 de julho, para as 22h, está programado o espetáculo “Reviver o Passado” com a atuação de antigos elementos do Rancho Infantil e Juvenil de Friestas e do Rancho Infantil e Juvenil da Camacha, da Ilha da Madeira.
Noite da Gastronomia Madeirense
Terça-feira, 30 de julho, a noite estará dedicada, como habitualmente, à gastronomia madeirense. A partir das 20h00 decorrerá o jantar com as tradicionais espetadas em pau de loureiro, bolo do caco e poncha. Uma noite que será animada com o concerto das Bombocas, a partir das 22h30. A noite encerrará com a atuação do DJ NYUD a partir das 23h30. A participação no jantar implica inscrição prévia para os telefones 914255059, 914777108, 914965342 ou 965224742.
O evento é promovido pelo Rancho Infantil e Juvenil de Friestas e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de Friestas.
O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.
A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.