Os Serões N' Aldeia regressam a Friestas, Valença, até 30 de julho, com artesanato, gastronomia e muita animação cultural, no Parque da Freguesia.
O evento arrancou na sexta-feira com uma jornada gastronómica dedicada ao borrego assado no forno a lenha com arroz pingado à moda de Friestas. A noite foi animada com uma gala comemorativa, com a atuação do grupo Rapazes da Fronteira e a recriação de um serão na aldeia.
XXV Festival de Folclore de Friestas
Este sábado, 27 de julho, a partir das 21h30, decorrerá o XXV Festival de Folclore de Friestas, este ano, com a participação do grupo anfitrião Rancho Infantil e Juvenil de Friestas, do Grupo Infantil e Juvenil de Santiago de Gavião, Vila Nova de Famalicão, do Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Gondarém, Vila Nova de Cerveira e da Associación Cultural e Xuvenil do Traxe Tradicional de Tuy, Espanha.
Domingo, 28 de julho, a partir das 22h, a noite será animada pela prata da casa com o Grupo Jazz Band 23.
Segunda-feira, 29 de julho, para as 22h, está programado o espetáculo “Reviver o Passado” com a atuação de antigos elementos do Rancho Infantil e Juvenil de Friestas e do Rancho Infantil e Juvenil da Camacha, da Ilha da Madeira.
Noite da Gastronomia Madeirense
Terça-feira, 30 de julho, a noite estará dedicada, como habitualmente, à gastronomia madeirense. A partir das 20h00 decorrerá o jantar com as tradicionais espetadas em pau de loureiro, bolo do caco e poncha. Uma noite que será animada com o concerto das Bombocas, a partir das 22h30. A noite encerrará com a atuação do DJ NYUD a partir das 23h30. A participação no jantar implica inscrição prévia para os telefones 914255059, 914777108, 914965342 ou 965224742.
O evento é promovido pelo Rancho Infantil e Juvenil de Friestas e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de Friestas.
O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI) levou a experiência de Viana do Castelo às V Jornadas do Serviço de Psicologia da ULS São João, realizadas a 20 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana prepara a estreia da sua 172.ª criação, “Ligas ou Desligo-te?”, marcada para 2 de dezembro de 2025. O espetáculo conta com cocriação e interpretação de Alexandre Calçada, e com a participação criativa de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, Ricardo Simões e Tiago Fernandes.
A Câmara de Caminha aprovou a criação do Conselho Municipal Económico e Estratégico, substituindo o antigo Conselho Económico e Social, considerado ineficaz.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, o reforço do apoio financeiro à construção da futura creche de Mazarefes, que terá capacidade para acolher 42 crianças.
Encontra-se patente nos Paços do Concelho de Ponte da Barca a exposição “Estudos para o Muro da Nossa História”, uma mostra que revela o processo criativo por detrás do maior mural concebido por um único artista na região Norte. A obra, com 1.550 metros quadrados, é da autoria de Juan Domingues e afirma-se como um novo marco identitário do concelho.
O Sporting voltou a impor a sua força caseira na Liga dos Campeões ao vencer, esta quarta-feira, o Club Brugge por 3-0, em jogo da quinta jornada da fase de liga, realizado no Estádio José Alvalade. A formação leonina mantém assim o pleno de triunfos diante do seu público na presente edição da prova.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.