Os Serões N' Aldeia regressam a Friestas, Valença, até 30 de julho, com artesanato, gastronomia e muita animação cultural, no Parque da Freguesia.
O evento arrancou na sexta-feira com uma jornada gastronómica dedicada ao borrego assado no forno a lenha com arroz pingado à moda de Friestas. A noite foi animada com uma gala comemorativa, com a atuação do grupo Rapazes da Fronteira e a recriação de um serão na aldeia.
XXV Festival de Folclore de Friestas
Este sábado, 27 de julho, a partir das 21h30, decorrerá o XXV Festival de Folclore de Friestas, este ano, com a participação do grupo anfitrião Rancho Infantil e Juvenil de Friestas, do Grupo Infantil e Juvenil de Santiago de Gavião, Vila Nova de Famalicão, do Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Gondarém, Vila Nova de Cerveira e da Associación Cultural e Xuvenil do Traxe Tradicional de Tuy, Espanha.
Domingo, 28 de julho, a partir das 22h, a noite será animada pela prata da casa com o Grupo Jazz Band 23.
Segunda-feira, 29 de julho, para as 22h, está programado o espetáculo “Reviver o Passado” com a atuação de antigos elementos do Rancho Infantil e Juvenil de Friestas e do Rancho Infantil e Juvenil da Camacha, da Ilha da Madeira.
Noite da Gastronomia Madeirense
Terça-feira, 30 de julho, a noite estará dedicada, como habitualmente, à gastronomia madeirense. A partir das 20h00 decorrerá o jantar com as tradicionais espetadas em pau de loureiro, bolo do caco e poncha. Uma noite que será animada com o concerto das Bombocas, a partir das 22h30. A noite encerrará com a atuação do DJ NYUD a partir das 23h30. A participação no jantar implica inscrição prévia para os telefones 914255059, 914777108, 914965342 ou 965224742.
O evento é promovido pelo Rancho Infantil e Juvenil de Friestas e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de Friestas.
Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.