Os Serões N' Aldeia regressam a Friestas, Valença, até 30 de julho, com artesanato, gastronomia e muita animação cultural, no Parque da Freguesia.
O evento arrancou na sexta-feira com uma jornada gastronómica dedicada ao borrego assado no forno a lenha com arroz pingado à moda de Friestas. A noite foi animada com uma gala comemorativa, com a atuação do grupo Rapazes da Fronteira e a recriação de um serão na aldeia.
XXV Festival de Folclore de Friestas
Este sábado, 27 de julho, a partir das 21h30, decorrerá o XXV Festival de Folclore de Friestas, este ano, com a participação do grupo anfitrião Rancho Infantil e Juvenil de Friestas, do Grupo Infantil e Juvenil de Santiago de Gavião, Vila Nova de Famalicão, do Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Gondarém, Vila Nova de Cerveira e da Associación Cultural e Xuvenil do Traxe Tradicional de Tuy, Espanha.
Domingo, 28 de julho, a partir das 22h, a noite será animada pela prata da casa com o Grupo Jazz Band 23.
Segunda-feira, 29 de julho, para as 22h, está programado o espetáculo “Reviver o Passado” com a atuação de antigos elementos do Rancho Infantil e Juvenil de Friestas e do Rancho Infantil e Juvenil da Camacha, da Ilha da Madeira.
Noite da Gastronomia Madeirense
Terça-feira, 30 de julho, a noite estará dedicada, como habitualmente, à gastronomia madeirense. A partir das 20h00 decorrerá o jantar com as tradicionais espetadas em pau de loureiro, bolo do caco e poncha. Uma noite que será animada com o concerto das Bombocas, a partir das 22h30. A noite encerrará com a atuação do DJ NYUD a partir das 23h30. A participação no jantar implica inscrição prévia para os telefones 914255059, 914777108, 914965342 ou 965224742.
O evento é promovido pelo Rancho Infantil e Juvenil de Friestas e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de Friestas.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.